IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de agosto de 2010

ago
31

I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia – FAMT

Postado por DjBranco

Encontro entre as linguagens artísticas para desenvolvimento da cultura em rede

Desenvolvido a partir da bem-sucedida experiência de três edições do Fórum de Música, Mercado e Tecnologia – FMMT (2007/2008/2009), o I Fórum das Artes, Mercado e Tecnologia – FAMT agrega as linguagens de artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro, além das questões de gestão de espaços culturais, para discutir a tríade proposta: artes, mercado e tecnologia, dentro da perspectiva de redes de cultura e de um sistema criativo transversal. Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA, o I FAMT acontece entre os dias 9 e 11 de setembro (quinta a sábado), no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves – Centro), oferecendo programação totalmente gratuita, com três palestras e Laboratório Criativo.

O FAMT se baseia no entendimento de que os desafios para o amplo fortalecimento das indústrias culturais, em suas diversas expressões, compartilham soluções comuns e se expandem em novas tecnologias. O potencial de redes colaborativas possibilita a articulação de profissionais e de seus projetos, resultando em uma nova dinâmica de experiências e gerando um aperfeiçoamento dos conteúdos e resultados.

A proposta do FAMT se alinha às diretrizes de democratização, participação e execução de ações estruturantes da SecultBA, ao convocar agentes da produção cultural (produtores, gestores culturais, artistas, comunicadores, técnicos, pesquisadores etc.) e fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva das artes no estado da Bahia.

(mais…)

ago
31

Plebiscito Popular – Pelo Limite da Propriedade da Terra

Postado por DjBranco

Por CPT NE II

Ato concreto do povo brasileiro contra o latifúndio no Brasil, de 1 a 7 de setembro.

O Brasil é o segundo país no mundo que mais concentra terras, perde apenas para o Paraguai. Essa realidade pode começar a mudar com um limite determinado por lei às propriedades rurais. Vote no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.

O Brasil é o segundo país no mundo que mais concentra terras, perde apenas para o Paraguai. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de afirmar que a concentração de terras no país ainda conseguiu aumentar nos últimos 10 anos e revelam mais: pequenas propriedades de Terra representam menos de 3% da área ocupada pelos estabelecimentos rurais, enquanto as grandes propriedades concentram mais de 43% da área.  Não por acaso, ao mesmo tempo em aumenta a concentração de terras, aumenta também os índices de desigualdade social e da fome no país. Atualmente existem mais de 40 milhões de brasileiros e brasileiras que não tem o que comer. O país também aparece no cenário Latino Americano com o terceiro pior índice de desigualdade social em toda a região, de acordo com os dados divulgados, em julho deste ano, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os índices atingem níveis recordes e explicitam: a luta contra a desigualdade social no país passa necessariamente pela luta em defesa da democratização da terra.

VOTE NO SITE: http://www.limitedaterra.org.br/ 

(mais…)

ago
31

Cartilha chama atenção para casos de violência contra mulheres

Postado por DjBranco

Por Karol Assunção *

No ano passado, de acordo com informações da Rede de Mulheres contra a Violência, 79 mulheres foram assassinadas por seus (ex-) companheiros na Nicarágua. A situação é grave e preocupante. Para chamar atenção da sociedade para o aumento da violência contra mulheres, meninos e meninas e tentar mudar essa realidade, a Fundação Pontos de Encontro para Transformar a Vida Cotidiana elaborou a cartilha “Podemos viver sem violência”.

Baseado nos resultados da pesquisa “Prevenindo a violência com meninas, meninos, adolescentes e jovens em Ciudad Sandino e Malpaisillo” – realizada entre novembro de 2009 e abril deste ano -, o suplemento tem o objetivo de incentivar a população a refletir sobre a violência e buscar formas de erradicá-la.

(mais…)

ago
31

Inscrições para o Palco do Rock 2011 – 17ª Edição (BA)

Postado por DjBranco

ACCRBA abre inscrições para bandas independentes de todo o Brasil

Todo ano é assim: acaba uma edição do Palco do Rock e a outra já bate à porta querendo atenção. São 17 anos de luta no cenário independente e quando pensaram que podiam colocar esse evento no ostracismo e deixá-lo como uma mera manifestação de um pequeno grupo, eis que ressurge ainda mais forte e organizado.

Talvez ressurgir não seja o verbo mais adequado, pois o Palco do Rock nunca deixou de existir, mesmo quando esteve suspenso por um ano. Ele estava muito vivo na cabeça de seus organizadores e, grande como sempre foi, voltou fora de sua origem por má vontade política dos mandatários locais da época, mas marcou presença na programação do carnaval de Salvador, repetiu a dose no mesmo molde e se consolidou voltando ao coqueiral de Piatã em cima do maior símbolo do carnaval baiano: o trio elétrico, em 2005. Tudo voltou ao normal, até mesmo a luta, que nunca cessa e já prepara suas batalhas próximas.

(mais…)

ago
31

Aeronáutica lança edital com 205 vagas para formação de sargentos

Postado por DjBranco

A Aeronáutica já lançou o edital do concurso para 205 vagas no Curso de Formação de Sargentos. As oportunidades, que exigem nível médio, são para a turma 2 do ano de 2011. O salário inicial líquido aproximado, após a conclusão do curso, é de R$ 2.600.

As vagas são para candidatos de ambos os sexos. O curso, com duração de dois anos, será realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP). Para homens as vagas são para os grupamentos básicos de comunicações, estrutura e pintura, foto-inteligência, mecânica de aeronaves e material bélico. Há também vagas para os grupamentos de serviços de eletromecânica, guarda e segurança e metalurgia.

Para ambos os sexos as oportunidades são para os grupamentos básicos de eletricidade e instrumentos, equipamentos de voo, meteorologia, suprimento e controle de tráfego aéreo, além de chances para o grupamento de serviços de informações aeronáuticas.

(mais…)

ago
31

“PRÁTICAS E SABERES DOCENTES QUE INTERRELACIONAM EDUCAÇÃO E ANCESTRALIDADE”

Postado por DjBranco

No período de 16 a 20 de novembro de 2010 acontecerá, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus de Jequié, o II Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas, VI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e I Encontro de Educação, Cultura Popular e Sustentabilidade objetivando reunir pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições, docentes e discentes da educação básica e pessoas interessadas pela temática da Educação, Relações Étnicas e Culturas Afro-brasileiras a fim de: discutir as referidas temáticas; fortalecer a implantação da lei 10639/2003 e 11645/2008; estabelecer contato com os NEAB’s e órgãos correlatos no Estado da Bahia; reforçar as políticas de ações afirmativas no âmbito universitário; promover um espaço de reflexão sobre os dilemas e impasses para a abordagem da história e cultura afro-brasileira na educação básica; contribuir na formação inicial e continuada de professoras e professores do ensino fundamental e médio e realizar intercâmbio de experiências e relatos sobre as práticas educativas envolvendo a temática educação e etnicidade.

(mais…)

ago
26

Dê seu lance para adquirir a camisa oficial do Brasil autografada e ainda ajudar crianças de todo o país

Postado por DjBranco

O povo brasileiro é solidário.  E brasileiro que é brasileiro – ainda que não entenda a diferença entre impedimento, pênalti, falta e fora de área –  gosta mesmo é de reunir os amigos para torcer por um time e vibrar por um gol. Foi pensando nisso que a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço decidiu reunir em uma só ação a paixão nacional pelo futebol com o compromisso e a solidariedade.
 
Você que sempre quis ter uma camisa original da seleção brasileira, chegou a sua vez. Está aberta, desde o dia 12 de agosto, a temporada do leilão solidário da CESE.  Leve para casa a camisa oficial da seleção com os autógrafos dos campeões mundiais Ronaldo “Fenômeno”, Roberto Carlos e Robinho marque um golaço na defesa de direitos das crianças. Acesse os links abaixo para saber como proceder: 01 Camisa autografada por Robinho e 01 camisa autografada por Roberto Carlos e Ronaldo “Fenômeno.

(mais…)

ago
26

I Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc – abre inscrição para Mostra Competitiva Nacional

Postado por DjBranco

Até 06 de setembro de 2010, cineastas podem inscrever seus documentários de curta, média e longa-metragem no I Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc, que acontecerá de 05 a 11 de novembro de 2010, em Cachoeira, Recôncavo Baiano. O festival pretende fomentar a cultura do documentário através da exibição de filmes, oficinas, debates e ciclo de conferências. O evento acontecerá no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições e mais informações podem ser obtidas no site  www.cachoeiradoc.com.br .

(mais…)

ago
24

Stonewall 40 + o que no Brasil?

Postado por DjBranco

Salvador sedia evento nacional sobre pesquisa, ativismo e políticas LGBT

Entre 15 e 17 de setembro, acontece, na Saladearte Cinema do Museu, o evento Stonewall 40 + o que no Brasil?.Promovida pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS/CULT/UFBA), a atividade irá discutir e avaliar o movimento LGBT, os estudos acadêmicos sobre a temática e as políticas públicas e identitárias desenvolvidas no Brasil após o marco histórico que deu origem ao Dia Mundial do Orgulho LGBT em 28 de junho de 1969. Na ocasião, a comunidade homossexual que frequentava o bar nova-iorquino Stonewall se rebelou, pela primeira vez, contra a agressão gratuita e constante dos policiais. Inscrições para o evento podem ser feitas até 13.09 através do email extensaoihac@gmail.com. A programação completa está disponível no site www.cult.ufba.br/cus.

Stonewall 40 + o que no Brasil? reunirá em Salvador pesquisadores e ativistas de diversos estados do país, reconhecidos por sua trajetória de estudos e de militância relacionadas à temática LGBT, a exemplo de Regina Facchini (Unicamp), Júlio Assis Simões (USP), Edward MacRae (UFBA), Richard Miskolci (UFSCar), Berenice Bento (UFRN), Luiz Mott (GGB), Fernando Seffner (UFRGS) e Deco Ribeiro (Escola Jovem LGBT/Campinas). Ao longo dos três dias do evento, eles discutirão temas como os estudos e movimentos LGBT no Brasil pós-Stonewall, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, classe, idade), direitos sobre o corpo e a saúde e desafios políticos atuais..

(mais…)

ago
24

Seminário aborda papel da mídia na garantia dos direitos humanos

Postado por DjBranco

Evento reunirá especialistas de renome e apresentará experiências
da Bahia e do Brasil no tema

Qual o papel da mídia frente aos direitos humanos? Como ela pode colaborar para garantir que os direitos dos cidadãos sejam exercidos plenamente? Estas questões estarão em debate no Seminário Mídia e Direitos Humanos, que acontece na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA), no dia 26 de agosto (quinta-feira), das 9 às 18 horas.

O evento vai discutir o Plano Nacional de Direitos Humanos, elaborado pelo governo federal com participação da sociedade civil e as polêmicas que giram em torno do papel da mídia desenhado no documento. Também vai abordar como a mídia brasileira e baiana vem cobrindo e mediando as questões ligadas aos direitos, principalmente aqueles relacionados à diversidade (raça, gênero, geração, classe etc).

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.