IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade
jan
16

Insólitos em entrevista no Evolução Hip-Hop de hoje (16)

Postado por DjBranco

IMG-20210112-WA0454O grupo rap Insólitos do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, na Bahia, é o convidado do programa Evolução Hip-Hop de hoje (sábado), que vai ao “ar”, às 17h, na Rádio Educadora FM – 107.5. Na oportunidade os mc’s Na Bruxa, Alissão, Jãan e 10 falam sobre a carreira do grupo, conta como está o movimento hip-hop na região e lançam música.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e uma sonora com Mameto Kamurici, do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, que fala sobre a campanha “Escolhi e Fui Escolhida por uma Religião de Ancestralidade Africana – Sou do Candomblé”.

No set list músicas do Insólitos, Opanijé, Crônica Mendes e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, com apoio da Rádio Educadora FM 107.5 e o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#FiqueEmCasa #HipHopComVida

Apresentação: Dj Branco

Leia o resto deste post »

jan
15

Conexão Samba Vivo

Postado por DjBranco

conexao samba vivoA 8ª edição do projeto será realizada através de Live pelo site YouTube

A 8ª edição do Samba Vivo já tem data e horário confirmados. Este ano, por causa da pandemia do coronavírus, o projeto intitulado Conexão Samba Vivo acontece no dia 23 de janeiro de 2021 (sábado), às 17h, através de uma Live com duração de 1h 30minutos, transmitida pelo site YouTube, no canal oficial do Samba Vivo no LINK, que há dois anos conta com a produção da Execute Entretenimento.

A música e o debate sempre marcaram presença em todas as edições do Samba Vivo e este ano, não poderia ser diferente; obedecendo todos os protocolos de segurança sugeridos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Conexão Samba Vivo tem início com a roda de conversa “ Samba em tempos de Pandemia”, com apresentação do grupo Samvela, e participações das bandas Bambeia, Eterna Dimensão, Eduardinho FM e Negros de Fé; com direito a interprete de libras.

Leia o resto deste post »

jan
13

Terreiros de candomblé pedem respeito às suas crenças

Postado por DjBranco

134361346_1371404076543774_7588515758578637680_oNo próximo 21 de janeiro, completam-se 13 anos da instituição dessa data como Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Resultado de uma homenagem à Ialorixá Mãe Gilda, falecida como vítima da intolerância religiosa em 1999, o dia 21 de janeiro simboliza a luta contra o desrespeito a qualquer escolha religiosa. Mas dados oficiais como os do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostram que, historicamente, esse desrespeito é maior em relação aos adeptos de religiões de matriz africana.

De acordo com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), entre 2017 e 2018 houve um aumento de 124% nos crimes de intolerância religiosa cometidos no Estado. Já na série histórica dos últimos seis anos, esse crescimento chegou a 2.250%.

Leia o resto deste post »

jan
12

Casa Preta Espaço de Cultura lança projeto Enxurrada III dias 16 e 17 de janeiro

Postado por DjBranco

projeto EnxurradaCom quatro meses de duração, projeto tem programação diversificada com temas transversais a tradição e a ancestralidade afro-ameríndia

A Casa Preta Espaço de Cultura, situada no Dois de Julho, em Salvador, inicia a terceira edição do projeto de dinamização cultural Enxurrada da Casa Preta com o show acústico da cantora e compositora nigeriana Okwei Odili e do espetáculo Pindorama, antes de chamar Brasil, a partir dos dias 16 e 17 de janeiro, respectivamente, às 20h e 17h.

No intuito de impulsionar, produzir e difundir a criação pulsante de artistas alternativos e locais, nos próximos quatro meses, entre janeiro e abril, a Enxurrada da Casa Preta III trará uma programação artística multilinguagem (espetáculos de teatro, shows musicais, podcasts), a ser transmitida nos canais virtuais do casarão centenário – Facebook e YouTube.

Leia o resto deste post »

jan
11

IFÁ abre inscrições para projetos de capacitação em dança

Postado por DjBranco

IFÁOs projetos de dança Pretas Mulheres Periféricas (PMP) e Corpo Iaô, promovidos pelo Instituto de Formação em Arte (IFA), estão com as inscrições abertas de 08 a 15 de janeiro. A iniciativa pretende atender 200 pessoas, sendo 100 jovens e 100 mulheres pretas, que desejam se aprimorar na arte do movimento, tendo como referência o universo da dança afro.

Os formulários de inscrições para os projetos estão disponíveis nos perfis do Instagram do IFÁ (@ifa.arte) e da Cia. de Dança Robson Correia (@cia_de_danca_robson). O trabalho que será realizado pelos professores envolvidos nas ações, terá como referência autores negros como: Ângela Devis, Abdias Nascimento, Djamila Ribeiro, Joice Berth, Sueli Carneiro, Kabenguelê Monanga e outros.

Leia o resto deste post »

jan
2

Instituto Baiano da Paz se destaca durante a pandemia

Postado por DjBranco

Instituto Baiano da PazO Instituto Baiano da Paz, foi fundado em 2009 com a missão de proporcionar autonomia e inclusão social de crianças, adolescentes, adultos e seus familiares no âmbito da proteção social básica, com prioridade para a população negra em situação de vulnerabilidade, buscando a garantia e defesa dos direitos sociais para o exercício da cidadania.

Atuando desde de 2011 no Centro Social Urbano em Castelo Branco, onde teve o comodato renovado para 05 anos em 2018,  o instituto disponibiliza cursos de informática básica, TI e Formação Cidadã atendendo a jovens de até 17 anos, moradores do bairro e na sua maioria negros e negras, através do seu centro de convivência, além de palestras sobre questões raciais, saúde, cidadania e direitos humanos.

Leia o resto deste post »

dez
18

UFBA abre inscrições para curso de formação para ativistas e movimentos sociais

Postado por DjBranco

Inscrições abertasDe 2 a 15 de janeiro/21 estarão abertas as inscrições para o curso em Comunicação, Política, Cultura e Sociedade, a ser oferecido de março a novembro pelo Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos da Universidade Federal da Bahia.

Totalmente de graça, as inscrições dar-se-ão exclusivamente pelo e-mail ocupaceao@gmail.com Informações gerais, de como efetivar as inscrições e documentos necessários a ser anexados já estão disponíveis no site http://permanecermiltonsantos.blogspot.com/

Trata-se de um curso teórico e prático de capacitação, voltado prioritariamente a ativistas de movimentos sociais, movimentos negros e formadores de opinião.

Leia o resto deste post »

dez
14

Documentário baiano que aborda intolerância religiosa ganha o grande prêmio do Design Brasileiro

Postado por DjBranco

Akara no Fogo da Intolerancia

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN- o BRASIL DESIGN AWARD (BDA) é a mais relevante premiação brasileira de design que tem como objetivo selecionar os melhores projetos do mercado nacional.

Àkàrà, no fogo da intolerância levou o OURO na categoria Craft for Design –  Motion que destaca o desenvolvimento de peças de animação 2D e/ou 3D, integradas ou não a live motion, além do GRAND PRIX, máxima premiação outorgada.

Leia o resto deste post »

dez
13

Funceb abre inscrições para masterclasses sobre os desafios da música no mundo pós-pandêmico

Postado por DjBranco

Cultura que MovimentaProgramação de masterclasses acontece dias 14 e 15 de dezembro, às 19h e 20h. Mentorias serão exclusivas para participantes e acontecem dias 16 e 17 de dezembro

Dando seguimento ao webinário “Cultura que Movimenta”, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, através de sua coordenação de Música, estão abertas as inscrições gratuitas para as segundas turmas de masterclasses que têm como temática principal “Os desafios da Música no mundo pós-pandêmico”.

As masterclasses irão acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro, e cada participante tecerá um convite exclusivo para encontros de mentoria, onde terão a oportunidade de compartilhar com mentores seus projetos e questões relacionadas ao tema. Interessados nas masterclass podem se inscrever através deste link https://www.sympla.com.br/urlAlias/render?alias=funceb-musica até uma hora antes do início de cada encontro. Os conteúdos serão transmitidos através da plataforma Zoom e haverá certificado para participantes.

Leia o resto deste post »

dez
13

Inscrições abertas para o projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro

Postado por DjBranco

Ilê AiyêA Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê, através do Edital Estadual da Década Afrodescendente 2020 promovido pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial-SEPROMI- BA, em parceria com a Rede Nacional de Afro Empreendedores -Reafro oferta o projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro.

O Owodúdù EMPREENDEDORISMO NEGRO visa contribuir para o fortalecimento, crescimento e visibilidade dos/das empreendedores negros e negras da região metropolitana de Salvador durante e pós pandemia provocada pelo Covid-19.

Leia o resto deste post »

Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.