IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de abril de 2011

abr
30

HOJE: Ao Cubo e In.Vés no Evolução HipHop

Postado por DjBranco

Hoje no programa Evolução HipHop que vai ao “AR” ao vivo às 17h, na Educadora FM 107.5, teremos um bate-papo com o grupo de rap paulista AO CUBO, que toca neste fim de semana em Salvador, e uma entrevista com o grupo baiano IN.VÉS que na oportunidade lança o CD “Primeira Passagem”. NÃO PERCA!

No set list músicas do IN.VÉS, AO CUBO, A FIRMA e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir ao vivo clicando AQUI…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA HipHop.

(mais…)

abr
30

No VIVADANÇA, Hip Hop para discutir, apreciar e dançar

Postado por DjBranco

Mediada pelo DJ Branco, coordenador da Mostra Hip Hop em Movimento, e tendo como tema os direitos humanos, foi realizada no último sábado, 23, a mesa redonda Hip Hop e Direitos humanos – Mudando as Regras do Jogo, que contou com a participação do rapper Dexter (SP), do militante do Movimento Negro e da Luta Anti-Prisional, Hamilton Borges, e do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Almiro Sena. A atividade lotou o palco do Teatro Vila Velha e contou com intensa participação do público, que fez diversas perguntas aos convidados. Abrindo a mesa, o DJ Branco comentou sobre a importância do VIVADANÇA como um espaço de fomento dessa cultura de rua, urbana, que foi trazida pelo Festival para dentro do teatro. Ele também contou que o Hip Hop baiano, enquanto movimento organizado, surgiu em 26 de abril de 1996.

(mais…)

abr
29

Batalha de Break – Evolução HipHop na TV BAHIA

Postado por DjBranco

(mais…)

abr
28

Lançamento do livro Lições de Abril, de América Cesar

Postado por DjBranco

Obra aborda os famosos embates na aldeia de Coroa Vermelha a partir de ponto de vista situado entre a Etnografia e a História

O mês de abril, da “descoberta do Brasil”, é época de se discutir, ainda mais, a situação dos povos indígenas nos dias atuais e os problemas por eles enfrentados. O livro Lições de Abril: a construção de autoria entre os Pataxó de Coroa Vermelha, de autoria de América Lúcia Silva Cesar e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), vem contribuir para o fomento dessa discussão, a partir de ponto de vista situado entre a Etnografia e a História.

(mais…)

abr
28

Cursos Elaboração de Projetos Participativos

Postado por DjBranco

(mais…)

abr
28

Oficina Rumos Itaú

Postado por DjBranco


Artistas que desejem melhorar a apresentação de seus trabalhos com fins de elaboração de projetos podem se inscrever, entre os dias 25 de abril e 06 de maio, na oficina “Portfólio de Artistas”, que acontece em duas turmas, sendo uma no dia 18 e outra no dia  19 de maio, no Museu de Arte Moderna da Bahia. Com três horas de duração, o curso é uma iniciativa do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais e tem como palestrante a historiadora com atuação em crítica de arte, pesquisa e ensino da História da Arte, Janaína Melo.

(mais…)

abr
28

Transpetro abre concurso com 206 vagas de níveis médio e superior

Postado por DjBranco

A Petrobras Transpetro S.A. lançou novo concurso com oferta de 206 oportunidades de níveis médio e superior. As remunerações oferecidas variam de R$ 2.114 a R$ 6.056. A Fundação Cesgranrio será a organizadora do certame. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28/4), na página 125 da terceira seção.

Os cargos juniores oferecidos para nível superior são os de administrador, analista de sistemas, contador, economista, médico do trabalho, químico de petróleo, profissional de meio ambiente e engenheiro especialista nas áreas de análise de projetos de investimento, automação, elétrica, civil, geotécnica, mecânica, naval, processamento, produção e segurança.

(mais…)

abr
26

Se escola fosse estádio e educação fosse Copa, por Jorge Portugal

Postado por DjBranco

Passei, nesses últimos dias, meu olhar pelo noticiário nacional e não dá outra: copa do mundo, construção de estádios, ampliação de aeroportos, modernização dos meios de transportes, um frenesi em torno do tema que domina mentes e corações de dez entre dez brasileiros.

Há semanas, o todo-poderoso do futebol mundial ousou desconfiar de nossa capacidade de entregar o “circo da copa” em tempo hábil para a realização do evento, e deve ter recebido pancada de todos os lados pois, imediatamente, retratou-se e até elogiou publicamente o ritmo das obras.

(mais…)

abr
26

Ministério da Cultura Representação Regional da Bahia

Postado por DjBranco

Dando continuidade ao Fórum de Políticas Culturais, evento promovido pela Representação Regional do Ministério da Cultura na Bahia e Secretaria de Cultura do Estado, no dia 26 de abril, terça-feira, às 19h, no Conselho Estadual de Cultura, na avenida Sete de Setembro, 1330 (anexo ao Palácio da Aclamação), acontece o segundo encontro, ministrado por Cláudia Leitão, Secretária de Economia Criativa.

O objetivo do Fórum é trazer a visão do Ministério da Cultura para gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia. No encontro Claudia Leitão falará acerca da nova Secretaria de Economia Criativa (SEC), visando debater as Políticas Públicas propostas pela mesma.

Define-se Economia Criativa como um conjunto de habilidades que podem ser coordenadas para a geração de riquezas e criação de empregos: “São empreendimentos que produzem bens e serviços a partir de insumos abundantes e absolutamente renováveis, quais sejam o conhecimento e a criatividade. Precisamos, entretanto, transformar toda essa criatividade e conhecimento em bens e serviços que cheguem até o mercado de consumo, não só no Brasil como em todo o mundo. O incentivo à economia criativa é, certamente, o caminho mais curto para esse futuro promissor”, afirma Cláudia Leitão.

(mais…)

abr
20

HipHop em Movimento no VIVADANÇA neste fim de semana

Postado por DjBranco


15 ANOS DO HIP HOP NA BAHIA É COMEMORADO COM FIM DE SEMANA DEDICADO ESPECIALMENTE A ESSA CULTURA

Batalhas de breakdance, oficinas e debates farão da programação do VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5 dedicada às artes de rua

Trazer para um teatro uma cultura tipicamente de rua. Esse é o desafio do VIVADANÇA Festival Internacional Ano 5 no final de semana especialemente dedicado ao Hip Hop. A ideia é usar um espaço dedicado à artes tradicionais, como o teatro, para abrigar e reconhecer a importância da cultura de rua. Serão dois dias de programação intensa que buscam comemorar os 15 anos do Hip Hop na Bahia através de atividades que envolverão diversos aspectos dessa cultura.

A programação começa ainda antes do final de semana, no dia 21 de abril, às 13h, com as eliminatórias da batalha de breakdance, que serão realizadas no Teatro do IRDEB. Essa competição, que contará com jurados nacionalmente conhecidos na área do breakdance, visa escolher a melhor dupla estadual desse estilo. A final do concurso acontecerá no domingo, dia 24, às 14h, no Teatro Vila Velha.

Outras atividades relacionadas à cultura do Hip Hop completam o final de semana. A programação começa na manhã do sábado, 23 de abril, com as oficinas de breakdance, dj e grafitti e seguem pela tarde e noite com a transmissão ao vivo do programa de rádio Evolução Hip Hop que contará com a participação do rapper paulista DEXTER, ex-integrante do 509-E, e do grupo baiano Fúria Consciente, e uma Jam Session especial desse estilo musical. Ainda no sábado, às 14h, acontece a mesa redonda Hip Hop e Direitos humanos – Mudando as regras do jogo”, com participação do rapper paulista, DEXTER, ex-50E, e do militante do Movimento Negro e da Luta Anti-Prisional, Hamilton Borges e do Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena. A mediação será do DJ Branco. Já no domingo, 24, o Teatro Vila Velha recebe uma feirinha de artigos relacionados à cultura do Hip Hop e as semi-finais e final da 4ª Batalha de Break – Evolução HipHop toma conta do palco do teatro. Toda a programação é gratuita.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA DA MOSTRA HIPHOP EM MOVIMENTO
NO SITE: http://www.irdeb.ba.gov.br/evolucaohiphop/?page_id=3060


(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.