IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de novembro de 2013

nov
29

Tambores da Liberdade e Evolução Hip Hop – 06 anos de Resistência, sábado no Pelourinho

Postado por DjBranco

Celebração aos 06 anos da Faixa Negra da 107.5 Educadora FM

O Bloco Afro Ilê Aiyê e a CMA Hip-Hop (Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop), realizam neste sábado (30/11), às 19h, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, o evento “Tambores da Liberdade e Evolução Hip Hop – 06 anos de Resistência”. Uma celebração aos 06 anos da Faixa Negra da 107.5 Educadora FM (No Balanço do Reggae, Evolução Hip-Hop, Tambores da Liberdade e Rádio Àfrica), a festa irá contar com o show da banda Tambores do Mundo, do maestro Mario Pam, e a participação de convidados especiais como Iracema (Ilê Aiyê), Juliana Ribeiro, Savannah Lima, AfroJhow, DaGanja , Mr. Armeng, Quatro Preto, RBF, Fúria Consciente, Os Agentes, Invés e Leo Soulza, além de discotecagem com os Dj’s Branco e Jarrao, e roda de break.

Faixa Negra
A Faixa Negra foi ao ar pela primeira vez no dia 24 novembro de 2007 e é formada pelos programas Tambores da Liberdade, Evolução Hip Hop, No Balanço do Reggae e Rádio África, transmitidos semanalmente nas tardes de sábado e noite de quinta-feira na 107.5 Educadora FM. Os programas contribuem com o fomento, promoção, difusão, fortalecimento e reafirmação da cultura e identidade negra.

(mais…)

nov
25

II Seminário de Cultura, Juventude e Participação Social

Postado por DjBranco

Seminário sobre cultura e participação social acontece no dia 6 de dezembro

Apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa científica, bem como a discussão de temas que permeiam o social e que possibilitam o confronto com outro universo de conhecimento além daqueles explorados em sala de aula.

Esses são alguns dos objetivos do II Seminário de Cultura, Juventude e Participação Social, que será promovido pelo grupo de pesquisa Jovens sem vez e sem voz, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I da UNEB, em Salvador, no dia 6 de dezembro no Teatro da UNEB, das 8h às 21h, na unidade.

(mais…)

nov
25

Exibição do documentário La Rebelion Pinguina de Carlos Pronzato nesta quarta-feira (27) no CineFacom

Postado por DjBranco

Projeto de extensão da UFBA promove Mostra Especial de Videoativismo no Auditório da FACOM, às 19 horas

Nesta quarta-feira (27), o CineFacom exibe o documentário “A Rebelião Pinguina: Os estudantes chilenos contra o sistema”, do cineasta argentino radicado na Bahia Carlos Pronzato. Também será feita uma retrospectiva da obra do cineasta, através de um vídeo com fragmentos de seus filmes. A mostra especial é voltada ao videoativismo, trazendo um dos diretores mais renomados deste gênero filmográfico, Carlos Pronzato, que participará de um bate-papo com o público após a exibição. A sessão acontece às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

(mais…)

nov
25

Encontro juventude dos Terreiros em Salvador

Postado por DjBranco

Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realiza encontro nacional com a juventude dos terreiros na cidade de Salvador

A Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO)/GT Juventude dos Terreiros realizará de 25 a 29 de novembro de 2013, no auditório do Grande Hotel da Barra, em  Salvador, Bahia, o encontro Participação e Controle Social de Políticas Públicas pela Juventude dos Terreiros.

O encontro faz parte das comemorações dos 10 Anos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e contará com a presença de 40 jovens de terreiros, de todas as regiões do país e de diversas tradições de matriz africana. A proposta do GT Juventude dos Terreiros da RENAFRO foi garantir a pluralidade cultural e religiosa, assim como a diversidade de vozes desde Roraima, região norte,  ao Rio Grande do Sul, possibilitando as trocas de experiências e de saberes entre a juventude do tambor de mina, da encantaria, da umbanda, do angola, do ijexá, do ketu, do jejê, do batuque, da jurema, do xangô, mostrando a singularidade e força de cada uma dessas tradições.

(mais…)

nov
25

Negras são vítimas de mais de 60% dos assassinatos de mulheres no país

Postado por DjBranco
Mais de 60% das mulheres assassinadas no Brasil entre 2001 e 2011 eram negras. O dado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi citado pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) ao abrir nesta quinta-feira (21) debate sobre a violência contra a mulher negra.
Ao longo da discussão, especialistas na questão destacaram o fato de as mulheres negras, além de terem de enfrentar situações cotidianas de opressão, ocuparem os lugares mais desfavoráveis na estrutura social e econômica do país. O evento foi promovido pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado e pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados como parte do programa Quintas Femininas.

(mais…)

nov
25

Documentário sobre o Bando de Teatro Olodum no Curta Cinema

Postado por DjBranco

O projeto Curta Cinema, do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, exibirá no próximo dia 27/11, às 15h, o documentário “Nós, o Bando”, que conta um pouco da trajetória do Bando de Teatro Olodum.

O filme, que foi dirigido pela cineasta baiana Sofia Federico, fala da origem do grupo – formado exclusivamente por atores negros -, métodos de trabalho, conquistas e da importância que tem para seus artistas.

O Bando de Teatro Olodum foi fundado no ano de 1990 e é uma das poucas companhias a manter um corpo estável, com elenco, diretores e técnicos. Em sua trajetória, o Bando construiu e consolidou uma dramaturgia e estética próprias, tendo o negro e sua tradição sociocultural como matéria-prima de seus espetáculos, comprometendo-se com um teatro engajado, mas também atento à alegria do palco.

(mais…)

nov
22

“Meu caminhar, meu viver” é o nome do livro escrito por Makota Valdina de Oliveira Pinto, que será lançado no dia 26 de novembro

Postado por DjBranco

“Meu caminhar, meu viver” é o nome do livro escrito por Makota Valdina de Oliveira Pinto, que será lançado no dia 26 de novembro, no Forte da Capoeira, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.

O lançamento, marcado para as 18 horas, integra a programação do mês da Consciência Negra, quando se celebra o Novembro Negro, e contará com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM).

Aos 70 anos, Valdina Pinto, que ocupa o cargo religioso de Makota do Terreiro Tanuri Junsara e Nzó Onimboyá, no Engenho Velho da Federação, conta no livro sua história, desde a infância vivida no bairro onde nasceu – o mesmo onde está instalado o terreiro -, até os dias de hoje. Makota é reconhecida pela constante luta pelos direitos das população negra, contra o racismo e a intolerância religiosa, pela igualdade de direitos e por uma sociedade sem preconceitos.

(mais…)

nov
22

Instituto Steve Biko realiza Torneio de Basquete Zumbi dos Palmares

Postado por DjBranco
Acontece neste domingo, a partir das 9h, no Centro de Educação Física e Esportes da UFBA, Ondina, o I torneio de Basquete Zumbi dos Palmares.  O evento faz parte da série de atividades em homenagem ao mês da consciência negra e vai reunir participantes de diversos bairros de Salvador, como Pernambués, São Gonçalo, Federação,  Garcia, Calabar, Cabula e Boca do Rio.  Ao todo, oito equipes  disputam o troféu Zumbi.
Além da disputa entre os times de basquete,  shows de hip hop e oficinas de penteados e turbantes também vão acontecer no local.
Entrada franca.
O que: I Torneio de Basquete Zumbi dos Palmares
Quando: Domingo, dia 24, a partir das 9h.
Onde:  Centro de Educação Física e Esportes da UFBA  (Ondina)

(mais…)

nov
20

Dj Branco na pagina oficial do Palácio do Planalto

Postado por DjBranco

No Dia da #ConsciênciaNegra ,  data símbolo da conquista por afirmação e igualdade racial, nossa página traz uma série de imagens com citações de brasileiros e brasileiras que buscam enfatizar sua identidade negra, seus pensamentos e suas lutas. Confira!

CURTA: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=324505931020613&set=a.324505677687305.1073741833.199126586891882&type=1&theater


(mais…)

nov
19

Mostra Hip Hop Consciência em Vilas de Abrantes, Camaçari

Postado por DjBranco

O Plano Juventude Viva será apresentado durante o evento

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, promove mais uma edição da Mostra Hip Hop Consciência, no dia 23 de novembro (sábado), a parti das 14h, na Associação de Moradores e Praça Matriz de Vilas de Abrantes, Camaçari. Uma intervenção de cunho sócio-politico-cultural, mobilização e formação de/para/com adolescentes e jovens negr@s, que tem como objetivo contribuir para o enriquecimento das experiências de ações comunitárias de jovens para jovens e reforçar o papel social do movimento hip hop e sua incidência nas políticas públicas de juventude.

A mostra conta com uma programação abrangente e gratuita, que inclui oficinas de break, graffite, dj, exposição de graffite, roda de break, pista de skate, show’s, gravação do programa Evolução Hip Hop (107.5 Educadora FM), e o bate-papo “Juventude e Políticas Públicas”, no qual será apresentado o Juventude Viva – Plano de Enfrentamento a Violência Contra a Juventude Negra, no bairro com o maior índice de mortalidade da juventude negra na cidade.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.