Programas

20 anos de “The Bends”

11 de março de 2015
Foto reprdução

Foto reprodução

Há 20 anos a banda Radiohead lançava o segundo disco da carreira, “The Bends”, e o Especial das Seis desta sexta-feira (13) não vai deixar passar em branco. O trabalho dos ingleses vai ser apresentado por Rogério Alvarenga, fã e músico com passagens pelos grupos Hares, Soma e Arsene Lupin.

Lançado em 13 de março de 1995 no Reino Unido, com Tom Yorke nos vocais, Jonny Greenwood e Ed O’Brien nas guitarras, Phil Selway na bateria e Colin Greenwood no baixo e sintetizadores, “The Bends” foi essencial para o reconhecimento do Radiohead na terra natal e para a expansão internacional. O disco foi lançado em 04 de abril nos Estados Unidos e possui 12 faixas, além das duas bônus na versão japonesa e de uma edição especial de colecionador com versões ao vivo.

O trabalho rendeu a 88ª posição na Billboard 200, lista que classifica os 200 álbuns e EPs mais vendidos nos Estados Unidos, e 3 discos de platina em vendas no Reino Unido e Canadá. Em 2003, a Rolling Stone pôs “The Bends” na posição 110 da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos e, 3 anos depois, 40 mil pessoas em todo o mundo votaram para os 100 melhores, colocando o álbum em 10º lugar em uma relação organizada pelo British Singles & Albuns e pela tradicional revista de música britânica NME (New Musical Express).

Mas em vez de elencar números sobre os feitos do álbum, a abordagem de Rogério Alvarenga ao longo do programa é pessoal e intransferível. Ele comenta o impacto do Radiohead nas bandas que se formavam em Salvador nos anos 90, a lembrança do enigmático clipe de “Just”, a apropriação de “Fake Plastic Trees” em um famoso comercial da época e outras memórias afetivas.

No programa, vamos ouvir hits como “Fake Plastic Trees”, “Just” e “High and Dry”.

Produção: Ananda Ikishima, Renato Cordeiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online pelo www.irdeb.ba.gov.br/educadoraonline.