Os desaparecidos de Ayotzinapa

23 de setembro de 2015
Mexico Violence

Foto: Marco Ugarte

Em setembro de 2014, cinco estudantes foram mortos pela polícia e outros 43 foram detidos em Ayotzinapa, no estado mexicano de Guerrero. Desde então, estão desaparecidos. Em apoio aos familiares desses estudantes, artistas latino-americanos e latino-americanas colaboraram com o disco “De Vuelta A Casa”, que é o destaque da versão mensal do Latitudes Latinas no Especial das Seis desta sexta-feira (25).

O crime aconteceu porque cerca de 100 estudantes da Escuela Normal Raúl Isidro Burgos, ou Escuela Normal Rural de Ayotzinapa, se mobilizavam para conseguir apoio financeiro e participar de uma manifestação na capital mexicana no dia 02 de outubro (data bastante lembrada no país por causa do assassinato de centenas de pessoas, cometido pelo exército mexicano há 47 anos). O álbum contém músicas que foram compostas em protesto contra a violência praticada pelo Estado contra os civis.

Entre os artistas e grupos que participam do projeto, estão a mexicana Lian Ventura, o Belafonte Sensacional & Paulina Lasa, Los Mind Lagunas, os argentinos da Skaraway, a guatemalteca Bacteria Soundsystem Crew e a Mano Negra, fundada por Manu Chao.

Nesta edição, vamos ouvir “Verte Regresar”, “Señor Matanza” e “Somos Juventud”.

Produção: Ananda Brasileiro e Carlos Bonfim

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal: educadora.ba.gov.br.