Programas

O primeiro disco solo de Clara Gurjão

22 de maio de 2016
clara gurjão ela

Foto: Capa/Reprodução

No Especial das Seis desta terça-feira (24), a cantora, compositora e violonista carioca Clara Gurjão apresenta o primeiro trabalho da carreira solo. Intitulado “Ela“, o disco é produzido pela própria artista em parceria com Kassin, Marcelo Costa e Danilo Andrade, e traz repertório majoritariamente autoral, com influências da música pop e de nomes como Céu e Tim Maia.

Bacharel em MPB pela UNIRIO, Clara lançou esse álbum de estréia depois de anos de experiência como instrumentista e cantora em diversos projetos, como o grupo de samba Cabide de Molambo e o trio Violeiros Urbanos. Das doze faixas de “Ela”, dez são de autoria da artista. “Por ser um disco independente, eu tive muita liberdade de escolher as músicas que eu queria gravar. E foi um processo muito interessante, até como um autoconhecimento, porque resgatei composições que estavam guardadas há anos”, conta Clara.

Já as canções de outros compositores foram escolhidas por razões afetivas. É o caso de “Muito”, de Caetano Veloso, por quem Clara tem grande admiração. “Eu acho o Caetano um artista completo, porque além de ser um músico e compositor extraordinário, ele é uma pessoa muito inteligente, muito culta (…) e eu acredito que isso influa diretamente na música que ele faz”, opina a cantora. A composição do cubano Ernesto Duarte Brito, “Como Fué”, também foi registrada pela intérprete, que justifica a escolha: “[A faixa] vem pra contemplar a minha paixão pela música de Cuba, que é um interesse recente, mas muito forte na minha vida”.

Além das canções mencionadas, neste Especial das Seis você também vai ouvir faixas como “O Mundo é Tentador, Rapaz”, “Ela”; e “Vou te Esperar”.

Produção: Julli Rodrigues

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal educadora.ba.gov.br.