IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico para categoria ‘Oportunidades’

jan
23

Evento de Skate estreia no formato online para todo o estado

Postado por DjBranco

Desafio Skate em Casa‘Desafio Skate em Casa’ é o primeiro evento de skate 100% online e gratuito da Bahia. As inscrições estão abertas e vão até o dia 28 de janeiro

Diante dos (muitos) meses de impossibilidade de realizar edições presenciais de campeonatos e projetos de lazer, o Desafio Skate em Casa surge como alternativa para movimentar a cena e estimular os praticantes de todas as idades, gêneros e municípios baianos a se encontrarem através de um evento 100% online.

O formato híbrido do Desafio propõe que o praticante grave um vídeo realizando uma linha com até duas manobras na modalidade street. O vídeo pode ser gravado na rua, no quintal de casa ou em qualquer outro ambiente onde o/a skatista circule entre obstáculos. Na hora de decidir o lugar, a criatividade é o mais importante! Entre as exigências, estão o cumprimento das normas de biossegurança definidas pelo município e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

(mais…)

jan
23

ARETÉ – TEMPO DE FESTA: Cabokaji, Mayale Pitanga e Sergio Akueran se apresentam neste sábado (23)

Postado por DjBranco

MAYALEA programação on-line segue até o mês de abril, na Casa Preta Espaço de Cultura

Em comemoração aos seis anos de atividade do Aldeia Coletivo, os artistas Cabokaji, Mayale Pitanga e Sérgio Akueran se apresentam num Live/Show, neste sábado (23), a partir das 18h, na Casa Preta Espaço de Cultura, na primeira edição do Projeto Areté – Tempo de Festa. O objetivo da celebração é posicionar a produção e pesquisa afro-ameríndia do coletivo através de Shows e Oficinas.

(mais…)

jan
21

Inscrições abertas para a 5ª edição do Festival de Teatro do Subúrbio

Postado por DjBranco
Foto: Mila Souza

Foto: Mila Souza

A Múltipla – Ideias e Ações Culturais e o Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio anunciam a convocatória para seleção de espetáculos teatrais para compor a programação do Festival de Teatro do Subúrbio – FTS / Ano 5; este ano em formato 100% virtual por conta da pandemia. O Festival vai selecionar espetáculo teatral profissional e amador, de grupos, companhias e/ou artistas sediados e/ou oriundos dos subúrbios e periferias de todo Brasil. Inscrições serão gratuitas por meio do preenchimento de formulário online (www.coletivodeprodutores.com.br) de 18 de janeiro a 15 de fevereiro de 2021.

(mais…)

jan
20

Bairro de Cajazeiras estreia Festival de cultura Hip Hop

Postado por DjBranco

Festival de Hip Hop de Cajacity 2021O Festival Cajacity 2021 acontece entre os dias 20 e 24 de janeiro totalmente online e gratuito com shows, break dance, batalha de MCs e formações artísticas

Em Live, artistas da cultura de rua do bairro de Cajazeiras, em Salvador, são protagonistas de um ciclo de apresentações e formações gratuitas no Festival de Hip Hop de Cajacity 2021, o FCMMXX1. De 20 a 24 de janeiro, um dos maiores complexos de bairros da capital baiana se torna celebração da cultura Hip Hop. Online, o festival será transmitido pelo canal do selo Respire Arte no YouTube https://www.youtube.com/user/NouveOficial , e Rap Nacional TV na página do Facebook https://www.facebook.com/rapnacionaltv .

Contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundo da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, o FCMMXX1 é ferramenta para promoção de artistas desse pedaço de periferia de Salvador, independentes, com pouco ou nenhum acesso aos meios de produção, que precisam dos shows manutenção da renda e divulgarem sua arte. Esses, os principais prejudicados pela pandemia da COVID-19.

(mais…)

jan
18

Evolução Hip-Hop

Postado por DjBranco

Evolução Hip-HopO Evolução Hip-Hop é um programa de rádio educativo e informativo que leva entretenimento através da música rap, uma ferramenta de comunicação ativa e presente na luta e enfrentamento ao racismo, a intolerância religiosa, a homofobia, ao sexismo e para a garantia dos direitos da população e juventude negra que vivem em comunidades de baixa renda e em vulnerabilidade social.

No ar há 13 anos, sempre aos sábados das 17h, às 18h, na Rádio Educadora FM 107.5 (Rádio Pública da Bahia), sob o comando do DJ Branco, o programa toca 100% de Rap Nacional, contribui com o fomento, promoção, difusão, fortalecimento, desenvolvimento e reafirmação da cultura e identidade dos movimentos sociais, dando voz e vês a grupos que historicamente foram colocados à margem da grande mídia convencional. Apoia ainda na divulgação de eventos relacionados a cultura hip-hop, dos movimentos sociais e cultura baiana.

(mais…)

jan
18

Salvaguarda da Capoeira percorre a Bahia pra fazer livro, documentário e portal digital

Postado por DjBranco

Salvaguarda da CapoeiraO projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia inicia este mês um ciclo de viagens articulando 15 territórios de identidade do estado, com ações diretamente realizadas em 10 cidades-polo: Salvador, Santo Amaro, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Lençóis, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

O projeto se dedicará a fazer um livro, um documentário e um portal digital. O livro e o documentário retratarão um pouco da história, tradição, fundamentos e diversidade dessa arte-luta, que é patrimônio imaterial baiano (2006), brasileiro (2008) e da humanidade (2014). Já o portal terá cinco sites, trazendo informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses sobre o tema; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; e uma loja virtual com a produção de mestres artesãos.

(mais…)

jan
18

Projeto Culinária Musical está de volta em janeiro com edições virtuais

Postado por DjBranco

EricoBrasO projeto Culinária Musical, iniciativa do ator e produtor cultural, Jorge Washington, está de volta. Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, o projeto retoma suas edições a partir de janeiro, com formato 100% virtual, unindo muita música à gastronomia afetiva de Jorge, conhecido como o Afrochefe. O projeto volta com oficinas formativas e o tradicional encontro gastronômico musical que marca o projeto. Tudo poderá ser acompanhado pelo Youtube da Casa do Benin, com apresentação do ator e produtor, Fábio de Santana.

O projeto começa com as Oficinas Culinária Musical, de fevereiro a junho: são elas a Oficina Culinária Afetiva, com Jorge Washington, às terças e quintas-feiras das 15h às 18h e a Oficina Culinária Vegana, com a chef, ativista e afroempreendedora à frente do Rosas do Dendê, Daiana Lima, às segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h. Inscrições gratuitas podem ser feitas de 11 a 29 de janeiro no link: https://cutt.ly/oficinasCulinariaMusical. Começando em fevereiro, a oficina terá carga horária de 160h e certificação aos participantes.

(mais…)

jan
18

Roda de diálogo “Escrevivências” no Combate à Intolerância Religiosa

Postado por DjBranco

Dia Nacional de Combate à Intolerância ReligiosaNa próxima quinta-feira, 21, acontece na página do YouTube da Sepromi (www.youtube.com/SepromiBahia) a roda de diálogo “Escrevivências” no Combate à Intolerância Religiosa.

Cunhado pela escritora Conceição Evaristo, o termo “escrevivência” salienta o espaço para relato cotidiano das experiências vividas e pensadas do seu povo. E é neste sentido que a atividade marcará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, onde a Secretária Fabya Reis convida lideranças de tradicionais manifestações no enfrentamento à intolerância religiosa.

Participam:
– Mãe Jaciara Ribeiro, Yalorixá do Terreiro Abassá de Ogum, idealizadora do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa;

(mais…)

jan
16

Insólitos em entrevista no Evolução Hip-Hop de hoje (16)

Postado por DjBranco

IMG-20210112-WA0454O grupo rap Insólitos do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, na Bahia, é o convidado do programa Evolução Hip-Hop de hoje (sábado), que vai ao “ar”, às 17h, na Rádio Educadora FM – 107.5. Na oportunidade os mc’s Na Bruxa, Alissão, Jãan e 10 falam sobre a carreira do grupo, conta como está o movimento hip-hop na região e lançam música.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e uma sonora com Mameto Kamurici, do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, que fala sobre a campanha “Escolhi e Fui Escolhida por uma Religião de Ancestralidade Africana – Sou do Candomblé”.

No set list músicas do Insólitos, Opanijé, Crônica Mendes e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, com apoio da Rádio Educadora FM 107.5 e o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#FiqueEmCasa #HipHopComVida

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

jan
15

Conexão Samba Vivo

Postado por DjBranco

conexao samba vivoA 8ª edição do projeto será realizada através de Live pelo site YouTube

A 8ª edição do Samba Vivo já tem data e horário confirmados. Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, o projeto intitulado Conexão Samba Vivo acontece no dia 23 de janeiro de 2021 (sábado), às 17h, através de uma Live com duração de 1h 30minutos, transmitida pelo site YouTube, no canal oficial do Samba Vivo no LINK, que há dois anos conta com a produção da Execute Entretenimento.

A música e o debate sempre marcaram presença em todas as edições do Samba Vivo e este ano, não poderia ser diferente; obedecendo todos os protocolos de segurança sugeridos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Conexão Samba Vivo tem início com a roda de conversa “ Samba em tempos de Pandemia”, com apresentação do grupo Samvela, e participações das bandas Bambeia, Eterna Dimensão, Eduardinho FM e Negros de Fé; com direito a interprete de libras.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.