IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de junho de 2011

jun
30

RAPadura divulga vídeo clip e novo disco no Evolução Hip-Hop

Postado por DjBranco

O rapper cearense RAPadura fala em entrevista exclusiva no programa Evolução Hip-Hop deste sábado (02-07), sobre seu mais novo trabalho, o vídeo clipe da música “Norte nordeste me Vesti” gravado pelo cineasta Vras 77 no ultimo final de semana nas cidades de Salvador e Canudos, e conta ainda,  um pouco das novidades do seu primeiro disco oficial, oObra Rural Criação” que será lançado até o final do ano.

O Evolução Hip-Hop vai ao “AR”ao vivo às 17h, na Educadora FM 107.5. Não Perca!

No set list músicas de RAPadura, Lindomar 3L, Racionais Mc’s e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir ao vivo clicando AQUI…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA HipHop.

(mais…)

jun
29

Pré-lançamento da mixtape de Yogi Nkrumah

Postado por DjBranco

Demorou mas ai; os pés de breck conspirando, maluquinhos tudo comentando na rua e o movimento hip hop de Lauro de Freitas já esta na expectativa da data e o local tão esperado.  Vai ser dia 1º de Julho, às 19h,  no Cine Teatro de Lauro de Freitas, que Yogi Nkrumah, Militante do Movimento Negro Unificado (MNU), membro da Posse PCE e da Campanha Reaja , faz o pré lançamento da sua Mixtape, onde celebra os 15 anos do hip hop organizado  na Bahia e os 10 anos da Posse PCE, que segundo ele, é um soco no estomago dos  gestores públicos e culturais que ignoram a força do hip hop de Lauro de Freitas e região metropolitana de salvador. O evento é gratuito.

(mais…)

jun
29

Ressaca do São João com Bruna Barreto e o Balaio

Postado por DjBranco

(mais…)

jun
28

Inscrições abertas para o II Seminário de Justiça de Transição

Postado por DjBranco

Será realizado, nos dias 7 e 8 de julho em Brasília, o II Seminário Latino-Americano de Justiça de Transição. A atividade reunirá especialistas do Brasil e de vários outros países para debater os processos de transições democráticas e as violações cometidas contra os direitos humanos durante as ditaduras em países da América Latina. As inscrições gratuitas estão abertas na página www.mj.gov.br/anistia .

Seis painéis principais abordarão temas sobre reparação, direito à verdade, à memória, à justiça, acesso à informação, leis de anistia, reformas institucionais e o papel da sociedade civil durante transições democráticas.

(mais…)

jun
28

III Congresso da Cultura e Religião Yorùbá: Os Agudás

Postado por DjBranco

Entre os dias 11 a 13 de agosto em Minas Gerais ocorrerá o III Congresso de Cultura e Religião Yorubá.  O Congresso objetiva tratar da questão dos AGUDÁS. Os africanos trazidos como escravos para o Brasil e que aqui tiveram filhos, e que por conta própria retornaram aos seus países de origem, com esse filhos passaram a ser  chamados de AGUDAS.  São histórias de luta, superação e obstinação naquilo que se deseja. Grande parte das pessoas desconhecem esse lado da história pois, a escravidão mostra sempre sua pior face.

O termo AGUDÁ, era a denominação dada àqueles que retornaram aos seus países de origem após terem saído como escravos. O seu retorno a África principalmente a Nigéria e Republica de Benin foi marcado por muita mudança. Eles, os AGUDAS, logo criaram os seus bairros que até hoje se chamam de Brazillian Quater, Popo Aguda ou Popo onde praticavam a cultura brasileira. Isso realmente mudou o cenario social e economico destes paises.

(mais…)

jun
28

MIMUNEGRA – Mostra Internacional da Mulher Negra

Postado por DjBranco

A ONU decretou o ano 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes e desde o ano de 1992, no mês de julho se comemora, no dia 25, o Dia da Mulher Negra Latino Americana e do Caribe, e nada mais propício para um convite a reflexão sobre a atual situação da mulher negra na sociedade como um seminário e depois, performance, na Mostra Internacional da Mulher Negra – MIMUNEGRA.

Participantes de uma camada da sociedade que contribuiu e contribui para o desenvolvimento e construção de uma sociedade melhor, as mulheres negras resistem às pressões do dia-a-dia e a luta pela sua visibilidade.

MIMUNEGRA é a celebração da resistência da mulher negra na cena teatral brasileira. Celebração e reivindicação de políticas públicas, que valorizem suas histórias e trajetórias, permitindo que produzam, escrevam, atuem  e  sejam capazes de sobreviver dignamente  do ofício de ser artista.

(mais…)

jun
28

Caruru Unegro – 02 de julho

Postado por DjBranco

(mais…)

jun
28

Um papo sobre o Centro Histórico de Salvador

Postado por DjBranco

O cotidiano, a cultura e a identidade do Centro Histórico de Salvador fazem parte do tema da primeira edição de 2011 do projeto Pipoca & Papo, ação de mediação de leitura promovida pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), através da Biblioteca Zeca de Magalhães. O autor convidado para a Roda de Conversa é Fábio Mandingo, morador e mobilizador cultural que atua na região. O evento acontece no dia 1º de julho, às 16h, no Centro Cultural Solar Ferrão/IPAC, Rua Gregório de Mattos, n°45, Pelourinho.

A ação é a principal marca do CRIA no que se refere ao incentivo ao prazer pela leitura e vem sendo realizada desde 2008, dentro do Programa de Educação para a Cidadania e que visa potencializar a formação dos jovens leitores que integram os 5 grupos artísticos da instituição, meninos e meninas que estudam na rede pública de ensino e moram em bairros periféricos de Salvador.

(mais…)

jun
21

Workshop em fotojornalismo com Evandro Teixeira

Postado por DjBranco

De 15 a 19 de julho, o Instituto Casa da Photographia promove workshop com o fotojornalista Evandro Teixeira. Na ocasião, cada participante poderá aprimorar o conceito de fotojornalismo, dentro do universo maior que é a fotografia, e terá a oportunidade de produzir imagens sob a ótica e orientação de um dos mestres do fotojornalismo brasileiro. Além das aulas teóricas, com apresentação do trabalho de Teixeira, o workshop também oferece saídas fotográficas para ruas de Salvador, a serem escolhidas pelo fotógrafo, e para a cidade de Saubara, na Bahia, para a cobertura da manifestação popular “Caretas de Saubara”, com transporte incluso.

(mais…)

jun
21

Pré-lançamento do Livro “Do luto à luta”, nesta quarta (22), no Sarau Bem Black

Postado por DjBranco

Nesta quarta feira (22), a partir das 19h30, o Sarau Bem Black em parceria com a Campanha Reaja convida @s parceir@s para o pré-lançamento do livro “Do Luto à Luta – uma fala do Movimento Mães de Maio de São Paulo”, uma articulação de familiares dos jovens que foram assassinados pela policia em suposta represália ao Primeiro Comando da Capital (PCC), em 2006.

Organizado pelas Mães de Maio, o livro será lançado por ocasião dos 5 Anos dos Crimes de Maio de 2006, e reúne textos das Mães e Familiares. Reúne também Poesias de Escritores Periféricos com quem nos identificamos: Sérgio Vaz (Cooperifa), Michel Yakini (Elo da Corrente), Sarau da Brasa, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco (Cooperifa e Mesquiteiros), Poeta Dinha, Hélber Ladislau (Cooperifa), Rapper GOG (DF), Jairo Periafricania (Cooperifa) e Armando Santos (São Vicente-SP). E, por fim, reúne também Análises de Outr@s Parceir@s que caminham lado-a-lado: Rede Contra a Violência (RJ), Alípio Freire, Danilo Dara, Jan Rocha, Lio Nzumbi (Reaja-BA), Luiz Inácio (Fejunes-ES), Sérgio Sérvulo e Tatiana Merlino (Caros Amigos). As Ilustrações ficaram por conta do artista-parceiro Carlos Latuff (RJ), e o Projeto Gráfico pela companheira-designer Silvana Martins (Sarau da Ademar).

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.