IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de fevereiro de 2015

fev
27

Graffiti em pauta no @EvoluçãoHipHop deste sábado (28)

Postado por DjBranco

Carol e Bigod
Carol Garcia
, fotografa do livro “Graffiti Salvador”, e o grafiteiro Bigod, da Nova10Ordem, são os entrevistados do programa Evolução HipHop deste sábado (28), às 17h, na 107.5 Educadora FM.  Na oportunidade Carol fala sobre o livro e seu olhar para a arte urbana, Bigog fala sobre o BTC – Bahia de Todas as Cores –Graffiti Festival. Ainda nesta edição temos o quadro CMA HipHop Informa.

No setlist musicas de Vadinho Freire e Batuque Favela, Criolo e, entre outras.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

(mais…)

fev
26

Convocatória do circuito das artes até 15 de março

Postado por DjBranco

Circuito das ArtesA convocatória visa selecionar artistas para a mostra em Salvador, dos quais 15 participarão da itinerância por Goiânia e Fortaleza, na segunda etapa

Circuito das Artes 2015 compreende um conjunto de exposições artísticas realizado em duas etapas: a primeira, o Circuito das Artes Bahia, que acontecerá de 11 de abril a 10 de maio de 2015 em Salvador; a segunda, o Triangulações, com mostras itinerantes por Goiânia e Fortaleza. Até 15 de março – sem possibilidade de prorrogação, estão abertas as inscrições para a Convocatória Circuito das Artes, que selecionará as obras que ficarão expostas durante 30 dias na Galeria Cañizares, Galeria do ICBA, Galeria da ACBEU, Galeria da Aliança Francesa, Galeria do Instituto Cervantes e Palacete da Artes – Museu Rodin. Podem participar todos os artistas residentes na Bahia há pelo menos dois anos com obras nas técnicas de pintura, gravura, grafite sobre suporte móvel, objetos, desenho, infoarte, fotografia, escultura e vídeo-arte. Para mais informações, vide regulamento em: www.circuitodasartes.art.br. .

(mais…)

fev
25

Instituto Steve Biko inscreve para pré-vestibular gratuito

Postado por DjBranco

Steve BikoEstudantes oriundos de escolas públicas interessados em ingressar na universidade podem concorrer a uma vaga no Curso Pré-Vestibular 2015 do Instituto Cultural Steve Biko.  Cobrando apenas taxa de inscrição e um valor de matrícula aos selecionados, o curso preparatório é conhecido por promover o ingresso de jovens afrodescendentes em instituições de ensino superior há mais de 20 anos. De acordo com o edital (disponível no site www.stevebiko.org.br ), as inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de março exclusivamente na sede do Instituto.

São oferecidas 75 vagas para o turno noturno com aulas presenciais e à distância até o mês de novembro de 2015, período que antecede as provas dos vestibulares. Dentre as etapas classificatórias está a participação em aulas de Cidadania e Consciência Negra, além da prova que avalia conhecimentos em língua portuguesa, matemática básica, conhecimentos contemporâneos e redação.

(mais…)

fev
22

Inscrições abertas para a 8ª Batalha de Break – Evolução Hip Hop

Postado por DjBranco

Batalha de break - Evolução HipHopDo VIVADANÇA

A competição integra a Mostra Hip Hop em Movimento. Duplas de B-boys e B-girls de todo o Brasil  podem participar

Os manos e as minas do Hip Hop já sabem onde se encontrar, no mês de abril, em Salvador. Há 8 anos, o VIVADANÇA Festival Internacional abre espaço para uma série de atividades do Movimento, reservando um lugar especial para os artistas do Break.

No total, 32 duplas (24 selecionadas e 8 convidadas) se enfrentam e mostram porque os B-boys e B-girls brasileiros alcançaram o patamar internacional de grandes dançarinos desse gênero.

A Eliminatória e a Final da 8ª Batalha de Break Evolução Hip Hop acontecem no dia 19 de abril.

Mais informações: http://www.festivalvivadanca.com.br/

(mais…)

fev
19

Festival da Música Ilimitada parte para Cajazeiras

Postado por DjBranco

10418172_1546470512308192_8885590844707091319_nProjeto retorna para o maior bairro da América Latina com as bandas Tertúlia, Nouve e Marana, trazendo ao palco o rock, rap e canções carnavalescas.

Depois de ter passado pelo Engenho Velho de Brotas, o Festival da Música Ilimitada agora conhecerá as atrações musicais do maior bairro da América Latina, Cajazeiras. No local, o júri artístico e técnico, vai escolher quem será o representante para as finais do projeto que acontecem em abril. As bandas Tertúlia, Nouve e Marana se apresentam no Colégio D. Leonor Calmon, nesta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, a partir das 18 horas.

(mais…)

fev
13

Dj Branco e convidados no Carnaval de Salvador 2015

Postado por DjBranco

Dj Branco

(mais…)

fev
9

Carnaval 2015 é no REGGAE O BLOCO

Postado por DjBranco

Reggae o Bloco
Este ano REGGAE O BLOCO, mais uma vez traz  para avenida, os amantes e admiradores da música reggae serão agraciados com a fantasia assinada pelo Estilista “Alberto Pitta”, pioneiro das estamparias baiano-africanas, é pensador do processo de que se faz parte e tem todas as características de um artista fino e requintado”. (Caetano Veloso).

Há mais de 30 anos desenvolvendo trabalhos de pesquisas e criações artísticas, Alberto Pitta é um dos mais importantes artistas plásticos na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas utilizando-se de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração. Sua vivência dentro de terreiros de candomblé favorece e estimula a criação artística, possibilitando assim a extração do essencial para a interpretação de códigos e símbolos.

(mais…)

fev
5

Festival da Música Ilimitada segue para o Engenho Velho de Brotas

Postado por DjBranco

FMI - Eflyer Mostra BrotasDepois de Camaçari, Alagados, Sussuarana e Plataforma evento segue novo rumo

Os amantes de boa música terão a oportunidade de conhecer um pouco mais dos movimentos musicais dos bairros baianos. Desde janeiro, diversos bairros baianos tem escolhido sua atração para concorrer para a final do Festival da Música Ilimitada. Nesta sexta-feira, dia 6, não será diferente. O projeto segue para Engenho Velho de Brotas, no Solar Boa Vista, a partir das 18 horas, com as bandas Sam Latino,Lactosamba e Preto Sábio, com samba, pagode música afro-latina respectivamente.

Com um repertório composto de repletas canções autorais, o Sam Latino passeia pelas músicas que vão do samba do recôncavo baiano, a ritmos latinos, como salsa e a lambada. Nascido no Bairro do Engenho Velho de Brotas em Salvador, o Sam Latino atua nos guetos, bares, festas populares e clubes da capital baiana.

(mais…)

fev
4

Inscrições abertas para a 8ª Batalha de Break Evolução Hip Hop

Postado por DjBranco

Batalha de Break Evolução HipHopDo VIVADANÇA

A competição integra a Mostra Hip Hop em Movimento. Duplas de B-boys e B-girls de todo o Brasil  podem participar

Os manos e as minas do Hip Hop já sabem onde se encontrar, no mês de abril, em Salvador. Há 8 anos, o VIVADANÇA Festival Internacional abre espaço para uma série de atividades do Movimento, reservando um lugar especial para os artistas do Break.

No total, 32 duplas (24 selecionadas e 8 convidadas) se enfrentam e mostram porque os B-boys e B-girls brasileiros alcançaram o patamar internacional de grandes dançarinos desse gênero.

A Eliminatória e a Final da 8ª Batalha de Break Evolução Hip Hop acontecem no dia 19 de abril.

Mais informações: http://www.festivalvivadanca.com.br/ 

(mais…)

fev
4

Livro e documentário ‘Mulheres de Axé’ concorrem a prêmio internacional

Postado por DjBranco

Mulheres de AxéO livro e documentário ‘Mulheres de Axé’, que registram a trajetória de vida de religiosas de matrizes africanas da Bahia, estão concorrendo à 18ª edição do Brazilian International Press Awards, nas categorias ‘Literatura’ e ‘Cinema & Vídeo’. A premiação é voltada para artistas, personalidades, entidades e iniciativas que representam e promovem o Brasil nas mais diversas regiões dos Estados Unidos. O voto popular pode ser realizado até o dia 15 de fevereiro pelohttp//www.pressawards.com/votacao.

Lançada em 2013, a publicação ganhou tradução para o inglês e foi lançada na cidade de Nova York no ano passado. A obra conta a história de aproximadamente 200 ialorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo Baiano, sendo fruto da parceria do Coletivo de Entidades Negras (CEN), responsável pela organização, e do Governo da Bahia, por meio dassecretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Casa Civil e de Políticas para as Mulheres (SPM), além da ONG Ação pela Cidadania.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.