IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
nov
30

IV Semana Preta do IFBA / Seabra

Postado por DjBranco

Semana Preta IFBA

Com o tema “Diamante Negro”, em homenagem à história e ao povo da Chapada Diamantina, que teve, nessa pedra preciosa, uma das suas principais fontes de riqueza, e, ainda hoje, mantém em seu território diversos quilombos e comunidades rurais negras como símbolo de resistência, a  acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro no I Fórum de Pesquisas Pretas do Instituto.

Na ocasião, também ocorrerá o I Fórum de Pesquisas Pretas do Instituto, que pretende promover uma rede com os pesquisadores da temática racial, a fim de fortalecer a política afirmativa na instituição e acelerar a criação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) do IFBA. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através deste link, até o dia 20 de outubro
Link para submissão de trabalhos nas modalidade resumo expandido e relatos de experiências: https://form.jotformz.com/62633937865671

Normas para submissão de trabalhos: http://www.seabra.ifba.edu.br/images/PDF/Normas_SemanaPreta2016.pdf

 

Leia o resto deste post »

nov
30

DJ Branco fala sobre importância da comunicação para o fortalecimento do movimento hip hop

Postado por DjBranco

Do Rap071

Ele milita desde o final da década de 90 na cena do hip hop baiano. Comunicador e um dos principais nomes na luta pelas rádios comunitárias, produz o programa Evolução Hip Hop, na Rádio Educadora FM (107.5). Hamilton de Oliveira, conhecido como DJ Branco, é um dos nomes mais relevantes para o cenário do movimento no estado.

Em 2005, ele criou o coletivo Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop (CMA HIPHOP), que trabalha com a articulação, mobilização e produção de comunicação social do movimento hip hop na Bahia. Ele específica que o grupo “dialoga também com movimentos sociais em geral e, principalmente, com o movimento negro”. Dj Branco critica fielmente a legislação para concessão de rádios comunitárias no Brasil.

Link:  http://www.rapzeroseteum.com/single-post/2016/11/27/DJ-Branco-fala-sobre-import%C3%A2ncia-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-para-o-fortalecimento-do-movimento-hip-hop

 

Leia o resto deste post »

nov
26

CESE promove evento que discutirá os direitos da juventude

Postado por DjBranco

CESEEncontro discutirá os direitos da juventude brasileira

Apesar do Brasil possuir uma lei que reconhece a juventude como protagonista de direitos, o Estatuto da Juventude, a existência dessa legislação não assegura a consolidação de políticas públicas que contribuam na transformação significativa da situação vivida pela juventude brasileira. Para debater sobre o tema e o agravamento das perspectivas sociais no país, a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, em parceria com CIPÓ – Comunicação Interativa, Levante Popular da Juventude, MCPS – Movimento de Cultura Popular do Subúrbio,  REPROTAI – Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe e Visão Mundial promovem o Debate Público Juventudes no Foco – Nenhum Direito a Menos, no dia 03 de dezembro, sábado, das 8h às 19h, no SINDAE (Rua General Labatut, 64 – Barris – Salvador).

O evento vai contar com mesas de trabalho discutindo temas como a efetivação do Estatuto da Juventude, direito à participação, igualdade entre outros, divididos em 11 eixos e debatidos por mesas de trabalho. A programação também contará com intervenções poéticas, apresentações musicais e trocas de experiências. É estimada a presença de 200 lideranças juvenis.

Leia o resto deste post »

nov
24

24/11- EVOLUÇÃO HIPHOP 09 ANOS DE RESISTÊNCIA NA 107.5 EDUCADORA FM

Postado por DjBranco

Dj Branco Evolução Hip-HopHOJE (24/11), o Evolução Hip-Hop completa 09 anos de transmissão pela 107.5 Educadora FM, programa que compõe a Faixa Negra da emissora. Tempo que representa crescimento, perdas e ganhos.

Embora um dos principais ganhos tenha sido o grande índice de audiência no horário, três prêmios nacionais e o alto nível de visibilidade das pautas e ações dos movimentos sociais, negro e hip-hop, se verifica que o investimento para a manutenção do programas ainda está distante de ser alcançado.

Desde sua estréia na Rádio Educadora FM em 24 de novembro de 2007 o Evolução Hip Hop vem contribuindo com o fomento, promoção, difusão, fortalecimento e reafirmação da cultura e identidade, dando voz e vês a grupos que historicamente foram colocados a margem da grande mídia convencional e criminalizados por elas.

Leia o resto deste post »

nov
19

Evolução Hip-Hop é Consciência Negra

Postado por DjBranco

Zumbi

O programa Evolução Hip-Hop de hoje (19), que vai ao “AR”, ÀS 17h, na 107.5 Educadora FM, é dedicado ao “Dia da Consciência Negra”. Nesta edição vamos dá a agenda das ações em celebração a Zumbi dos Palmares neste fim de semana, o quadro “Momento Vojo”, trás opiniões de pessoas comuns sobre o que é Consciência Negra e a maioria das músicas tocadas fazem referência à data.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

Leia o resto deste post »

nov
17

Espetáculo Faiya estreia na sexta-feira (18) no Festival A Cena Tá Preta!

Postado por DjBranco

A Cena tá PretaA música está no ar. A poesia também. Elas já estão de encontro marcado e será na estreia do espetáculo Faiya, na sexta-feira (18). O espetáculo levará ao palco do Teatro Vila Velha, o show com cantor e compositor Dão e o multi-instrumentista, Maurício Lourenço. Juntos, eles promoverão uma viagem lúdica e musical à África, dirigida pelo ator Jorge Washington, integrando a programação do Festival A Cena Tá Preta!

Já na estreia, o Faiya promete inovar e apresenta um novo formato de composição cênica no Vila Velha. Além disto, fará uma releitura de clássicos de compositores negros e tocarão composições autorais repletas de influências da cultura africana. “Podemos dizer que estas canções compartilharão a sensação da resistência de nossos ancestrais”, comenta Jorge Washington que ainda explica que o nome do espetáculo é em homenagem ao ritual iorubano “Antigos iorubanos quando queriam encantar e seduzir os presentes em suas rodas de danças e cantigas emitiam sons imprimindo o sentimento de felicidade. Esse som era o Faiya”, comenta o ator que ainda resume dizendo que Faiya em ioruba seduzir, encantar.

Leia o resto deste post »

nov
13

Terreiros do Engenho Velho da Federação marcham contra a intolerância religiosa, pelo fim da violência e pela paz

Postado por DjBranco

Intolerância ReligiosaNa próxima terça-feira, 15, a partir das 15 horas, as comunidades de terreiros localizados no Engenho Velho da Federação realizam a XII edição da Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz. O ponto de concentração é o final de linha do bairro onde fica o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó.

Vestidos de branco, sacerdotisas e sacerdotes das diversas matrizes das religiões afro-brasileiras saem às ruas para manifestar o seu repúdio contra o desrespeito à liberdade de culto assegurada pela legislação brasileira. A caminhada começou em 2004, quando terreiros do bairro começaram a ser alvo de ataques movidos por igrejas neopentecostais.

Leia o resto deste post »

nov
12

Hoje é DIA MUNDIAL DO HIP-HOP

Postado por DjBranco


Dia Mundial do Hip-Hop blog

 

Leia o resto deste post »

nov
8

Simples Rap’ortagem realiza show de lançamento do clipe “Bocada”

Postado por DjBranco

Simples raportagem - lancamento so na bocadaBanda Simples Rap’ortagem realiza show de lançamento do clipe “Bocada”, que teve participação dos atores Alan Miranda e Deko Matogrosso, além de diversas baianas de acarajé de Salvador. O vídeo conta a história bem-humorada e irreverente de um personagem viciado em acarajé.

Com mais de 20 anos de carreira, a Simples Rap’ortagem possui três CDs e um EP gravados. Comandada pelos rappers Jorge Hilton e Preto Du, a banda de Rap costuma abordar temas da cultura e identidade negras, com fortes marcas regionais. Não é diferente no clipe da música “Bocada” (faixa 3 do disco “Vinho de 20”). A composição de Jorge Hilton narra a saga de um baiano, viciado em acarajé, por diversos tabuleiros de Salvador. O músico confessa que em grande medida representa a si próprio, mas observa que muita gente vai se identificar. O show de lançamento do Clipe “Bocada” está marcado para o dia 19/11, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha, com ingressos a preços populares: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).

Leia o resto deste post »

nov
7

Salvador Hip-Hop celebra dia mundial da cultura

Postado por DjBranco

Dia Mundial do HipHopPara celebrar o dia mundial da cultura, Prefeitura de Salvador através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) promovem o Salvador HipHop, que acontece nos dias 11 e 12 de novembro no Espaço da Barroquinha, com entrada gratuita. Além de shows musicais, serão dois dias de atividades dentre elas debates, oficinas, feira afro-empreendedora e apresentações das linguagens artísticas do Hip Hop. A programação conta ainda com rodas Break Dance, Grafite, DJ’s, além de promover o contato e a experiência com esta cultura urbana referenciada no comportamento, música, moda e outros elementos caracterizadores do estilo.

No primeiro dia haverá uma mesa de abertura tendo como o tema o Hip Hop em Salvador, acontece também no Espaço a Feira Afro-Hip Hop com a participação de oito expositores com produtos como CDS, vinis, roupas, acessórios entre outros. Ainda no sábado, o DJ Tau irá embalar coquetel.

Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2016 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.