Programas

35 anos de Computer World

17 de maio de 2016
Kraftwerk - reprodução capa

Foto: Capa/Reprodução

Nesta quarta-feira (18), o Especial das Seis celebra os 35 anos de lançamento de “Computer World“, oitavo disco do grupo alemão de música eletrônica Kraftwerk. Com esse trabalho, os músicos de Düsseldorf imprimiram uma marca definitiva no pop ocidental. Quem apresenta esta edição é o pesquisador musical e fundador do coletivo Pragatecno, Claudio Manoel Duarte.

Lançado em 10 de maio de 1981, “Computer World” é considerado pela crítica um ponto alto na carreira do Kraftwerk. A temática do álbum gira em torno do papel crescente dos computadores na sociedade em diversas esferas, desde as tarefas cotidianas até os relacionamentos humanos. “Esse disco é tido como o auge da carreira do grupo porque discute temas atuais e acentua as batidas para a pista de dança. Portanto, cria essa relação entre o pop e o experimental sonoro sintético”, explica Duarte.

Em 1982, o Kraftwerk conquistou uma indicação ao Grammy na extinta categoria de Melhor Performance de Rock Instrumental, com a faixa-título que você ouve neste programa. Ela também foi o tema musical do projeto educativo “The Computer Programme”, da BBC de Londres. Já no Brasil, a música “Home Computer” foi usada nas vinhetas de intervalo da novela “Brilhante”, fato que impulsionou as vendas do disco.

Neste Especial das Seis, você também ouve as faixas “Computer Love” e “Pocket Calculator”.

Produção: Julli Rodrigues

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal educadora.ba.gov.br.