Programas

Koorax e Moreira tocam João Gilberto

25 de setembro de 2015
Ithamara Koorax - Capa disco

Foto: reprodução

As interpretações de João Gilberto para canções de Tom Jobim e Vinícius de Morais, Dorival Caymmi e outros compositores já são bem conhecidas. Contudo, poucos sabem que esse baiano de Juazeiro também compôs as próprias músicas. Elas foram reunidas pela cantora Ithamara Koorax e o violonista Juarez Moreira no disco “Bim-Bom: The Complete João Gilberto Songbook”. Ela apresenta o Especial das Seis desta terça-feira (29) ao lado do produtor do CD Arnaldo DeSouteiro.

A admiração que João Gilberto construiu no meio musical se deve, entre outros aspectos, ao diálogo que consegue estabelecer entre o canto e o toque do violão. Entre as principais canções do repertório dele estão releituras de sambas das primeiras décadas do século passado e interpretações de compositores contemporâneos.

Em “Bim-Bom”, Ithamara Koorax e Juarez Moreira mostram toda a obra registrada de João Gilberto como compositor. De fato, não são muitas: renderam apenas um disco simples com 12 faixas (sendo que uma delas se repete, cantada em português e inglês) em pouco mais de quarenta minutos. “João é um compositor eventual. Apesar de não serem muitas, as composições dele são de uma qualidade absurda”, afirma Ithamara.

O Este Especial das Seis traz faixas como “Bim-Bom”, ”Hoba La La” , “Um Abraço pro Bonfá” e algumas de João Gilberto com parceiros.

Produção: Marcelo Argôlo

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no site: educadora.ba.gov.br.