Programas

Todos cantam Antonio Cícero

11 de março de 2016
Antonio Cícero - Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (14), Dia Nacional da Poesia, o Especial das Seis abre espaço para um especialista no assunto. Compositor, filósofo, poeta, crítico literário e escritor, Antonio Cícero fala sobre as canções que escreveu em parceria com grandes nomes da música brasileira, além de comentar as relações entre música e poesia ao longo da história da humanidade.

Cícero escreve poemas desde a juventude, mas estes só despontaram para o grande público quando sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, resolveu musicá-los. O primeiro deles foi “Alma Caiada”, conforme conta o compositor: “A Marina mexeu nas minhas coisas, pegou esse poema e musicou. Na hora eu fiquei até um pouco zangado, mas depois eu até comecei a gostar daquilo”.

A partir daí, Cícero faria composições em parceria não apenas com Marina, mas também com nomes como Lulu Santos, Claudio Zoli e Adriana Calcanhotto, dando origem a canções marcantes da MPB. É o caso de faixas que você ouve nesta edição, a exemplo “Inverno”, composta com Adriana, e “O Último Romântico”, na qual a autoria é partilhada com Lulu e Sérgio Souza, namorado do poeta na época. “Ele não era compositor nem letrista, mas era bastante inteligente. Quando ele viu que eu estava fazendo a letra, ele se meteu, disse umas coisas, e acabou participando da composição”, relata.

Nesta edição, você também ouve faixas como “Três”, na voz de Adriana Calcanhotto, e “À Francesa”, com Marina Lima.

Produção: Marcelo Argôlo e Julli Rodrigues

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do IRDEB.