IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de julho de 2010

jul
30

No Balanço do Reggae e Evolução Hip Hop direto de Feira de Santana

Postado por DjBranco

Os programas No Balanço do Reagge e o Evolução Hip Hop sai mais uma vês do estúdio oficial da Educadora FM 107.5 e será transmitido AO VIVO direto da cidade de Feira de Santana, das 16h, às 18h, neste sábado (31), onde acontece o projeto Sound Rua, realizado pelo Sistema de Som Ministerio Publico. As transmissões será feita durante o show do rapper Daganja, o paulista Dimy Luvi, Ministerio Publico e convidados, na Associação dos Comerciantes do Mercado de Arte, Praça João Pedreira – Centro de Feira de Santana. Não perca!!!

A transmissão irá contar ainda com uma entrevista exclusiva com o Jimy Luvi e moradores da cidade.

Quem não esta na Bahia pode ouvir AO VIVO clicando no link: http://www.educadora.ba.gov.br/educadora/aovivo/audio  (mais…)

jul
30

Noite de Reggae

Postado por DjBranco

(mais…)

jul
30

Edital de Seleção Pública de Projetos para Patrocínio pelo SEBRAE

Postado por DjBranco

O Sebrae abre processo seletivo para definição de projetos a serem patrocinados no segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011, na modalidade de concessão de patrocínio por Seleção.

Os interessados devem observar os termos do Edital da Chamada Pública de Patrocínio Nº. 01/2010, que estabelece o período de 04 de julho a 10 de agosto de 2010 para a inscrição de projetos exclusivamente via portal Sebrae, com preenchimento e envio online do Formulário de Solicitação de Patrocínio.

Podem participar desse processo pessoas jurídicas com ou sem finalidade lucrativa, que estejam com regularidade documental e fiscal, sendo possível inscrever até dois projetos por CNPJ, relacionados a:

(mais…)

jul
28

FACES DO BRASIL – COMUNICADO

Postado por DjBranco

OMI-DÙDÚ – Núcleo de Resgate e Preservação da Cultura Afro-Brasileira e ETNOMIDIA – Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, têm a grata satisfação de comunicar o início da pesquisa nacional FACES DO BRASIL, com aporte da Fundação Ford para 18 meses no valor aproximado de R$ 200.000,00.

FACES DO BRASIL é um projeto que pretende monitorar – de agosto/2010 a julho/2011 – e analisar a cobertura de temáticas das relações sócio-étnico-raciais feita por jornais e revistas impressos de todas as regiões brasileiras. A ênfase do monitoramento será temas que afetam os interesses sócio-políticos de afrodescendentes, índios e ciganos, com prioridade para os negros. Um banco de dados deverá ser montado, do qual se extrairá material a ser tratado, comentado, criticado e analisado – de julho a dezembro 2011.

(mais…)

jul
28

Sussuarana recebe a sétima edição do Hip Hop na Onça

Postado por DjBranco

Nos dias 31 de julho, 01 e 07 de agosto, acontece em Sussuarana Velha a sétima edição do Hip Hop na Onça”, evento idealizado e produzido desde 2003 por jovens ativistas adeptos da cultura hip hop. Centrado no show de rap, tem como anfitrião o grupo local Os Agentes, integrante da articulação comunitária GJNPP – Grupo Juventude Negra Pela Paz – que assumiu a preparação e execução do evento desde 2008. Além do entretenimento, a ação tem como objetivo a formação crítica da juventude do bairro e da cidade. Nesse sentido, outras atividades complementam a mostra artística.

No sábado, primeiro dia, a abertura fica por conta do seminário “Mortes Casuais ou Plano de Extermínio?” que discutirá o processo acelerado de mortes violentas de jovens no estado. Para debater a questão foram convidados o deputado federal Luiz Alberto, o advogado Sérgio São Bernardo, o ex-secretário de estado e atual deputado Walmir Assunção, o professor Nelson Maca e Carla Akotirene, diretora do Fórum Nacional de Juventude Negra. Após o seminário, acontecerá uma edição especial do Sarau Bem Black no bairro, com a presença de poetas que freqüentam regularmente o sarau das quartas no Pelourinho, além do elenco do grupo Este Tal Recital, residente do Sarau Bem Legal que acontece mensalmente na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Além dos poetas convidados, o microfone será franqueado à platéia, para livre expressão poética
.

(mais…)

jul
28

VII Festival de Arte, Cultura e Ciência do Instituto Steve Biko agita a juventude negra

Postado por DjBranco

Há 18 anos, o Instituto Cultural Steve Biko tem promovido a auto-estima da juventude negra, através da formação voltada para a promoção da cidadania, o resgate da sua ancestralidade e propiciando o acesso de mais de mil jovens negros às universidades públicas e privadas. Com o intuito de estimular ainda mais a mobilização e a persistência de seus alunos, o Instituto promoverá, nos dias 30 e 31 de julho, a VII edição do Festival de Arte, Cultura e Ciência, com o tema: dezoito anos de Cidadania e Consciência Negra.

(mais…)

jul
20

Curso de Comunicação Política e Políticas da Comunicação: Inscrições reabertas

Postado por DjBranco


O Núcleo Omi-Dùdú e o Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia comunicam que estão abertas, de 20 a 30 de Julho/2010, das 9h às 17h, na sede do Omi-Dùdú, as inscrições para a terceira turma do Curso de Comunicação Política e Políticas da Comunicação, coordenado pelo jornalista e Prof. Dr. Fernando Conceição, da Faculdade de Comunicação da UFBA. A sede do Omi-Dùdú fica localizada no Rio Vermelho, ao lado da 7ª DP, na rua Monte Conselho, 121.

O curso, gratuito, de 50 horas, é oferecido exclusivamente para ativistas dos movimentos sociais e negros da Bahia, que devem  ser indicados por suas respectivas entidades, até o limite de 40 vagas. São asseguradas 10 vagas para ativistas avulsos, não-vinculados a entidades.

As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, a partir do dia 9 de Setembro até 9 de Dezembro, na Biblioteca Publica do Estado da Bahia, Barris. No ato de inscrição os candidatos devem apresentar carta de recomendação, copia de documento de identidade e uma fotografia 3×4. Os candidatos devem já ter concluído ou estar concluindo o curso médio de escolaridade.

(mais…)

jul
20

Música dos blocos afros passa por fase de renovação

Postado por DjBranco
*Do A Tarde OnLine

Sandro Telles é um dos compositores da nova geração do Ilê Aiyê
Sandro Telles é um dos compositores da nova geração do Ilê Aiyê

Depois de viver seu apogeu entre o fim dos anos 80 e início dos 90, quando o ritmo criado por Neguinho do Samba, o samba-reggae, ganhou o mundo e definiu as bases para a nova música baiana, os blocos afros passam por um momento de renovação.

Em grande parte, o processo deve-se à ampliação da temática a que se dedicam compositores da nova geração, como Sandro Teles, do Ilê Aiyê, para quem existe hoje mais espaço para a abordagem de questões não diretamente relacionadas à afirmação cultural negra, apesar de o tema ainda ser importante para a maioria das entidades

.

(mais…)

jul
20

Racismo cordial em ação

Postado por DjBranco

*Por Dora Lucia de Lima Bertulio

O Estatuto da Igualdade Racial foi, ao longo dos anos, sendo modificado para que fossem suavizadas as significantes indicações do comportamento racista nacional e, muito especialmente, os nefastos efeitos do racismo institucional que a sua aprovação documentaria.

Tensões, esforços e energia dos militantes do movimento negro nacional, dos companheiros antirracistas e do senador Paulo Paim estão se escoando nessa nova tentativa de sua aprovação, com base em um parecer da Comissão de Consti­­tuição, Justiça e Cidadania mais que enfraquecido pelas modificações realizadas nas duas casas legislativas. Ele retira o fundamento maior do documento que é a exigência da exclusão da palavra “raça” com argumentos pseudocientíficos de genes e genoma, quando o conceito já está consolidado no ideário científico e comum, não somente do Brasil, mas da comunidade internacional.

(mais…)

jul
17

PEC da Juventude em pauta no Evolução HipHop

Postado por DjBranco

A PEC da Juventude que vou aprovada no dia 07 de julho de 2010 no Senado Federal, será tema de entrevista do Evolução HipHop de hoje (17), que vai ao “AR” ao vivo, às 17h, na Educadora FM 107.5, o nosso entrevistado é Nilton Lopes, representante da CIPÓ – Comunicação Interativa, conselheiro do Coselho Estadual de Juventude – CEJUVE, e do Conselho Nacional de Juventude – CONJUVE. Além da PEC da Juventude Nilton Lopes fala sobre as ações e atribuições do CEJUVE e CONJUVE. Não perca!!!

O repertorio músical de hoje temos Mc Osmar, SNJ, Racionais Mc’s, Spock e entre outros.

Quem não esta na Bahia pode ouvir AO VIVO clicando no link: http://www.educadora.ba.gov.br/educadora/aovivo/audio 

Produção e apresentação: Dj Branco.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.