IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
mar
16

Smony em bate-papo no Evolução Hip-Hop de HOJE (16)

Postado por DjBranco

SmonyA cantora e compositora baiana Smony, atualmente radicada na França,  é a convidada do programa  Evolução Hip-Hop de hoje (16), que vai ao “ar” às 17h, na 107.5 Educadora FM. Smone traz em sua música um toque tropical e urbano que mistura latino, ritmos brasileiros e rap.

Ainda nesta edição temos o quadro “CMA Hip-Hop Informa” e muito mais.

No set list músicas de Smony, Criolo, Thaíde e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui  http://www.educadora.ba.gov.br/educadoraonline

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Apresentação: Dj Branco

Leia o resto deste post »

mar
9

Batalha do Rosário faz homenagem as mulheres em Itaberaba-BA

Postado por DjBranco

Batalha do RosárioFruto de parceria entre a A.C.A.B – Associação Cultural Arte do Bairro e o Projeto Escolas Culturais, a Roda Cultural “Batalha do Rosário”, faz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos artistas locais. O evento que acontece neste sábado (09), e domingo (10), terá entrada gratuita e irá contar com roda de diálogo, batalha de rimas, batalha de break e shows.

A programação terá início hoje (sábado), às 18h, na Rodoviária Velha com a roda de diálogo “Educar com Hip-Hop” que contará com a presença do articulador do movimento hip-hop local, artista e coordenador do Projeto Escolas Culturais em Itaberaba, Ivan Graffiti, e do produtor cultural, comunicador social, empreendedor e arte-educador, Dj Branco, que na oportunidade fará uma apresentação da “Casa do Hip-Hop Bahia”, projeto em andamento que terá sede em Salvador e será um polo de formação e produção cultural que irá trabalhar com arte-educação, empreendedorismo e tecnologia da informação, um espaço de referência da cultura hip-hop e juventude negra do estado.

Leia o resto deste post »

mar
3

Opanijé faz show em homenagem a Moa do Katendê no Carnaval do Pelô!

Postado por DjBranco

1082280_550529468345359_1780666736_oCom repertório autoral, o grupo de rap baiano Opanijé subirá no palco do Largo Tereza Batista, Pelourinho, nesta terça de Carnaval (05). Durante o show o grupo fará homenagem ao Mestre Moa do Katendê, cantando “Moço Lindo do Badauê”, além de apresentar o projeto Coletivo Obi’Ebó” com músicas que fazem referência aos orixás Exú e Ogum.

O maestro Mestre Mario Pam do Ilê Aiyê irá comandar a percussão durante o show, que terá as participações dos rappers Vagabundo Prodígio, Fernandez, Aspri (RBF), Xarope Mc, Wall e Nelson Maca.

Leia o resto deste post »

fev
23

Vras77, Afro Jhow e Zakyn Sodré marcam presença no Evolução Hip-Hop de HOJE (23)

Postado por DjBranco

Evolução Hip-Hop HOJEO cineasta periférico Vras77 (SP), e os rappers Afro Jhow e Zakyn Sodré, são os convidados do programa Evolução Hip-Hop de hoje (23), que vai ao “ar” às 17h, na 107.5 Educadora FM. E hoje vai rolar lançamentos com exclusividade, Afro Jhow lança seu novo single “Eu nasci Rei” que conta com participação do cantor e compositor Adelmo Casé, da banda Negra Cor, o rapper Zakyn que faz parte da nova geração da cena hip-hop baiana também lança música e fala sobre a gravação de seu primeiro vídeo clipe, gravado por uns dos maiores cineastas do rap brasileiro, o premiado internacionalmente  Vras77. Vai ser quente e você não pode perder!

Ainda nesta edição temos o quadro “CMA Hip-Hop Informa” e muito mais.

No set list músicas de Afro Jhow, Zakyn, Lddoiz e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui  http://www.educadora.ba.gov.br/educadoraonline 

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Apresentação: Dj Branco

Leia o resto deste post »

fev
22

Hip-Hop ganha força no Carnaval do Pelô

Postado por DjBranco

Hip Hop Carnaval

Da Ascom/SecultBa

O hip-hop ganha maior presença no Carnaval do Pelô deste ano, fortalecendo o circuito para quem busca curtir estilos alternativos aos mais comuns da folia. Neste ano, cinco atrações representam o gênero na programação, representando a juventude das comunidades de Salvador e do interior do estado.

“É nosso compromisso fomentar a Juventude e a Cultura Periférica, e o Estado deve atuar na promoção das ações de apoio e fortalecimento institucional da cultura hip-hop. Para tanto, ampliamos a presença do hip-hop no Carnaval do Pelô, oferecendo um circuito alternativo para fãs do gênero durante a folia. Esta é uma ação que simboliza o reconhecimento e importância do seu valor artístico e cultural”, declara a secretária de cultura, Arany Santana.

Leia o resto deste post »

fev
15

40ª Noite da Beleza Negra faz grandes homenagens e promete festa memorável neste sábado (16)

Postado por DjBranco

Mãe Hilda e Gilberto Gil

Lazzo Matumbi, Russo Passapusso e Nabiyah Be participam do espetáculo, que tem Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gilberto Gil como atrações musicais ao lado da Band’Aiyê

Gilberto Gil se apresenta em voz e violão na Noite da Beleza Negra 2019, que traz entre seus temas uma homenagem a Mãe Hilda Jitolu

A grande expectativa de quem vai à Senzala do Barro Preto próximo sábado (16) é conhecer a nova Deusa do Ébano, aquela que ocupará o posto de Rainha do Ilê Aiyê em 2019. Mas o roteiro da 40ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê vai muito além. O espetáculo gira em torno de três grandes homenagens: os 40 anos do concurso, os 45 anos do bloco e os 10 anos sem Mãe Hilda, iyalorixá que deu o nome de batismo e definiu a linha filosófica do trabalho do Ilê, sendo mãe biológica de Antonio Carlos Vovô, Vivaldo Benvindo, Dete Lima e Hildelice Santos, fundadores e diretores do bloco.

Leia o resto deste post »

fev
4

Shopping Piedade promoverá a 6ª edição do Projeto Samba Vivo

Postado por DjBranco

Samba VivoO Projeto Samba Vivo celebra a ancestralidade cultural do povo negro no evento “Nossas raízes”, com balcão de merchandising, vendas de ingressos para eventos, fantasias para carnaval, apresentações culturais, ações promocionais, afirmativas, rodas de conversa, oficinas, semana da beleza e a exposição “Mostra Bahia Matriz”. Além de oferecer serviços, cultura e entretenimento para população de Salvador e turistas, o projeto contribui com a fomentação da cultura afro, dando visibilidade e proporcionando empregos diretos e indiretos.

Durante os meses de janeiro e fevereiro o público terá a sua disposição o “SAMBA VIVO BOX” – um balcão de merchandising e vendas de ingressos para eventos, fantasias carnavalescas de blocos de samba, indígena, afro e afoxés, contribuindo para valorização da nossa cultura e fortalecimento do afro empreendedorismo.

A partir de fevereiro até o dia 1º de março, o Projeto Samba Vivo apresentará uma programação descontraída com apresentações culturais, ações promocionais, afirmativas, rodas de conversa, oficinas, semana da beleza e a exposição “Mostra Bahia Matriz”.

Leia o resto deste post »

fev
4

Suiede Kintê fala da luta por direitos na série Polêmicas Contemporâneas

Postado por DjBranco

Suiede KintêA série Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (03) apresenta a jornalista e produtora cultural, Sueide Kintê, falando de direitos evidentes. O episódio “Lutar pelo que parece óbvio”, levanta questões como racismo, homofobia e misoginia e como esses comportamentos enraizados são tratados na sociedade contemporânea. A exibição é nesta segunda-feira (04), às 21h15, na TVE Bahia, com horário alternativo na quarta-feira (06), às 17h30, e no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Na série, a jornalista, que atualmente se dedica ao projeto #maisamorentrenós e integra o grupo de mulheres Flores de Dan e a articulação Mulheres & Mídias Bahia, fala da caminhada por direitos evidentes e levanta o debate sobre problemas que já deveriam ter sido superados. “Não seria óbvio dizer que não se mata homossexuais e mulheres? Não seria óbvio dizer que não se humilha pessoas por causa dos seus traços étnicos?”, argumenta.

Leia o resto deste post »

jan
29

Thaíde lança clipe “Povo de Aruanda”, e exalta o Candomblé

Postado por DjBranco

Thaíde Povo de AruandaNascido e criado no Candomblé, o rapper Thaide viu, ainda criança, a existência da intolerância religiosa e o desconhecimento da sociedade perante as crenças africanas e afro-brasileiras. Em “Povo de Aruanda” o músico traz rimas e versos que contam pontos importantes sobre a história e a devoção das religiões Umbanda e Candomblé, e questiona os rótulos e o preconceito vindos de outras religiões. Gravado em Camburizinho, São Sebastião, litoral de São Paulo, e no Vale dos Orixás, em Santo André.

Leia o resto deste post »

jan
28

Salvador sedia 10ª Caminhada do Maior Monumento Orixá no Brasil

Postado por DjBranco

Pedra de XangôAcontece no dia 10 de fevereiro, em Cajazeiras, Salvador a 10ª Caminhada da Pedra de Xangô. O objetivo do evento é valorizar a Pedra de Xangô, Maior Monumento Orixá no Brasil e somar as lutas contra a Intolerância Religiosa, preservação do Patrimônio Material e Imaterial, integração humana e fortalecimento das heranças africanas.

A 10ª Caminhada é um evento de recuperação de uma importante tradição religiosa da Bahia, um dos marcos de resistência e luta do povo negro da Região Metropolitana de Salvador, pois a Pedra de Xangô, localizada em uma área de mata, servia de refúgio para negros escravizados. Há 29 anos, Mãe Iara de Oxum, terreiro Ilê T’omin Kiosisé Ayó, foi fazer oferendas aos orixás e descobriu a pedra na vasta mata, após a descoberta teve a confirmação no jogo de Ifá que do Orixá Xangô.

Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.