IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de setembro de 2010

set
28

Acesso a serviços contra o HIV melhoram em muitos países em desenvolvimento

Postado por DjBranco

Um novo relatório das Nações Unidas, mostrando progressos significativos na melhoria do acesso aos serviços de HIV/AIDS em 37 países em desenvolvimento, e traz uma esperança real para a obtenção de um acesso universal a tais serviços, foi publicado hoje (28/09).

O relatório “Rumo ao Acesso Universal, produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) avalia os progressos em 144 países de baixa e média renda.

O documento conclui que 15 países foram capazes de fornecer a mais de 80% das mulheres grávidas soropositivas os serviços e medicamentos necessários para prevenir a transmissão de mãe para filho, enquanto 14 países forneceram tratamento do HIV para mais de 80% de suas crianças com o vírus. Outros oito países obtiveram acesso universal ao tratamento antiretroviral para adultos.

(mais…)

set
27

Jovens e educadores discutem políticas para juventude na Bahia

Postado por DjBranco

Seminário Políticas e juventudes: Novos olhares e participações propõe debate sobre o plano estadual da juventude, que tramita na assembléia legislativa da Bahia

Políticas e Juventudes: Novos olhares e participações. Este é o tema do Seminário que acontece no dia 28 de setembro (terça-feira), das 8h30 às 17h, na sede do Conselho Estadual de Cultura (Palácio da Aclamação – Av. Sete de Setembro, nº 1330, Salvador/BA).

A iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer as ações, diretrizes e políticas voltadas para o público juvenil, é do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), em parceria com a CIPÓ – Comunicação Interativa e o Instituto Aliança. Apóiam o encontro a União Européia e o projeto Caminhos e Trilhas.

(mais…)

set
27

Curso virtual sobre Advocacy e Prevenção do HIV/AIDS

Postado por DjBranco

Curso virtual sobre Advocacy e Prevenção do HIV/Aids, voltado especificamente para a população de gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH).

Prazo para inscrição: 07 de outubro de 2010

Contexto:

A Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD, em parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde,  ASICAL , vem desenvolvendo o “Projeto InteraGir – Ações de Advocacy e Prevenção em HIV/Aids para a comunidade de gays e outros HSH”.

(mais…)

set
16

O Samba do Crioulo Doido está de volta, maior e muito bem acompanhado

Postado por DjBranco

O povo pediu e ele voltou. Depois de um mês fora do ar, o Samba do Crioulo Doido, a festa mais irreverente de Salvador, está de volta. A quinta e aguardada edição acontece neste sábado (18) e traz o DJ Roger n´Roll no comando das pick ups. Para celebrar, o cara será acompanhado pelo gingado de Russo PassaPusso e pelo peso do ragga-dub-dance hall de Fael 1º, do Ministério Público.

O lugar é aquele mesmo, Portela Café, no Rio Vermelho, mas dessa vez com uma grande novidade. Cansado de ver um monte de gente chorando no pé do caboclo do lado de fora, o Crioulo contará com mais um ambiente. Escurinho, climatizado e com muito som, aquele inferninho gostoso, do jeito que o povo gosta.

(mais…)

set
16

II Colóquio Internacional Etnicidade, Religião e Saúde: Questões Identitárias e Políticas em Saúde da População Negra no Brasil

Postado por DjBranco

O II Colóquio Internacional Etnicidade, Religião e Saúde: Questões Identitárias e Políticas em Saúde da População Negra no Brasil é uma realização do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica Comunidade, Família e Saúde – FASA do ISC-UFBA em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB. O evento tem o apoio também da Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde – ASPERS e da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia – SEPROMI.

O evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de outubro de 2010 em Salvador na Universidade Federal da Bahia e pretende favorecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais e a comunidade local contribuindo para uma maior compreensão sobre o tema proposto e para o fomento de uma agenda de cooperação técnico-científica entre os diferentes coletivos sociais presentes.

(mais…)

set
8

INCOMPLETUDES DA DEMOCRACIA INAUGURA CURSO DE COMUNICAÇÃO POLÍTICA PARA AGENTES DE MOVIMENTOS SOCIAIS NESTA QUINTA, 19h

Postado por DjBranco


Será nesta quinta-feira, 9/09, às 19h no auditório da Biblioteca Central dos Barris, o evento de abertura da terceira turma do Curso de Comunicação Política e Políticas da Comunicação, oferecido pelo Omi-Dùdú – Núcleo de Resgate e Preservação da Cultura Afro-brasileira e pelo Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia.

O curso, gratuito, com carga de 50 horas, é dirigido a agentes de movimentos sociais e negros de Salvador e Região Metropolitana de Salvador. Trata-se de iniciativa inédita, que visa qualificar – com teoria e oficinas práticas – os agentes para o entendimento dos processos comunicacionais. Dos 60 alunos selecionados, 45 foram indicados por 40 entidades e instituições diversas, de sindicatos a grupos afros e mesmo organismos estatais. As demais vagas são preenchidas por interessados autônomos.

O tema da aula inaugural, aberta ao público interessado, é “Incompletudes da Democracia no Brasil”, contextualizando o atual momento eleitoral no país. Será ministrada pelo jornalista e professor da Facom/UFBA, Fernando Conceição, também responsável pelo curso. Na ocasião, alunos da turma de 2009 receberão exemplares de jornais-murais produzidos por eles e será servido um coquetel de confraternização.

(mais…)

set
2

Etnomídia realiza lançamento do projeto Que Papo é Esse?

Postado por DjBranco

Nesta sexta-feira (03/09), o Etnomídia – Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) lança o projeto “Que Papo é Esse?”. O programa pretende realizar, quinzenalmente, debates abertos ao público em geral. A abertura do ciclo discutirá “O Enigma Baiano”, com o palestrante Willys Santos, mestre em Economia Política pela Universidade de Pittsburgh (EUA).

O Etnomídia reúne, atualmente, professores, alunos de pós-graduação e graduação, em torno de uma pesquisa de monitoramento da mídia nacional denominada de Faces do Brasil. A pesquisa é feita em parceria com o Omi-Dùdú – Núcleo de Preservação e Resgate da Cultura Afro-Brasileira, e conta com patrocínio da Fundação Ford.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.