Reprises

Ouça Margareth “Para Gil e Caetano”

6 de maio de 2016
Margareth Menezes - Divulgação 2

Foto: Divulgação

O Especial das Seis desta terça (10) traz de volta a edição que destacou o álbum “Para Gil e Caetano”, de Margareth Menezes. Conhecida por ter difundido o afro-pop brasileiro, a cantora baiana é uma das atrações do Festival EU SOU A CONCHA, que marca a inauguração da nova Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Esse projeto de Margareth, que começou em 2012 com uma série de shows pelo Brasil, tinha como intuito saudar os 70 anos de Gilberto Gil e Caetano Veloso e os 25 anos de carreira da cantora baiana. Dois anos depois, o espetáculo ganhou corpo e foi gravado no Rio de Janeiro, resultando em um CD e DVD, que contou com a direção artística de Elísio Lopes Junior e a direção musical de Alexandre Leão. Além de Gil e Caetano, o álbum também traz as participações de Rosa Passos, Saulo Fernandes, Bem Gil, Moreno Veloso e Preta Gil.

Ao longo desses três anos levando à frente esse show dedicado aos músicos baianos, uma das coisas que mais chama a atenção de Margareth Menezes é a presença e a participação de pessoas com idades tão distintas: “isso pra mim está sendo engrandecedor, ver a geração nova que também valoriza isso. E esse legado deles não será suplantado tão fácil”. Embora acredite que tem muita gente nova fazendo coisas boas, a cantora defende que a importância de Gil e Caetano se relaciona muito com o contexto em que eles começaram. “Aquele momento que o Brasil e o mundo estavam vivendo era um momento especial, estava vindo o movimento hippie e tinha toda uma concepção de mudança de pensamento. E o que eles plantaram naquele momento ali firmaram um conceito de pensamento para expressão cultural urbana da música popular brasileira”, defende a cantora.

Neste Especial, Margareth Menezes vai falar sobre o início e a proposta deste projeto e da importância de Caetano Veloso e Gilberto Gil para a música brasileira. Ao longo deste programa, vamos ouvir canções como “Como 2 e 2”, “Luz dos Olhos” e “Andar Com Fé”.

Produção: Lara Maiato

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do IRDEB.