IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de fevereiro de 2014

fev
20

Edi Rock em entrevista no @EvolucaoHipHop deste sábado(22)

Postado por DjBranco

O rapper Edi Rock, do Racionais Mc’s é o entrevistado do programa Evolução HipHop deste sábado (22), que vai ao “AR” às 17h, na 107.5 Educadora FM. Em entrevista exclusiva para o programa Edi Rock fala sobre o disco “Contra nós ninguém será”, e suas influencias. Ainda nesta edição temos o quadro CMA HipHop Inorma.

No set list músicas do Edi Rock, Kamau, Daganja e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

(mais…)

fev
19

Filhas de Gandhy celebram 35 anos com Ensaio no Pelô

Postado por DjBranco

Festa terá cortejo do Afoxé e as cantoras Márcia Short e Savannah Lima

A praça Tereza Batista, Pelourinho, receberá no dia 24 de fevereiro, a partir das 20h, o Ensaio Geral do Afoxé Filhas de Gandhy, primeiro Afoxé feminino do Brasil, que sairá em cortejo desde a sua sede até a praça, arrastando turistas e soteropolitanos pelas ruas do Pelô. O Ensaio terá a participação das cantoras Márcia Short e Savannah Lima, que celebrarão os 35 anos do bloco no Carnaval 2014. O show será antecedido por cortejo das Filhas de Gandhy, saindo da sede, às 19h30.

O Filhas de Gandhy, uma iniciativa de empoderamento da mulher, leva a graça, a beleza e a força feminina nos vocais, na dança – com um corpo de bailarinas de dança afro – e nas roupas usadas pelas integrantes do bloco, que em 2014 trará o tema “Roda Menina”, em alusão à inserção da mulher em espaços de poder como as rodas de samba, capoeira e de candomblé. Pela relevância do Afoxé Filhas de Gandhy no fortalecimento da imagem da mulher, em especial da mulher negra, e seu engajamento em prol do empoderamento da figura feminina nos espaços de cultura em suas variadas manifestações, o bloco levará à praça os shows das cantoras Savannah Lima, ex-vocalista da Banda Feminina Didá que vem ascendendo no cenário musical independente de Salvador e a consagrada cantora Márcia Short, que animarão o público com repertórios especiais, em alusão aos ritmos samba reggae, afro e ijexá.

(mais…)

fev
19

Carnaval 2014 é no Reggae o Bloco!

Postado por DjBranco

Este ano REGGAE O BLOCO, traz mais sofisticação para avenida, os amantes e admiradores da música reggae serão agraciados com a fantasia assinada pelo Estilista “Alberto Pitta”, pioneiro das estamparias baiano-africanas, é pensador do processo de que se faz parte e tem todas as características de um artista fino e requintado”. (Caetano Veloso).

Há mais de 30 anos desenvolvendo trabalhos de pesquisas e criações artísticas, Alberto Pitta é um dos mais importantes artistas plásticos na criação do que hoje se conhece por estampas afro-baianas utilizando-se de símbolos, ferramentas, indumentárias e adereços dos orixás como fonte de inspiração. Sua vivência dentro de terreiros de candomblé favorece e estimula a criação artística, possibilitando assim a extração do essencial para a interpretação de códigos e símbolos.

(mais…)

fev
19

Último ensaio do Ilê Aiyê tem baile a fantasia para comemorar 40 carnavais

Postado por DjBranco

Foto: André Ffrutuôso

Foto: André Ffrutuôso

Do Tribuna da Bahia

O clima será de um grande Baile à Fantasia no último ensaio do Ilê Aiyê antes do Carnaval, no sábado (22/2), a partir das 22 horas, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu. A ideia do bloco, que está comemorando 40 aos de vida neste Carnaval, é fazer uma retrospectiva de todas as fantasias usadas pelo Ilê na avenida nessas quatro décadas, refletindo os seus temas ao longo desse período.

Para animar a festa, as presenças dos grupos Adão Negro, D`Paul e Band`Aiyê, que prometem segurar o embalo carnavalesco até o dia clarear. Ingressos a R$ 40 (camarote) e R$ 20 (pista).

(mais…)

fev
19

Em ano da Copa Relatora da ONU vem a Salvador constatar violações do direito à moradia

Postado por DjBranco

Ela visitará diversas comunidades atingidas.

Movimentos sociais denunciam violações de direitos e exigem das autoridades soluções concretas para o problema

A Relatora Especial para o Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, estará em Salvador, Bahia, para participar do Encontro sobre o Direito à Moradia Adequadanos dias 20 e 21 de fevereiro de 2014. Raquel Rolnik se ocupará de uma ampla agenda – visita a algumas comunidades que sofrem violações de direitos, e outras que são ameaçadas de remoções por mega-projetos e grandes intervenções urbanas, bem como encontro com autoridades locais, estaduais e federais; e ao final uma grande plenária aberta ao público.

(mais…)

fev
19

Projeto Eco Folia Solidária apresenta ações sustentáveis para o carnaval

Postado por DjBranco

O Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) promove um encontro na próxima quinta-feira, 20 de fevereiro, a partir das 09h, na Associação Baiana de Imprensa (ABI) para apresentar as ações do Projeto Eco Folia Solidária  – O Trabalho Decente, Preserva o Meio Ambiente, durante o carnaval de 2014.

A iniciativa, que surgiu com o objetivo de melhorar, organizar e valorizar o trabalho dos catadores de material reciclável, completa 11 anos de atividade, além de combater o trabalho infantil durante o período de festa e ajudar a minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos gerados durante a folia.

(mais…)

fev
19

Oficina de Performance Negra

Postado por DjBranco

O BANDO DE TEATRO OLODUM compartilha os seus 23 anos de vivência através da Oficina de Performance Negra. Serão experimentados métodos de trabalho de criação, técnicas, princípios éticos e políticos, além de gestão, produção e divulgação cultural.

A Oficina será gratuita e acontecerá de 24 de março ao final de setembro de 2014, com carga horária total de 240 horas (durante o período da copa as atividades serão suspensas). Os alunos serão selecionado através de uma audição, nos dias 17,18 e 19 de março, das 19h às 22h, que inclui as diversas linguagens com as quais o Bando trabalha (música, dança e teatro).

(mais…)

fev
15

HOJE: Margarete Menezes em entrevista no @EvolucaoHipHop

Postado por DjBranco

A cantora e compositora Margarete Menezes é a entrevista do programa Evolução HipHop de hoje (15), que vai ao “AR” às 17h, na 107.5 Educadora FM. Em entrevista exclusiva para o programa Margarete fala sobre cultura negra, mercado da música e dinheiro. Ainda nesta edição temos o quadro CMA HipHop Informa.

No set list músicas do Donna Liu, Leo Soulza, Dexter e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…


Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

(mais…)

fev
13

“Evolução Hip Hop” reforça ligação entre rádio, rap e educação

Postado por DjBranco

DJ Branco em ação na rádio Educadora.

DJ Branco em ação na rádio Educadora.

Do Portal Aprendiz
Por
Pedro Ribeiro Nogueira

A Unesco comemora, em 13/2, o Dia Mundial do Rádio. Para celebrar esta importante e antiga ferramenta de comunicação, o Portal Aprendiz e o Centro de Referências em Educação Integral prepararam conteúdos inéditos. Confira.

 

Um dia, em algum lugar dos anos noventa, Hamilton de Oliveira estava almoçando e ouviu uma música nova. De cadência simples e letra contundente, a canção narrava o dia a dia de um presidiário dentro de um cárcere paulistano e culminava no massacre de 111 presos. A voz pesada foi ouvida por muita gente e tornou “Diário de um Detento”, dos Racionais MCs, um dos momentos mais marcantes do cancioneiro brasileiro contemporâneo.  De Salvador, Hamilton descobriu o que era o Rap, o que era a vida nas periferias e o poder do MC de dar conta de tudo isso. E nunca mais esqueceu.

(mais…)

fev
12

Bloco Quintal do Samba no Carnaval de Salvador

Postado por DjBranco


O Bloco Quintal do Samba ao completar seu 6° ano de carnaval , continua com sua plataforma de valorização do samba feito e produzido na Bahia . Traremos este ano para  contagiar os foliões o Grupo Botiquim ,  que marca presença toda ultima  sexta feira do mês no largo do santo Antonio, com uma roda aberta  ao publico . Teremos ainda o grandioso mestre compositor , cavaquinista e interprete  Valmir Lima, e a Dama  do samba  da Bahia  a nossa  querida Gal do Beco que dispensa comentários pelo trabalho que desenvolve  a anos fazendo e mantendo o samba  na nossa cidade .

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.