Programas

A presença feminina no rock de Salvador

4 de março de 2015
10922769_10203719632536142_2014416135528821724_n

Foto: Tadeu Mascarenhas

O Especial das Seis desta sexta-feira (06) se inspira no Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (08), para destacar a presença feminina no rock de Salvador. A apresentação fica por conta da cantora e compositora Nancy Viégas, que tem uma longa trajetória na cena e atualmente integra a banda Radiola.

Nesta edição, vamos ouvir cantoras e grupos que movimentaram a capital baiana desde os anos 90. “A ideia é trazer bandas nas quais a mulher é protagonista. Não necessariamente ela vai aparecer tocando todos os instrumentos, mas compôs, trouxe ideias ou está à frente nestas bandas. Além da voz, essas mulheres trazem suas imagens e, principalmente, atitude. Afinal, rock é, principalmente, atitude”.

Ex-integrante das bandas Nancyta e os Grazzers, Nunca Vistos e Crac!, Nancy Viégas comenta impressões que guarda sobre a cena rock de Salvador em diferentes épocas, comparando o cenário atual ao que encontrou quando começou a se inserir. Além disso, critica a maneira como a sociedade é estruturada, mostrando como vê a educação brasileira em termos de gênero. “Desde criança a gente – enquanto mulher – sempre ouve: você é linda, como está linda. Quando, na verdade, o estímulo que deveríamos ouvir é: parabéns, você é capaz, você é inteligente.”

Naturalmente, o repertório do programa vai aproveitar aquilo que foi gravado em meio a trabalhos que nem sempre chegaram a um registro fonográfico. A seleção inclui as cantoras Pitty e Nancy Viégas, além das bandas Lilit, Lou e Canto dos Malditos na Terra do Nunca.

Produção: Catarina Sampaio.

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do Irdeb.