IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de abril de 2010

abr
30

Afro Jhow em entrevista no Evolução HipHop

Postado por DjBranco


O rapper baiano Afro Jhow é o entrevistado do Evolução HipHop deste sábado (01), que vai ao “AR” às 17h, (Ao vivo), na Educadora FM 107.5. Na oportunidade Jhow lança sua música de trabalho “Transcedência”, e fala sobre seu mais novo álbum “Sem lutar não há vitoria” que será lançado dia 08 de maio na Praça Tereza Batista – Pelourinho.

O repertorio musical deste sábado traz duas músicas em homenagem ao 1º de maio, Dia do Trabalho, músicas do Afro Jhow e entre outras.

Quem não esta na Bahia pode ouvir AO VIVO clicando no link: http://www.educadora.ba.gov.br/educadora/aovivo/audio

Produção e apresentação: Dj Branco

(mais…)

abr
30

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores

Postado por DjBranco

O Programa Jovens Embaixadores está em sua 9ª edição e levará 35 estudantes brasileiros e dois professores de escolas públicas para os Estados Unidos durante três semanas com todas as despesas pagas.

O Programa é  organizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e tem como objetivo valorizar e promover o trabalho de estudantes que são exemplos em suas comunidades como líderes e que agem positivamente em benefício da população.

Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam a capital do país, participam de reuniões em organizações públicas e privadas, visitam escolas, projetos sociais e participam de um curso sobre liderança juvenil.

(mais…)

abr
30

Mais de 4 milhões de crianças trabalham no Brasil

Postado por DjBranco


Neste sábado (1º de maio) comemora-se o Dia do Trabalho. Para além dos debates que tradicionalmente são destaque nesta data, a exemplo da luta histórica pela garantia de direitos trabalhistas, uma outra questão merece ser posta no centro das discussões: o trabalho infantil. Ainda existem, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008, mais de 4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando no Brasil. Dez por cento destas crianças estão no estado da Bahia, segundo análise da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Outros dados da OIT mostram que aproximadamente 217,7 milhões de crianças, entre cinco e sete anos, estão envolvidas no trabalho infantil em todo o mundo. Dessas, cerca de 126,3 milhões estão em condições perigosas de trabalho, pertencendo ao grupo de crianças que trabalham nas piores formas de trabalho infantil.

A Constituição Brasileira estabelece que, até 16 anos incompletos, crianças e adolescentes estão proibidos de trabalhar (Emenda Constitucional No. 20). A única exceção à proibição é o trabalho na condição de aprendiz, permitido a partir dos 14 anos (artigo 7o, inciso XXXIII), para tipos de trabalho que apresentem os requisitos legais para a aprendizagem profissional. Apesar desse arcabouço legal, a proteção aos direitos das crianças e adolescentes ainda está longe de ser garantida na prática.

(mais…)

abr
28

Festa de lançamento da single “Carregando Pedras”, Os Agentes e Inquerito

Postado por DjBranco

O grupo de rap baiano OS Agentes lança no próximo sábado (01-05), às 19h, na Praça Tereza Batista, Peloruinho – Salvador, a single “Carregando Pedras”, música que tem a participação do rapper paulista Renan do grupo Inquerito. O evento com entrada gratuita terá show com os grupos Os Agentes, R.B.F – Rapaziada da Baixa Fria, Tropa Sagaz, MensageNegra (Sergipe), Inquerito (São Paulo), e participação do rapper Douglas (Realidade Cruel), recital de poesia com Geovane Sobrevivente.

Carregar pedras para a construção do castelo forte e resistente, ou seja, trabalhar bastante para realização dos sonhos individuais e coletivos’” Jasf.

Os Agentes atualmente é formado por Dj Joca, Silada, Edson e Jasf,   um grupo de Rap com destaque no estado da Bahia.

Escute “Carregando Pedras”

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


(mais…)

abr
28

XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro o de Ciências Sociais

Postado por DjBranco

A cidade de Salvador foi escolhida para abrigar, pela primeira vez, o Congresso Luso-Afro-Brasileir o de Ciências Sociais, nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro deste ano. O Evento, que está em sua décima primeira edição, tem como tema as “Diversidades e (Des)Igualdades”, que serão discutidos em 22 eixos temáticos.

Durante os três dias de evento, especialistas em ciências sociais e humanidades de diversos países estarão reunidos para debater a diversidade e a complexidade de sociedades diferenciadas, nos mais variados aspectos, como é o caso dos países de língua portuguesa.

(mais…)

abr
28

Convite reunião pública PROCULTURA – dia 30 de abril

Postado por DjBranco

O Congresso Nacional inicia mais uma importante etapa de discussão sobre o modelo brasileiro de fomento à cultura. A Comissão de Educação e Cultura da Câmara promove, em todas as regiões do país, encontros sobre o Projeto de Lei nº 6.722/2010, que institui o Procultura. Em Salvador, a reunião pública será no dia 30 de abril de 2010, às 10 horas, no Teatro Castro Alves, Sala do Coro e tem o apoio da Secretaria de Cultura da Bahia.

O processo de atualização da Lei Rouanet tem sido marcado pela participação de artistas, produtores e demais pessoas interessadas. De março a maio de 2009, o Ministério da Cultura organizou uma consulta pública, que teve suas duas mil propostas analisadas e incorporadas.

(mais…)

abr
28

Mesa redonda tira dúvidas sobre os novos editais da Funarte

Postado por DjBranco

Na última semana do VIVADANÇA, dia 29 de abril (quinta-feira), às 17h, no Cabaré dos Novos  – Teatro Vila Velha,  a organização do festival convoca a classe artística baiana para comparecer a uma mesa-redonda que vai aborda os editais de fomento às artes recém-lançadas pela Funarte, órgão do Ministério da Cultura. Pra falar sobre o assunto, o VIVADANÇA convidou Marcelo Bones, diretor de Artes Cênicas da Funarte.

Também participam do evento aberto ao publico, Alexandre Molina, diretor de Dança da Funceb, e Cristina Castro, diretora do Núcleo Vila Dança, responsável pelo Festival Internacional  VIVADANÇA.Com o maior orçamento dos últimos 20 anos definidos pelo MinC,  a Funarte acaba de lançar 34 editais de fomento a áreas de teatro, dança, circo, artes visuais, fotografia, música, literatura, cultura popular e artes digital.

(mais…)

abr
27

Brasil sediará etapa preparatória da Conferência Mundial de Juventude

Postado por DjBranco

O Brasil sediará a Pré-Conferência das Américas e Caribe no período de 24 a 26 de maio, no Hotel Pestana, em Salvador (BA). O evento, que precede a Conferência Mundial de Juventude, agendada para o mês de agosto, no México, está sendo organizado pela Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio do governo da Bahia e das Agências do Sistema ONU. Cerca de 230 pessoas devem participar do encontro, entre delegados, observadores, palestrantes e convidados.

As etapas preparatórias são realizadas em nível continental, a exemplo do encontro de Salvador, que deve reunir representantes de 36 países da América e do Caribe. A exemplo do encontro mundial, que será realizado na cidade mexicana de Monterrey, a Pré-Conferência é composta por três Foros: o Foro de Governos, da Sociedade Civil e de Parlamentares, que irão discutir e aprovar uma declaração conjunta que será levada à Conferência do México. A Pré-Conferência será também uma oportunidade para a troca de informações e experiências sobre o tema entre os governos e sociedade civil dos respectivos países.

(mais…)

abr
27

Prorrogados prazos para inscrição em estágios de Direito e nível médio

Postado por DjBranco

Os prazos para inscrição nas seleções de estagiários de Direito e de nível médio do Ministério Público estadual para Salvador foram prorrogados até o próximo dia 2 de maio, ficando a data de realização das provas também remarcada para o dia 16 de maio.

Conforme edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) de hoje, dia 7, as inscrições continuam sendo efetivadas, exclusivamente, via internet, através de requerimento disponibilizado no site www.mp.ba.gov.br , onde consta o boleto bancário para pagamento no valor de R$ 30,00, para estágio de Direito, e R$ 20,00, para nível médio. O MP está disponibilizando 42 vagas para estagiários de Direito e 25 para nível médio, sendo que 10% do total de vagas serão destinadas especificamente para pessoas com deficiência, 5% para indiodescendentes e 20% para afrodescendentes que assim se declararem no ato de inscrição e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

(mais…)

abr
27

Andréia Prado no show “Del Fuego”

Postado por DjBranco

A cantora faz sua última apresentação da temporada no Theatro XVIII dia 29 de abril (quinta-feira) às 20 horas e abre espaço para arrecadar alimentos para desabrigados das chuvas em Salvador.

Andréia Prado apresenta no Theatro XVIII o show intitulado “Del Fuego” a artista apresenta ao público um show autoral e sua performance como intérprete da boa música popular brasileira. Acompanhada pelos músicos (André Santana,Dinho Filho, Ricardo Markis e Moisés Gabrielli) do grupo “Cozinha Baiana”.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.