Programas

Independentes da Bahia

30 de junho de 2015

INDEPENDENTES-DA-BAHIAjpegNo dia da Independência da Bahia, o Especial das Seis apresenta um programa com uma hora de duração e dedicado à cena musical independente do estado, comentada por Ronei Jorge e Luciano Matos, que apresentam semanalmente o programa Radioca da Educadora FM.

Além de reunir canções e intérpretes marcantes, os apresentadores desta edição discutem ainda o que é uma produção independente. “É um cenário desprendido de grandes gravadoras, de grandes aparatos empresariais. É um cenário que acontece por ele mesmo, em torno da música, e às vezes sem muito apoio”, define Luciano Matos.

O primeiro bloco passará pelo rock com diferentes influências, trazendo bandas como Inventura e Tabuleiro Musiquim, além do músico Giovani Cidreira. Filipe Lorenzo, que venceu o Prêmio Caymmi de Música 2015 na categoria Melhor Canção, é outro destaque da edição. Já o segundo bloco do programa vai ter nomes que já alcançaram uma visibilidade mais expressiva. Um exemplo é Tiganá Santana, soteropolitano que tem se destacado pela música com influências africanas e tem sido gravado por cantoras como Virgínia Rodrigues, também presente nesta edição.

Neste Especial das Seis, você ouve faixas como “Disfarce”, da dupla conquistense Caim, “Flor de Plástico”, de Russo Passapusso, e “História das Ganhadeiras”, assinada por Amadeu Alves e interpretada pelo grupo As Ganhadeiras de Itapuã, cujo primeiro disco venceu duas categorias no Prêmio da Música Brasileira.

Produção: Catarina Sampaio

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online pelo portal do Irdeb.