IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de fevereiro de 2012

fev
27

Toni C. inicia maratona de lançamentos do livro “O Hip-Hop Está Morto!”

Postado por DjBranco

Saraus, pontos de cultura e instituições recebem lançamentos do romance que transforma o hip-hop em personagem e conta a história do movimento no país

Após inovar, aventurar-se pelas trilhas do romance com a literatura marginal e transformar o hip-hop num personagem de carne e osso, Toni C. inicia, a partir da próxima quinta-feira (1º de março) uma turnê de lançamentos do livro “O Hip-Hop Está Morto!”. Com o aval dos grandes nomes do hip-hop como Dexter, Mano Brown, Renan Inquérito e Eduardo (Facção Central), o artista multimídia, Toni C., anuncia eventos em todo país, seguidos de saraus, pocket shows, palestras e workshops.

O livro “O Hip-Hop Está Morto!
“O que seria da minha vida sem o hip-hop? Nem me atrevo a responder”. É assim que o cantor Dexter resume a obra de Toni C., logo no prefácio. “O Hip-Hop Está Morto!”. Assim, entre aspas, na boca de alguém. Quem? Só lendo para descobrir. A obra, com 156 páginas, assume o desafio de contar a história da cultura popular no Brasil, de maneira romanceada. Com cara e coração, o hip-hop se transforma no personagem e narra a própria história através do alter ego Hian, que leva a estudante Samara que realiza uma pesquisa sobre o movimento, para uma viagem entre fatos, pessoas e elementos que ajudam a construir uma das principais contraculturas mundiais.

(mais…)

fev
27

Fórum Estadual de Cultura da Bahia realiza sua III Reunião em Rio de Contas

Postado por DjBranco

Rio de Contas cidade tombada pelo Patrimônio Histórico, localizada no território da Chapada Diamantina com acervo arquitetônico e documental notáveis, guardiã das Comunidades Quilombolas: Quilombo da Barra, Bananal e Rio das Pedras e do Ponto de Cultura Ciranda de Bonecos. Foi escolhida para a III Reunião do Fórum Estadual de Cultura da Bahia.

Em ritmo de muita organização e focado na consolidação de uma rede com presença em todos os territórios de identidade, promovido pela sociedade civil, o Fórum Estadual de Cultura da Bahia segue rumo a sua terceira reunião, com uma programação que inclui visita a quilombos e ponto de cultura presentes em Rio de Contas.


(mais…)

fev
27

Alice Walker confirma presença na 1ª Bienal do Livro e da Leitura

Postado por DjBranco

1ª Bienal do Livro e da Leitura acontece de 14 a 23 de abril na Esplanada dos Ministérios e apresenta uma ampla programação que tem como destaque a vinda de grandes nomes da literatura mundial, como Alice Walker, escritora e ativista afro-americana, ganhadora do Prêmio Pulitzer de ficção por “A Cor Púrpura” (1982).

Na obra, Walker retrata a realidade de uma mulher negra do sul dos Estados Unidos, que mesmo quase analfabeta, escreve cartas a Deus e à irmã desaparecida. A dura realidade em um misto de tristeza, opressão, posteriormente imortalizada nas telas pela atriz Whoopi Goldberg, em adaptação para o cinema sob direção de Steven Spielberg (1985).

(mais…)

fev
26

Quilombo Rio dos Macacos em audiência com o Governo Federal

Postado por DjBranco

Resistir até o fim pela afirmação dos direitos da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, pelo fim das violações de direito, pala garantia do seu território

Audiência Pública amanhã, dia 27/02, às 11:00hs, dentro da comunidade será histórica, pelo fato de nos ultimos 42 anos a Marinha do Brasil ter o poder de decisão sobre quem entra e quem fala com a comunidade.

Amanhã estaremos todas e todos em Rio dos Macacos, com a Secretaria da Presidência da Republica e a SEPPIR, para retomar o dialogo no sentido de uma resolução do impasse com a Marinha do Brasil, que insiste na posição de tomar o Território Quilombola.

Na Audiência Pública estarão presentes membros da Sec. Geral da Presidência e a Secretária Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Silvany Euclênio; representantes das organizações da sociedade Civil em defesa de Rio dos Macacos, representações do governo da Bahia, parlamentares e outros segmentos.

Conheça o caso de Rio dos Macacos:
http://www.facebook.com/pages/Sou-Quilombo-Rio-dos-Macacos/192286024204781 .

(mais…)

fev
25

Inscrições abertas para o Diálogos Culturais

Postado por DjBranco

Produtores, gestores, dirigentes, realizadores e demais interessados no setor cultural participam do ciclo de debates “Diálogos Culturais”, que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira (BA). A atividade, que conta com a participação de dirigentes do Ministério da Cultura (MinC), professores e pesquisadores, visa ampliar o diálogo entre Estado, sociedade civil e universidade, sobre o direcionamento das políticas públicas culturais.

Para o fortalecimento das ações e programas já em andamento no Ministério da Cultura serão promovidas três rodadas de conversa. No primeiro dia (27), às 14h,  acontece o debate “Políticas para as artes”, com o presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Antônio Grassi, o representante do Teatro Vila Velha, Márcio Meirelles, e ainda o videoartista e professor universitário, Danilo Barata. No dia 28, às 9h, a mesa “Agente 21 da Cultura”, terá as falas do secretário Executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, do idealizador do portal Cultura e Mercado, Leonardo Brant, e do pesquisador em Comunicação e Cultura, Luiz Henrique Nova.

(mais…)

fev
23

Nouve em entrevista no @EvolucaoHipHop

Postado por DjBranco


O rapper baiano Nouve é o convidado do programa Evolução Hip Hop deste sábado (25), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade Nouve fala sobre sua 1ª EP “Respirando a Arte”, e sua correria no mundo da música.

No set list músicas de Nouve, SuspeitoUmDois Mc’s, GOG e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução HipHop AO VIVO clicando aqui clicando aqui…

Produção e apresentação: Dj Branco


(mais…)

fev
23

Tubo de Ensaio, domingo (26) no Centro Cultural de Plataforma

Postado por DjBranco

 

(mais…)

fev
22

Divulgado edital para eleições do Conjuve para o biênio 2012/2013

Postado por DjBranco

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) divulgou o edital de convocação da Assembléia de Eleição dos representantes da sociedade civil que vão compor o colegiado no biênio 2012 e 2013.  O Conselho é constituído por 60 membros, entre titulares e suplentes, sendo 20 representantes do poder público e 40 representantes da sociedade civil. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de março, mediante o preenchimento de formulário específico, disponível no site www.juventude.gov.br/conjuve ou solicitado pelo email eleição.conjuve@presidencia.gov.br .

(mais…)

fev
22

Ensino técnico a distância vai oferecer 150 mil vagas em 2012

Postado por DjBranco

Em 2012, a Rede e-Tec Brasil vai oferecer 150 mil vagas em cursos técnicos gratuitos na modalidade a distância. A iniciativa é do Ministério da Educação através do Pronatec. Outra novidade do programa esse ano – além do aumento de vagas ofertadas – é a abertura de cursos de idiomas no âmbito do programa, com vista aos grandes eventos esportivos que o país receberá nos próximos anos.

Além disso, a quantidade de polos será  aumentada dos atuais 543 para 800.

Número que quase duplicou ao longo do ano passado, já que ao final de 2010 eram 291 em funcionamento.

(mais…)

fev
21

Festa Afrobeat, nesta sexta (24), no Sankofa Africa Bar

Postado por DjBranco

A Festa Afrobeat é um evento afro music promovido pelo Sistema Kalakuta, no qual os DJs residentes convidam músicos instrumentistas para fundir as batidas sonoras das suas pick ups e os instrumentos musicais, transmitindo o melhor da música dançante africana . Muito som, dança, imagem, ritmo, magia, alegria e cultura.

A festa de lançamento do Sistema Kalakuta foi celebrada com a participação de Letieres Leite no sax, BNegão no vocal e Didoné Heverton na percussão, dentre outros músicos. Esta edição promete novas surpresas.

Formado por um coletivo de DJs conhecidos do cenário musicultural baiano, os DJs Edbráss, Dudoo Caribe , Sankofa e Riffs. o Sistema Kalakuta surge do desejo por publicizar e difundir os mais diversos ritmos africanos, utilizando variados meios de expressões musicais e visuais.

QUANDO: 24/02/2012 (sexta) – 22h
QUANTO: R$ 10
ONDE: SANKOFA AFRICAN BAR (Rua Frei Vicente, 7 – Pelourinho)
LINKS: http://www.systemkalakuta.tk/
http://www.facebook.com/projeto.afrobeat

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.