Programas

Conheça a cantora angolana Aline Frazão

20 de maio de 2016
Lusófonos - Aline Frazão - Foto por Dinis Santos

Foto: Dinis Santos

Nesta segunda-feira (23), o Especial das Seis traz mais uma edição da série mensal Lusófonos, que mostra um pouco da produção musical em países nos quais se fala português, com a apresentação e produção do jornalista Edu Coutinho. O destaque deste programa é a cantora, compositora e produtora musical angolana Aline Frazão, um dos grandes nomes da nova geração de músicos do país.

Nascida em Luanda, Aline hoje é radicada em Lisboa, mas já se apresentou em diversos países, inclusive no Brasil. A estreia fonográfica da artista aconteceu em 2011, com o disco “Clave Bantu”, que traz composições autorais e parcerias com os escritores angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki. Já o segundo trabalho, “Insular”, foi lançado em 2013 e apresenta faixas definidas pela cantora como músicas africanas para ouvir, e não para dançar, como normalmente se espera.

Além de falar de amor e do cotidiano, a poesia de Aline também é marcada pelo engajamento social e pela consciência em relação aos problemas do seu país de origem. Um exemplo disso é a faixa “Langidila”, que você ouve nesta edição. A canção homenageia a militante angolana Deolinda Rodrigues, que morreu em combate pela democracia na década de 1960.

Você também vai ouvir faixas como “Tanto”;, “O Céu da Tua Boca” e “Hermera”, em parceria com o músico português João Pires.

Produção: Edu Coutinho e Julli Rodrigues

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do IRDEB.