IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de novembro de 2010

nov
29

Microprojetos Mais Cultura – Territórios de Paz

Postado por DjBranco

Entendendo as manifestações culturais como forma de prevenção da violência e promoção da cultura de paz, os ministérios da Cultura e da Justiça realizarão seleção pública de Projetos Culturais, através da ação Microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz. A iniciativa busca descentralizar a política de fomento da produção sociocultural voltada para jovens de 15 a 29 anos, visando potencializar ações de instituições, grupos ou agentes socioculturais não contemplados com os mecanismos tradicionais de financiamento, localizados em regiões e municípios identificados como áreas de maior vulnerabilidade social, definida por seus índices de violência, renda e dinâmica sociocultural.

(mais…)

nov
28

Seminário homenageia literatura negra

Postado por DjBranco

Palestras, recital de poesias e lançamento do livro Encontro com o Escritor enceram as atividades da programação do Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon

Novembro é o Mês da Consciência Negra. Portanto, nada mais oportuno do que realizar uma edição dos Seminários Novas Letras com temas voltados também para a literatura produzida por autores negros. Para a realização dessas palestras, que terão como tema central O Negro e o Negro na Literatura Brasileira, o Núcleo do Livro, Leitura e Literatura – NLLL da Fundação Pedro Calmon/Secult convidou especialistas que se dedicam ao estudo de escritores e poetas representativos da literatura brasileira.

Além das palestras que serão proferidas, o destaque também será para o lançamento do livro Encontro com o Escritor, e o recital de poesias com José Carlos Limeira. O evento ocorrerá no dia 30 de novembro (terça-feira), a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Pública do Estado – Barris. O evento é direcionado a estudantes de nível médio e universitários das áreas de letras e comunicação, além de especialistas, escritores, poetas, professores e público interessado. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição antecipada.

(mais…)

nov
28

Seminário da ABONG discute alternativas ao modelo de desenvolvimento atual

Postado por DjBranco

A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) realizará no dia 6 de dezembro o seminário “Por Uma Nova Concepção de Desenvolvimento”. O objetivo do evento é discutir com representantes da sociedade civil organizada e com os interessados no assunto alternativas para o atual modelo de desenvolvimento.

A ABONG acredita que o modo de produção e consumo capitalista, explorador e gerador de desigualdades desafiam a sociedade civil organizada a se posicionar sobre as possibilidades de desenvolvimento, sobretudo, no contexto econômico que o Brasil vive hoje, com grandes obras de infra-estrutura ameaçando a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento regional e os direitos humanos das populações mais vulneráveis. (Leia análise detalhada em artigo de Ivo Lesbaupin, da diretoria da ABONG).

(mais…)

nov
28

Lançamento do livro “Estética Afirmativa: Corpo Negro e Educação Física”

Postado por DjBranco

Pesquisa de um grupo de estudantes de escola pública com foco na corporeidade negra

Em virtude da passagem pela comemoração do mês da Consciência Negra, o Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio Amaricanos | CEPAIA irá promover no dia 03 de Dezembro de 2010, às 19h, o lançamento do livro “Estética Afirmativa Corpo Negro e Educação Física”, da autora Ivy Mattos. O livro aborda pesquisa de um grupo de estudantes de escola pública, cujo foco está na relação entre ensino da Educação Física e a corporeidade negra. Sendo a Educação Física a disciplina escolar que trata do corpo, isso nos levou a pensar que, da forma como ela vem sendo ministrada, provavelmente não contempla a corporeidade negra. A pesquisa empírica foi desenvolvida sob uma perspectiva multirreferencial em cinco escolas públicas da cidade de Salvador.  Este trabalho aponta que existe um desconhecimento por parte dos professores sobre as especificidades da cultura negra que envolve estudantes negros, maioria nas escolas públicas, o que os leva ao distanciamento da disciplina. Outro dado importante é a afirmação da negritude pelos estudantes que dialogam com as múltiplas identidades ao desenvolverem uma estética híbrida, em que a cor negra é um atributo de beleza. Is resultados dessa pesquisa indicam que a disciplina de Educação Física deve ser potencializada para contribuir efetivamente com a implementação da Lei 10639/03.

(mais…)

nov
24

Semana da Consciência Negra de Sussuarana

Postado por DjBranco

O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Com o objetivo de homenagear Zumbi dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1695, e atrair a comunidade local para uma reflexão sobre seu real papel na sociedade, os bairros da Grande Sussuarana (Sussuarana Nova, Novo Horizonte, Sussuarana Velha e Baixa da Paz) realizarão a Semana da Consciência Negra de Sussuarana. Durante o período de 26 a 28 de novembro serão realizados: caminhada, palestra, apresentação teatral e oficinas: teatro, dança, percussão, capoeira e estética negra.

Os bairros da Grande Sussuarana pertencem a uma região geográfica que vive diversos problemas nas áreas de educação (grande evasão escolar, sobretudo pela baixa qualidade do ensino publico), segurança, valorização das questões étnicas, transporte público, saúde, qualificação profissional de jovens, etc. Além da reflexão, o objetivo é proporcionar às pessoas da comunidade de Sussuarana conhecimento cultural/artístico e social.

(mais…)

nov
24

Parlamentares, governo e sociedade civil debatem criação do Conselho Estadual de Comunicação Social

Postado por DjBranco


O Assessor Geral de Comunicação Social da Bahia, Robinson Almeida, participa da sessão especial para debater a criação do Conselho de Comunicação Social na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. O evento acontece na próxima quinta-feira (25), às 14h30. Também foram convidados representantes de entidades competentes e das categorias profissionais do setor(rádios, jornais e internet), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de todas as entidades envolvidas. O projeto de criação do Conselho já está sendo discutido na Casa Civil e deverá ser encaminhado à Assembleia ainda este ano.

Em abril deste ano, o grupo de trabalho instituído na etapa local da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, e formado por representantes da sociedade civil e do Governo da Bahia, apresentou à sociedade a proposta de anteprojeto de lei que regulamentará o Conselho Estadual de Comunicação.

(mais…)

nov
24

Audiência Pública: Políticas Públicas nas Comunidades Quilombolas

Postado por DjBranco

(mais…)

nov
24

Lançamento cartilha de cotas racias!

Postado por DjBranco


A Prefeitura Municipal de Salvador,através da Secretaria Municipal da Reparação em parceria com a SECULT e o IBASE estará realizando o lançamento da Cartilha de cotas raciais que acontecerá no dia 25/11 a partir das 14h no auditório do Minictério Público em Nazaré.

Este é mais um evento da Agenda Afirmativa da Secretária Municipal da Reparação.

Conto com sua presença!

Será fornecido certificado!

(mais…)

nov
24

Cartilha sobre o Movimento Brasil Outros 500

Postado por DjBranco


O Movimento Negro Unificado lança uma cartilha sobre o Movimento Brasil Outros 500 – Resistência Indígena, Negra e Popular e sobre as razões que lhe deu origem. É a primeira publicação que trata do assunto como um todo e que coloca em foco o papel do Quilombo Palmares – acampamento instalado nas imediações da Coroa Vermelha (Porto Seguro/BA), e que foi fundamental para o desfecho da luta intitulada posteriormente como a Batalha dos 500 Anos, no ano de 2000. A cartilha tem como título ZUMBI APARECEU NA COROA VERMELHA e será lançada no dia 25 de novembro, 18h, no Cepaia/UNEB (Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio Americanos), no Largo do Carmo 4, Centro Histórico de Salvador.

O objetivo da publicação é dar uma visão mais completa sobre o que aconteceu, estimulando o grande público a refletir e ampliar o nível de conscientização sobre o campo simbólico da luta contra o racismo no Brasil. A publicação dá conta dessa articulação que mudou o significado da data do descobrimento.

(mais…)

nov
21

IV Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo e a V Conferência da Negritude

Postado por DjBranco


Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) constitui-se em um momento relevante de discussão em prol de estratégias de superação de desigualdades étnico-raciais, nos diversos segmentos sociais, e, de modo especial, na Educação. Além disso, O Fórum, conforme suas temáticas, programação e abrangência, tem se destacado pelas atividades em torno de políticas e ações afirmativas e de práticas que visem à igualdade racial e à inclusão social.

O Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB) realizará o IV Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo e a V Conferência da Negritude, entre os dias 24 e 26 de novembro de  2010 em Amargosa-BA, e terá como tema Culturas, Ciências e Diversidades. Trata-se de uma abordagem sobre a diversidade epistemológica dentro e fora das universidades provocada pela inserção de atores e perspectivas até então excluídos, ou incluídos de forma deficiente, da educação formal/oficial, assim como forjar reflexões em torno de Políticas, Práticas Educacionais e Planos de Formação de Professores (as) (inicial e continuada) que contemplem as proposições e a legislação em favor de uma Educação Anti-racista, Pluricultural e Antidiscriminatória.

INSCRIÇÕES NO SITE http://www.ufrb.edu.br/forumcfp/ .

(mais…)

Governo da Bahia  ©2014 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. SECOM - Secretaria de Comunicação Social