Programas

Banda Retro_Visor ocupa o Especial das Seis

6 de março de 2015
Foto: Carla Galrão

Foto: Carla Galrão

A banda Retro_Visor é destaque no Especial das Seis desta quarta-feira (11). Para apresentar o programa, convidamos os fundadores do grupo, o vibrafonista Antenor Cardoso e o baterista Angelo Medrado.

O projeto foi idealizado entre 2010 e 2011, buscando envolver na música instrumental as diversas influências rítmicas dos músicos, a exemplo do rock, jazz e a MPB. O destaque, porém, fica com o vibrafone, teclado percussivo de origem africana. “O vibrafone segue na frente com as melodias e as harmonias”, diz Antenor, ressaltando que o instrumento não se sobrepõe aos demais. “A música nasce da junção de tudo: vibrafone, baixo, bateria e percussão”.

Antenor diz ainda que, embora façam apresentações em teatros, estão sempre dispostos a levar o som para espaços públicos da capital baiana. Os artistas, inclusive, criaram um projeto intitulado “Retro_Visor Ocupa Praça”, cujo principal reduto é a Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho. “Começamos o projeto em 2012, sem as limitações de um espaço convencional de música. Apesar de ser uma cidade muito musical, Salvador ainda tem pouca música na rua”, acredita.

Outra característica da Retro_Visor é inserção de elementos audiovisuais nos shows, explorando conjuntos de luzes e cenários bem trabalhados. “Utilizamos imagens e interlúdios durante quase todo o show, trazendo para o público uma maior clareza do que está ouvindo”, declara Angelo Medrado.

A Retro_Visor é formada ainda pelo percussionista Raul Pitanga e pelo baixista Gil Meireles.

Nesta edição do Especial das Seis, você ouvirá as músicas “Balafonia”, “Suíte Atemporal” e “Sagrado”.

Produção: Guilherme Reis

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do Irdeb.