Programas

O Playgrude da música baiana

2 de outubro de 2015
Playgrude por Nila Carneiro

Foto: Nila Carneiro

Os músicos Marcela Bellas, Helson Hart e Tais Nader formam, fazem e produzem o disco infantil “Playgrude”. O trabalho reúne também outros artistas baianos de diferentes estilos musicais e é nosso destaque no Especial das Seis desta terça-feira (06), na semana dedicada às crianças.

A gravação do álbum chegou num momento da vida dos dois em que todo assunto relacionado a criança estava bastante presente: Hart havia acabado de se tornar avô, desta vez de Julia, e Bellas estava grávida de Dulce. “Basicamente, o projeto começou com a ideia de fazer alguma coisa lúdica para a criançada e que não ficasse muito apegado àquela ideia de que criança é só ‘auê’. Então o ‘Playgrude’ criou uma sintonia com essa criançada que pega pelo lado da musicalidade, do sentido da letra”, comenta o cantor sobre a fonte de inspiração do trabalho.

Marcela Bellas e Helson Hart são parceiros na composição de todo repertório. O disco traz nove faixas inéditas e cada uma delas é interpretada por um cantor ou cantora diferente. “A gente começou a procurar artistas que tivessem essa cara, que tivessem essa criança dentro de si e que representasse bem cada tema”, conta a compositora. Assim como os temas das letras, variam também os estilos e ritmos das melodias.

Nesta edição vamos ouvir Dão em “Cores”, cuja ideia é a de uma batida afro/soul, Bailinho de Quinta na marchinha “Saúde” e Nancy Viégas cantando o rockabilly “Escola”.

Produção: Ananda Brasileiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal: educadora.ba.gov.br.