Sem categoria

Ouça Margareth “Para Gil e Caetano”

16 de setembro de 2015
Margareth - Divulgação

Foto: Divulgação

O Especial das Seis desta sexta-feira (18) destaca o mais recente trabalho de Margareth Menezes, “Para Gil e Caetano”. Conhecida como uma das maiores difusoras do afropop baiano, a cantora lançou este ano um álbum em que se debruça sobre parte da obra dos músicos baianos.

O projeto, que começou em 2012 com uma série de shows pelo Brasil, tinha como intuito saudar os 70 anos de Gilberto Gil e Caetano Veloso e os 25 anos de carreira de Margareth. Dois anos depois, o espetáculo ganhou corpo e foi gravado no Rio de Janeiro, resultando em um CD e DVD, que contou com a direção artística de Elísio Lopes Junior e a direção musical de Alexandre Leão. Além de Gil e Caetano, o álbum também traz as participações de Rosa Passos, Saulo Fernandes, Bem Gil, Moreno Veloso e Preta Gil.

Ao longo desses três anos levando à frente esse show dedicado aos músicos baianos, uma das coisas que mais chama a atenção de Margareth Menezes é a presença e a participação de pessoas com idades tão distintas: “Isso pra mim está sendo engrandecedor, ver a geração nova que também valoriza isso. E esse legado deles não será suplantado tão fácil”.

Embora acredite que tem muita gente nova fazendo coisas boas, a cantora defende que a importância de Gil e Caetano se relaciona muito com o contexto em que eles começaram. “Aquele momento que o Brasil e o mundo estavam vivendo era um momento especial, estava vindo o movimento hippie e tinha toda uma concepção de mudança de pensamento. E o que eles plantaram naquele momento ali firmaram um conceito de pensamento para expressão cultural urbana da música popular brasileira”, defende a cantora.

Neste Especial, Margareth Menezes vai falar sobre o início e a proposta deste projeto e da importância de Caetano Veloso e Gilberto Gil para a música brasileira. Ao longo deste programa, vamos ouvir canções como “Como 2 e 2”, “Luz dos Olhos” e “Andar Com Fé”.

Produção: Lara Maiato

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal: www.educadora.ba.gov.br.