IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de janeiro de 2013

jan
29

No mês de fevereiro tem a 16ª Edição da Quarta dos Tambores em Cachoeira

Postado por DjBranco

Na primeira quarta-feira do mês de fevereiro tem a Quarta dos Tambores em Cachoeira, município distante 110km de Salvador, localizado na região do Recôncavo da Bahia. A 16ª edição do evento acontece no dia 6 de fevereiro, com uma programação que inicia às 19h, na Praça Teixeira de Freitas, centro histórico da cidade.

A abertura começa com o toque de representações das Nações de Candomblé da cidade e em seguida a programação segue com a presença dos grupos de Samba de Roda Filhos do Caquende (Cachoeira), Filhos de Nagô (São Félix) e Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia (Cachoeira), o grupo de Percussão Corpus Negro (São Félix) e a cantora Cumade Sebastiana (Muritiba) também se apresentam.

(mais…)

jan
29

Juliana Ribeiro retorna ao Mercado do Peixe para cantar para a Rainha do Mar

Postado por DjBranco

“Eu vim das Águas é canção que Juliana Ribeiro compôs em homenagem a Iemanjá, e é também para reverenciar a mãe de todos os orixás o show que ela irá realizar no dia 2 de fevereiro, no Mercado do Peixe, durante a “Festa da Rainha Iemanjá”. O evento, que começa a partir das 14 horas, conta ainda com os shows de Jau, Magary e Banda Aiyê. Os ingressos para a festa custam R$ 40 e podem ser adquiridos no local.

(mais…)

jan
29

HOJE: Trio Raízes da Bahia celebra a tradição artística popular

Postado por DjBranco

O projeto realiza show gratuito terça, as 21hs na Praça Pedro Archanjo no Pelourinho

Se a diversidade musical e as inúmeras manifestações culturais populares são uma marca da Bahia, a maior festa de rua do mundo não poderia deixar de fora toda essa riqueza de sons existentes que dialogam e fortalecem a idéia de democracia artística e cultural. Daí nasceu o conceito do Trio Raízes da Bahia, que busca transformar o trio elétrico em um altar das tradicionais músicas de raiz cantadaspelo povo das mais distintas regiões do estado com o intuito de fortalecer, valorizar e divulgar a nossa rica expressão artística.

O projeto acontece em dois momentos distintos, um show de aquecimento para o Carnaval no Pelourinho amanhã, dia 29, 21 horas, no Largo Pedro Archanjo, e um trio elétrico no Domingo de Carnaval, às 22 horas, na Avenida. Vai ter samba-de-roda, cancioneiro popular, música de câmara, cirandas, chulas, galopes, reisados, marchas, cordel, dentre outras vertentes da cultura popular do estado.

(mais…)

jan
28

Yemanjá é Black: moda, estilo e animação para saudar a Rainha do Mar

Postado por DjBranco

Do Correio Nagô

No próximo dia 2 de fevereiro, a moda, o estilo e a animação estarão reunidos na festa Yemanjá é Black para homenagear a Rainha do Mar, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O Sunshine Bar, que fica próximo à Colônia de Pescadores Z1, de onde sai o principal presente para a Orixá, será o ponto de encontro de baianos e visitantes em uma das festas mais populares do verão baiano.

O evento começará às 13h e terá como atrações o Dj Bandido, Márcia Short e o grupo Samba de Maria. Produzida pela estilista Madá Negrif, o ator do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington, e pela Pronto Comunicação e Cultura, a segunda edição da festa contará ainda com uma grande feijoada para seus participantes.

(mais…)

jan
28

Emicida, Original Olinda Style e Daganja no Digitalia!

Postado por DjBranco

Emicida e Banda (completa) se apresentam no #Digitalia2013, na Concha Acústica, em 5 de fevereiro. O artista também convida Rael da Rima para o show e faz desconferência no Digitalia. Autogestão da carreira, “faça você mesmo” e iniciativa são termos sempre associados a Emicida. Ele participaou de vários festivais, a exemplo do Coachella, Sónar, Black2Black e Montreux.

Original Olinda Style vai reunir no palco da Concha Acústica dois dos mais expressivos grupos da cena pernambucana. Pela primeira vez em Salvador, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda tocam juntos, num show que promete ser histórico.

Nome emergente do rap nacional, o artista baiano DaGanja prepara um show especial para a festa do Digitalia. Soul, dub, samba e ritmos caribenhos se misturam às batidas pesadas do rap, conformando uma musicalidade que já transcendeu as fronteiras do seu estado.

(mais…)

jan
28

Por Dentro da Casa: Sobre os Novos Documentos de Gestão dos Espaços Culturais

Postado por DjBranco

A próxima edição de 2013 do Projeto POR DENTRO DA CASA será no dia 01 de fevereiro, às 15h, aqui no bat-canal, Centro Cultural Plataforma. Estarão conosco a Diretoria de Espaços Culturais da SECULT e a Coordenação do Espaço Cultural Alagados.

Na oportunidade discutiremos os novos documentos de gestão dos espaços culturais, considerando aí, sobretudo, a importância do Regulamento dos Espaços Culturais, a Instrução Normativa e o Formulário de Pedido de Pauta, que elucidados, “deglutidos”, discutidos, poderão nos ajudar a ocupar ainda mais, e com mais propriedade as nossas casas culturais.

(mais…)

jan
24

Morre no Rio o diretor e ator Zózimo Bulbul

Postado por DjBranco

Do G1

Segundo a família, ele lutava contra o câncer havia sete meses.
Bulbul foi primeiro protagonista negro de uma novela brasileira.

Morreu na manhã  desta quinta-feira (24) o diretor e ator Zózimo Bulbul, aos 75 anos. De acordo com a jornalista Mariana Moura, ele estava em casa e lutava desde junho de 2012 contra um câncer no colo do intestino.

O velório começou às 17h  desta quinta na Câmara dos Vereadores do Rio. O enterro será às 12h desta sexta-feira (25), no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade.

Bulbul trabalhou até novembro do ano passado.

(mais…)

jan
24

Evolução Hip-Hop nos Bairros, sábado (26), no Cine Teatro Solar Boa Vista

Postado por DjBranco

SÁBADO, 26 DE JANEIRO, NO CINE TEATRO SOLAR BOA VISTA, COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELA 107.5 EDUCADORA FM

O Cine Teatro Solar Boa Vista será palco do lançamento do projeto Evolução Hip-Hop nos Bairros, no sábado (26), de 16 às 21h, com transmissão ao vivo, a partir de 17h, pela 107.5 – Educadora FM, no programa Evolução Hip-Hop. O evento, com entrada franca, contará com exibição de vídeos, roda de break com o Independente de Rua, artistas grafitando, apresentação dos grupos de rap Fúria Consciente, Niggaz, Victor HaggarLaz Paz, discotecagem com os DJs Branco, Jarrão e Kiko.

Evolução Hip-Hop nos Bairros é uma ação de cunho sócio-político-cultural que tem a proposta de circular por vários bairros de Salvador e por cidades do interior da Bahia, levando arte e entretenimento, sempre dialogando com a cultura local. Nas próximas edições serão realizadas oficinas de break, grafite e dj, exibição de vídeos e apresentação musical com grupos locais. O evento do dia 26 de janeiro integra a programação oficial do Solar 40º e é uma realização da CMA Hip-Hop em parceria com o Circuito Motiva e 107.5 Educadora FM.

(mais…)

jan
24

Bailinho de Quinta e Coletivo di Tambor no FUTURAMA

Postado por DjBranco

É sábado! Vem com a gente curtir Bailinho de Quinta e Coletivo di Tambor no Futurama – Música e Intervenção Ambiental. Confira a programação completa e compartilhe com os amigos.


(mais…)

jan
24

Bemba Trio recebe Larissa Luz e banda Muzenza

Postado por DjBranco

A segunda edição do projeto Terça da Bemssa, comandado pelo Bemba Trio, no Centro Histórico de Salvador, reunirá dois representantes da música negra da cidade: a cantora Larissa Luz e o banda afro Muzenza. O encontro será no dia 29 de janeiro, a partir das 19h, no Sesc Senac Pelourinho. O Bemba é um movimento cultural idealizado pelos músicos Russo Passapusso, Fael 1º e DJ Raiz. A Terça da Bemssa reforça a relação do trio com a sonoridade dos guetos musicais de Salvador, destacado na nova canção de trabalho Som que bomba no gueto, de Fael 1º, que tem animado as apresentações do Bemba na cena baiana.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.