IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico para categoria ‘Lançamentos’

nov
15

Ilê Aiyê comanda Concha Negra com participações de Criolo e Daniela Mercury

Postado por DjBranco

Ilê AiyêEvento acontece neste sábado (18) e celebra 44 anos da entidade

Bloco afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê comanda neste sábado  (18), a partir das 18h, a Concha Negra, projeto que integra a programação do Novembro Negro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o espetáculo terá como convidados especiais os cantores Daniela Mercury e Criolo, além de abertura com o Bando de Teatro Olodum.

Conhecido como “o mais belo dos belos”, o Ilê Aiyê nasceu no Curuzu – Liberdade, bairro de maior população negra do país, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. O espetáculo será o palco de celebração dos 44 anos recém-completados no dia 1º de novembro, e que está sendo marcada pela campanha de financiamento coletivo “Sou Ilê o ano inteiro” (disponível em http://tinyurl.com/sou-ile), que visa a arrecadar recursos para regularizar as atividades das escolas Mãe Hilda e Band’Erê, que, até 2016, atendiam 340 crianças.

 

(mais…)

nov
13

Ilê Aiyê cria campanha de crowdfunding para seus projetos de educação

Postado por DjBranco

SouilêoanointeiroCom o mote “Sou Ilê o ano inteiro” a entidade aposta na ação de financiamento coletivo para regularizar atividades das escolas Mãe Hilda e Band’Erê

Bloco afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê tornou-se o mais belo dos belos ao inaugurar na avenida um novo tempo de exaltação da estética negra. Transformou-se num símbolo do Carnaval de Salvador, ícone de resistência na luta contra o racismo e vem encantando o mundo com o som dos seus tambores e canto único. Mas ao completar 44 anos no dia 1º de novembro, a entidade quer chamar atenção para uma faceta do seu trabalho bem menos conhecida: o atendimento diário a crianças por meio das suas escolas Mãe Hilda e Band’Erê.

“As comemorações pelos 44 anos do Ilê estão voltadas para o lançamento da nossa campanha de financiamento coletivo. A nossa escola de arte-educação Band’Erê está parada há mais de um ano e a Escola Mãe Hilda este ano só teve como funcionar com 50 vagas. Essa realidade, que é resultado de toda dificuldade que passamos, impactou a vida de muitas crianças e suas famílias”, comenta Vovô, presidente do Ilê Aiyê.

 

(mais…)

nov
12

República do Reggae, dia 18 de novembro em Salvador

Postado por DjBranco

República do Reggae

Considerado o maior Festival de Reggae da América Latina e um dos mais relevantes do mundo, a República do Reggae que esse ano completa a sua 14ª edição. Artistas renomados nacional e internacionalmente vão passar pelo palco do Festival, que neste ano acontece no dia 18 de novembro, a partir das 16h20, no Wet’n Wild.

Alpha Blondy, The Congos, Ponto de Equilíbrio, Edson Gomes e  Tribo de Jah. 

No Palco Resistência, Jeremias Gomes, A Unidade, Dissidência, Igor Salify e Renata Bastos, Já a Dub Arena, terá uma programação que reunirá MCs, Djs e Singjays, e a Aldeia Hippie de Arembepe, seus artesãos.

 

(mais…)

nov
12

Evolução Hip-Hop é homenageado na abertura do Novembro Negro

Postado por DjBranco

Evolução Hip HopNa última quarta-feira (12), o programa Evolução Hip-Hop foi um dos homenageados durante a abertura do “Novembro Negro” na Bahia, realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), no Teatro Castro Alves. A homenagem foi aos 10 Anos da Faixa Negra da Rádio Educadora FM 107.5 que é formada pelos programas No Balanço do Reggae, Evolução Hip-Hop, Tambores da Liberdade e Rádio África.

Os programas contribuem para a reafirmação da cultura e identidade do povo negro e para o enfrentamento ao racismo e a Intolerância Religiosa.

Na placa “Dez anos de comunicação afirmativa, valorizando e fortalecendo a diversidade étnico-racial”.

(mais…)

nov
10

Celebrando o Dia Mundial do Hip-Hop em Salvador

Postado por DjBranco

Dia Mundial do Hip-Hop em SalvadorA Associação Cultural Hip-Hop Nova Saga, realiza neste sábado (11), a partir da 15h, no Espaço Cultural da Barroquinha, o evento “Celebrando o Dia Mundial do Hip-Hop”, ação que irá contar bate-papo, mostra de vídeos e intervenções artísticas. Com objetivo de celebrar o dia, refletir sobre a contribuição do hip-hop para o empreendedorismo local, e para difundir o movimento hip hop enquanto movimento de transformação sócio-cultural. Foram convidados para o representantes dos seguintes orgãos: Conselho Municipal do Carnaval (CONCAR), SETRE, SECULT, SALTUR Fundação Gregório de Matos. Entrada gratuita!

O HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80, pois era propagada na mídia, a febre chamada BREAK DANCE, 0s 04 elementos que compõe o hip hop. Em Salvador vem crescendo a cada dia nas periferias de Salvador, O BREAK: representa o corpo através da dança. O MC: a consciência, o cérebro, O DJ: a alma, essência e raiz. O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação.

(mais…)

nov
8

Abrindo o mês da Consciência Negra, CESE e SOS Corpo promovem debate público e espetáculo “Isto Não é uma Mulata”

Postado por DjBranco

Isso não é uma MulataRepresentações históricas das mulheres negras, somadas às representações contemporâneas, bem como exposições negativas e estereotipadas na mídia e na cultura, serão temas do debate público promovido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, nesta quinta-feira (09/11), às 19h, no auditório do MAB – Museu de Arte da Bahia.

A iniciativa que tem como objetivo contribuir para fortalecer o protagonismo das mulheres negras no debate público e nos processos de participação social, faz parte da Ação “Mulheres Negras e Populares: Traçando Caminhos e Construindo Direitos”, com financiamento da União Europeia no Brasil.

Na ocasião, haverá a apresentação do projeto multilinguagens Isto Não É Uma Mulata, com o solo performático da atriz Mônica Santana. O espetáculo trabalha de forma irônica com as mesmas questões abordadas no debate, visitando clichês na representação da mulher negra, por vezes, reduzida ao trabalho doméstico, à sensualidade, ao corpo exuberante.

 

(mais…)

nov
4

Bahia abre Novembro Negro 2017

Postado por DjBranco

Novembro Negro

A Bahia inicia um conjunto de eventos alusivos ao Novembro Negro, período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra. Marcando a abertura oficial, um espetáculo com o Bando de Teatro Olodum e as cantoras baianas Juliana Ribeiro, Marcia Short, Wil Carvalho, Larissa Luz, dentre outras atrações, acontece no Teatro Castro Alves (TCA), na próxima quarta-feira (8), às 19h. O evento terá transmissão ao vivo da TVE e do Portal do Irdeb (www.tve.ba.gov.br/tveonline). O espetáculo será antecedido por apresentações artísticas de alunos da rede pública estadual, no foyer do TCA. Ingressos podem ser adquiridos pelo preço popular de R$1 (inteira) e 0,50 (meia).

 

(mais…)

nov
3

Bahia Criativa em pauta no Evolução Hip-Hop deste sábado (04)

Postado por DjBranco

Bahia CriativaNa última quarta-feira foi lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Escritório Bahia Criativa um conjunto de 10 videoaulas com temas relativos à economia criativa e empreendedorismo cultural, com o propósito de contribuir para a capacitação e qualificação profissional de produtores e gestores culturais. O Evolução Hip-Hop esteve presente e fez a cobertura do lançamento, gravamos entrevistas com a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, o Superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, e o especialista em empreendedorismo cultural, Júlio Marques, que vai ao “ar” neste sábado (04), às 17h, na 107.5 Educadora FM. Não perca!

As videoaulas estão disponíveis no website www.bahiacriativa.ba.gov.br  e são complementadas por módulos em PDF para download gratuito.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muita mais.

No set list músicas de O Quadro, Racionais, Criolo e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

OBS: Às 18h, nos estados que tem horário de verão.

Produção e apresentação: Dj Branco

(mais…)

out
20

Evolução Hip-Hop faz um balanço do Encontro Nacional de Comunicação das Periferias

Postado por DjBranco

Encontro Nacional de Comunicação das PeriferiasEvolução Hip-Hop deste sábado (21), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM, faz um balanço do que aconteceu no “Encontro Nacional de Comunicação das Periferias”, realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, no Observatório de Favelas, Maré, Rio de Janeiro. Nesta edição você conferi entrevistas com vários participantes do encontro, Dj Branco esteve presente e fez a cobertura de tudo que rolou.

Temos ainda o quadro CMA Hip-Hop Informa e muita mais.

No set list músicas de Dexter, Triplice,  Fora do Padrão e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

OBS: Às 18h, nos estados que tem horário de verão.

O encontro  reuniu ativistas e comunicador@s de 18 estados brasileiros e 04 países, jovens e adultos de vários gêneros e etnias para pensar estratégias de comunicação a partir do olhar da periferia para lutar pela vida e pela garantia de direitos.

Produção e apresentação: Dj Branco

 

(mais…)

out
20

2ª Ciclo Formativo Opará Saberes visa entrada e permanência de negros na pós-graduação pública

Postado por DjBranco

Opará Saberes

Evento começa 24 de outubro e confirma filósofa Djamila Ribeiro em conferência de abertura. Iniciativa oferece orientações gratuitas de suporte teórico e metodológico, além de apoio psicológico e acompanhamento dos projetos

Enfrentar as dinâmicas sociais, econômicas e políticas que precarizam a educação pública no Brasil e dificultam o acesso e ingresso da população negra nos cursos de nível superior nas universidades estaduais e federais, não tem sido tarefa fácil para negros e negras. No campo da pós-graduação, as barreiras impostas ainda são maiores, tanto nas aprovações dos projetos, quanto na permanência destes/as estudantes negros (as) – sobretudo daqueles (as) que tratam de temáticas raciais em suas pesquisas. Por isso, na compreensão de que é preciso dar suporte teórico e metodológico para estas pessoas, surge o ciclo formativo “Opará Saberes”, que chega à 2ª edição em Salvador/BA, como apoio à ocupação negra nas vagas de mestrado e doutorado, por meio da valorização e instrumentalização dos saberes com epistemologias feministas, afrocêntricas e decoloniais.

 

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.