Programas

“Aquarela do Brasil” na Série Elis 70 Anos

6 de março de 2015
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O segundo programa da Série Elis 70 Anos destaca o disco “Aquarela do Brasil”, gravado em 1969, em meio a uma turnê que a cantora e o Conjunto Roberto Menescal fizeram na Europa. O próprio Roberto Menescal é quem apresenta a edição desta terça-feira (10) e o disco que marca o encontro deles com uma lenda do jazz, Toots Thielemans.

A gravação do LP, segundo Menescal, foi marcada por um clima amistoso entre a cantora, Toots e os demais músicos. “Você ‘ouve’ no disco essa relação bonita que foi”, afirma. Talvez aquilo que melhor ilustre o comentário dele sejam as duas faixas instrumentais presentes no repertório, ambas homenagens a artistas presentes no estúdio: “Five For Elis” foi composta pelo próprio Toots Thielemans, enquanto “Wilsamba” é um tema que Menescal escreveu em tributo ao baterista Wilson das Neves.

O álbum foi gravado em apenas um dia, tendo ainda Antônio Adolfo no piano, Hermes Contesini na percussão e Jurandir Meirelles no contrabaixo. Toots Thielemans entra com assovios e gaita em releituras de nomes como Tom Jobim, Edu Lobo e Baden Powell. O próprio Menescal também tem canções regravadas no álbum. “Imagine, um compositor gravado ao mesmo tempo por Toots e Elis Regina. Um instrumentista que eu adoro, reconhecido no mundo inteiro, e uma cantora que eu acredito que continua sendo a maior do Brasil – que as outras me desculpem”.

O repertório do programa inclui faixas como “O Barquinho”, “Você” e “Canto de Ossanha”.

Produção: Lara Maiato

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do Irdeb.