Programas

A segunda edição da Série NEOJIBA

25 de abril de 2016
pintura de Joseph Karl Stieler

Retrato de Beethoven por Joseph Karl Stieler

A música clássica tem um novo espaço mensal no Especial das Seis. É a série NEOJIBA, que nesta quarta-feira (27) chega à segunda edição. A apresentação deste programa é feita pelo diretor geral e fundador dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), Ricardo Castro, ao lado do diretor musical, Eduardo Torres.

Em consonância com o Ciclo Beethoven, que prevê apresentações orquestrais do NEOJIBA ao longo de 2016, cada programa da série será voltado para uma fase da carreira do renomado compositor clássico. O destaque desta edição é a terceira sinfonia, intitulada “Eroica”.

Possivelmente composta entre 1802 e 1804, “Eroica” é considerada um marco na história da música ocidental devido à enorme duração e complexidade. “50 minutos é a média de duração, enquanto que, na época, as sinfonias duravam a metade disso, as sinfonias de Mozart e Haydn”, comenta Ricardo Castro. O momento em que a composição foi escrita representou também o doloroso período de descoberta da surdez incurável e progressiva, aproximadamente aos 33 anos de Beethoven.

Nos dias 1º e 04 de maio, no Teatro Castro Alves e na Igreja de São Francisco, a Orquestra Juvenil da Bahia executa ao vivo esta e outras sinfonias do compositor. Nesta edição vamos ouvir a versão da Filarmônica Alemã de Bremen do primeiro (Allegro con brio) e terceiro (Allegro vivace) movimentos da Sinfonia nº 3 de Beethoven.

Produção: Marcelo Argôlo e Ananda Brasileiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal educadora.ba.gov.br.