Programas

Lyra e as parcerias com Vinicius de Moraes

13 de agosto de 2015
Série Carlos Lyra e Parceiros - Parte 03 (Reprodução) 02

Foto: Reprodução

Na terceira parte da Série Carlos Lyra e Parceiros, veiculada nas segundas-feiras de agosto, o Especial das Seis será totalmente dedicado às colaborações com Vinicius de Moraes. Nesta segunda-feira (17), o artista vai comentar canções que se tornaram grandes clássicos da MPB.

Carlos Lyra foi um dos principais parceiros do Poetinha, assim como foram Tom Jobim, Baden Powell e Toquinho. As colaborações começaram por iniciativa do próprio melodista. “Eu sabia que ele era o poeta preferido do meu pai, que ele tinha feito ‘Operário em Construção’, e sabia que tinha feito ‘Orfeu da Conceição’, com Tom, que era uma coisa muito bonita”.

O repertório desta edição é formado principalmente pelas primeiras parcerias dos artistas, clássicos da bossa nova concluídos por Vinicius de Moraes apenas uma semana depois de receber as melodias de Carlos Lyra. Mas também vamos escutar temas de teor mais político, como o “Hino da UNE” e a “Marcha da Quarta-Feira de Cinzas”.

Em cinco capítulos, a Série Carlos Lyra e Parceiros aborda os mais importantes colaboradores do cantor e compositor, a exemplo de Vinicius de Moraes, Paulo César Pinheiro e Geraldo Vandré, além de trazer diversas interpretações do cancioneiro por diferentes artistas.

Produção: Renato Cordeiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.