Programas

A terceira edição da Série NEOJIBA

25 de maio de 2016
Ludwig van Beethoven

Beethoven

Nesta quarta-feira (25), o Especial das Seis dá continuidade à série mensal NEOJIBA, que revisita a vida e a obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven. A apresentação desta terceira edição fica por conta do diretor geral e fundador dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), Ricardo Castro e do diretor musical, Eduardo Torres.

Em consonância com o Ciclo Beethoven, que prevê apresentações temáticas orquestrais do NEOJIBA ao longo de 2016, cada programa da série trata de uma fase da carreira do compositor. Nesta edição, destaque para a 4ª sinfonia de Beethoven.

Finalizada em 1806, a Sinfonia No. 4 em Si Bemol Maior, Opus 60, marca um período peculiar na trajetória do compositor, visto que traz elementos mais alegres e menos trágicos, em contrapartida ao que se pode perceber, por exemplo, nas sinfonias No. 3 e No. 5. “Guardando esse aspecto de alegria, o Beethoven conseguiu escrever uma obra de uma profundidade incrível e de uma dificuldade técnica também muito inovadora pra orquestra. É uma grande sinfonia; ela dura 34 minutos e tem uma capacidade de transmitir emoções, virtuosismo, alegria e luzes incrível, e é muito agradável para a orquestra e pro público escutá-la”, comenta Ricardo.

Nos dias 29 de maio e 01 de junho, na Igreja de São Francisco e no Teatro Castro Alves, a Orquestra Juvenil da Bahia vai executar esta sinfonia ao vivo e na íntegra, bem como outras peças de Beethoven e a Bachianas Brasileiras No. 5, de Villa-Lobos, sob regência do maestro Ricardo Castro.

Nesta edição do Especial das Seis, vamos ouvir os movimentos I (Adagio – Allegro Vivace), II (Adagio) e IV (Allegro Ma Non Troppo) da Sinfonia No. 4 em Si Bemol Maior, Opus 60, de Ludwig van Beethoven, com interpretação da Filarmônica Alemã de Bremen e regência do maestro Paavo Järvi.

Produção: Marcelo Argôlo e Rodrigo Reis.

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.