IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de maio de 2010

mai
27

Cultura Hip Hop agita Aracaju

Postado por DjBranco


Os programas Império Periférico, da Aperipê FM 104,9, e Periferia, da Aperipê TV, promovem o evento Fim de Semana Hip Hop. A programação envolve o Baile Black nesta sexta, 28, a partir das 18h, no Beco dos Cocos, e também um show com grupos de rap no sábado, 29, às 18h, na área entre o Mercado Thales Ferraz e o Mercado Albano Franco. O evento conta, ainda, com o lançamento local do edital Prêmio Cultura Hip Hop, edição Preto Ghóez, e do segundo volume do livro ‘Hip hop a lápis, literatura do oprimido’, organizado pelo rapper Toni C., ambos neste domingo, 30, a partir das 13h, no auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê, toda programação é gratuita.

No Beco dos Cocos, o Baile Black Aracajú na sexta-feira vai contar com apresentação de b.boys (dançarinos de break) Afrostyle e RSD Crew. A o baile black será agitado pelos DJs Rodrigo (Inquérito/ São Paulo), Branco (Evolução Hip Hop/ Salvador),  e ainda os sergipanos WJAY, Scello e JB.

No sábado, o show Grito da Periferia reunirá no Mercado Thallez Ferraz, além do grupo paulista Inquérito, os grupos Mensagenegra, Família Milgrau, Gimmck, Diconduta, Somarias, Impacto Profundo, Royal Player e Esquema do Mangue. Já no domingo, o lançamento do edital Prêmio Cultura Hip Hop e do livro de Toni C, irá reunir no auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê, jovens de diversas cidades do estado de Sergipe, personalidades da cultura hip hop de outros estados, representantes do Ministério da Cultura e do poder publico local.  Será realizada ainda uma oficina de capacitação para os interessados em concorrer ao edital.

(mais…)

mai
25

Organizações do Nordeste discutem sustentabilidade da causa da equidade racial em Salvador

Postado por DjBranco

Por Paulo Rogério*

Paulo Rogério

Conhecer a realidade das organizações negras e das instituições que trabalham pela equidade racial do Nordeste assim como discutir a criação de um mecanismo para sustentabilidade da luta contra o racismo, foram alguns dos objetivos de um encontro realizado no dia 10 de abril na Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Participaram do evento cerca de 191 organizações do movimento negro, instituições públicas e fundações de apoio. O evento foi promovido pelo Programa CEAFRO do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e pela Fundação Kellogg.

Na oportunidade, foram apresentados os dados do Mapeamento de Políticas de Equidade Racial da Região Nordeste, realizado pelo CEAFRO desde julho de 2009, quando foram visitados os nove estados nordestinos e identificadas 19 organizações, além das principais políticas públicas e lideranças. Segundo Maria Nazaré Lima, coordenadora da iniciativa, foi um mapeamento exploratório, cujo caráter era mobilizar e conversar com as instituições encontradas sobre as principais dificuldades e avanços. O público presente, formado por representantes de órgãos como a Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia (SEPROMI) e a Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), entidades do Movimento Negro, organismos internacionais, como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), fez comentários sobre a pesquisa e sugeriu encaminhamentos para uma maior integração regional entre as organizações negras nordestinas.

(mais…)

mai
25

Escola Olodum lança cartilha Revolta da Chibata

Postado por DjBranco

A Escola Olodum lança no dia 27 de maio, às 16 horas, em sua sede no Pelourinho, a cartilha “Revolta da Chibata – A Revolta Cidadã dos Marinheiros Negros”.

Desde 1984, a Escola Olodum trabalha com educação interétnica, participando do processo de efetivação da Lei Federal nº 10.639/03, que prevê a inclusão da temática afrobrasileira nos currículos das redes de ensino.

De forma lúdica, nos traços do cartunista Mauricio Pestana e em convênio com a Fundação Cultural Palmares, a partir  da emenda parlamentar da Deputada Federal Lídice da Mata, a Escola Olodum retrata o extraordinário episódio acontecido no Brasil, porém nem sempre presente nos livros de história, mas que se soma a muitos outros fatos que demonstram a coragem, a determinação e a capacidade dos negros, de se insurgirem contra a exploração, opressão e a tirania da sociedade e seus governos.

(mais…)

mai
25

Oi Kabum Salvador abre inscrição

Postado por DjBranco


(mais…)

mai
25

VIII Festival de Música Educadora FM foram prorrogadas

Postado por DjBranco


As inscrições para o VIII Festival de Música Educadora FM foram prorrogadas até o dia 18/06.  A premiação, de R$ 56 mil reais, as categorias e as regras permanecem as mesmas de 2009.

Ou seja, Para concorrer, o candidato precisa ser baiano ou residir na Bahia há pelo menos dois anos e apresentar até duas gravações inéditas.

A novidade fica por conta dos 14 finalistas que irão integrar o CD do Festival 2010. Até 2009, as faixas do disco e seus respectivos autores e intérpretes eram anunciados na mesma cerimônia de premiação das cinco categorias.

A partir deste ano, os artistas finalistas do CD serão conhecidos antes da cerimônia e suas músicas passarão por um período de veiculação na Educadora FM 107.5 até o dia da premiação final, programada para novembro.

O cachê de R$ 1 mil reais por faixa para as músicas do disco também continua valendo. As inscrições poderão ser realizadas, das 14 horas às 17 horas, diretamente na Rádio Educadora – Rua Pedro Gama, 413e, Federação, Salvador, Bahia, CEP 40 231 000 – ou por meio de postagem via Correios para o mesmo endereço.

(mais…)

mai
25

Dia da África será comemorado nesta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa

Postado por DjBranco


Desde 2007, o Deputado Estadual Bira Corôa (PT/BA) realiza atividades alusivas ao Dia da África com representações de países africanos, para dialogar com a comunidade baiana. Este ano além do circuito de palestras, seminários e exposições que marcam as comemorações do Dia da África, será realizada uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), no dia 27 de maio no Plenário, às 9:30h, trazendo como tema os Avanços e Desafios das Políticas Afirmativas e Cotas.

No dia 28/05 a Câmara de Vereadores de Camaçari sediará outra sessão especial sobre o Dia da África com o tema “África, nossa mãe minha raiz”, às 9:30h. O Mandato da Igualdade promoveu também, palestras sobre o tema, em colégios estaduais de Salvador e Camaçari, de 17 a 22 de maio, além de Seminário na Faculdade São Salvador. Estão acontecendo ainda Exposições em Camaçari (Cidade do Saber) e Cachoeira-BA (UFRB), sobre as culturas do Benin e de Angola, respectivamente, desde o dia 21 até o dia 29 de maio.

(mais…)

mai
23

Ciclo de Conferências: Que será? O Brasil no século XXI

Postado por DjBranco


(mais…)

mai
21

CESE Convida: Lançamento do livro Identidade Negra: Direitos Humanos e Fortalecimento das Organizações Populares

Postado por DjBranco

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE, convida para o lançamento do livro Identidade Negra: Direitos Humanos e Fortalecimento das Organizações Populares. O evento acontece nesta segunda-feira (24), às 17h30, na sede da CESE, Rua da Graça, 164, Graça (em frente a farmácia Santana).

Este livro é fruto da Avaliação de Efetividade do Programa de Pequenos Projetos – PPP e do Encontro de Agentes de Projetos – EAP, realizado em 2008, no qual muitas organizações do movimento negro e social participaram e contribuíram qualitativamente para as reflexões sobre identidade negra. Na oportunidade será lançado o Livro Salinas, o Mar, a Lama e a Vida elaborado pelas comunidades Tradicionais de Salinas e pelo Grupo Gaivotas que são apoiados pela CESE.

(mais…)

mai
21

Ministros de Cultura da América Latina se reúnem em Salvador

Postado por DjBranco


Encontro para discutir políticas culturais para afrodescendentes inicia no próximo dia 25, Dia da África

Com o tema “A Força da Diáspora Africana”, o II Encontro Iberoamericano de Ministros da Cultura para uma Agenda Afrodescendente nas Américas, acontecerá em Salvador (BA) para elaborar um plano que contemple políticas públicas de ações afirmativas para a igualdade racial, por meio de projetos e propostas de cooperação entre os países da América Latina e Caribe. O evento é promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, e acontecerá no período de 25 a 28 de maio.A reunião é um compromisso assumido em 2008, na primeira edição do encontro em Cartagena, na Colômbia, e reunirá, além dos ministros de cultura, organismos internacionais como, a Organização dos Países Ibero-Americanos (OEI), Unesco e Organização Internacional para as Migrações.


(mais…)

mai
18

Prorrogadas inscrições do concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais

Postado por DjBranco


As inscrições para a segunda edição do concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais foram prorrogadas até o dia 28 de junho.

Lançado pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil, o concurso tem o objetivo de continuar dando visibilidade e estímulo às experiências bem sucedidas com tecnologias sociais reaplicáveis e de baixo custo dentro das escolas e espaços de ensino não-formal.

A primeira edição alcançou mais de 3 mil inscritos em todo país e descobriu centenas de propostas inovadoras de como trabalhar as tecnologias sociais como processos educativos de grande impacto. A ideia é que a iniciativa cresça ainda mais e revele o quanto os professores já tem se apropriado do conceito e como eles têm transformado o cotidiano escolar de todo país.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.