Programas

Marcus Preto apresenta ‘Estratosférica’

17 de setembro de 2015
Gal Costa por Bob Wolfenson

Foto: Bob Wolfenson

O disco que marca os 50 anos de carreira de Gal Costa é o destaque do Especial das Seis desta segunda-feira (21). Quem apresenta a edição é Marcus Preto, diretor artístico de ‘Estratosférica’, que contou com a produção de Moreno Veloso e Kassin e foi lançado em maio deste ano.

Marcus Preto comenta o processo de construção do álbum, desde a primeira conversa com Gal Costa, em setembro de 2013. “O conceito do disco que ela planejava era mais clássico, o que ela também faz muito bem. Mas eu disse: Gal, eu acho que você tinha que seguir a história do ‘Recanto’ e trazer a galera nova pra perto”, conta.

Diferente de ‘Recanto’, trabalho anterior que trouxe apenas composições de Caetano Veloso, ‘Estratosférica’ guarda faixas inéditas assinadas por diversos artistas que estreiam na voz de Gal. De Mallu Magalhães a Thalma de Freitas, o disco traz, na maior parte, compositores jovens. Há também espaço para nomes como Marisa Monte e Arnaldo Antunes, além de Milton Nascimento, que divide uma parceria com Criolo.

Neste Especial das Seis, você ouve músicas como ‘Estratosférica’, faixa-título assinada por Céu, Pupillo e Junio Barreto, e “Por Baixo”, de Tom Zé, cujo Gal não gravava desde o primeiro álbum da carreira, em 1969.

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal: www.educadora.ba.gov.br.