Programas

“O Fino do Fino” abre Série Elis 70 anos

27 de fevereiro de 2015
Elis e Zimbo

Elis e Zimbo Trio, durante turnê. Foto: Reprodução do livro “Furacão Elis”.

No mês em que a Pimentinha faria aniversário, o Especial das Seis vai veicular, a partir desta terça-feira (03), a Série Elis 70 Anos. Para abrir os trabalhos, o programa recebe o pianista Amilton Godoy, que integrou o lendário Zimbo Trio, com quem a cantora gravou o disco “O Fino do Fino”. O álbum, lançado há 50 anos, será o destaque desta edição.

O disco ocorreu em uma época de sucesso para ambas as partes. Elis Regina havia vencido o Primeiro Festival da MPB com a música “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes. Já o Zimbo Trio, formado ainda pelo baterista Rubinho Barsotti e pelo baixista Luiz Chaves, já despontava na cena instrumental, tendo feito um show na boate Oásis, em São Paulo, ao lado de Norma Bengell e gravado o primeiro disco em 1965.

Como pertenciam a gravadoras diferentes, o primeiro encontro musical entre a banda e a cantora acabou acontecendo apenas a partir das apresentações na TV. Segundo Godoy, a primeira vez que tocaram juntos foi no programa “Gente”, produzido pelo novelista Manoel Carlos. “Ela cantava a música e eu já fazia o contracanto. Daquele dia, aconteceu uma amizade. Eu fiquei admirado com aquela menina tão nova ainda já cantando, com aquele som”.

A parceria entre a gaúcha e o Zimbo Trio não se restringiu à televisão: também rendeu shows. “A gente só não gravava com Elis porque ela era de outra gravadora. Mas os arranjos eram feitos. E na primeira viagem internacional do Zimbo, nós convidamos a Elis para viajar conosco. Fomos para o Peru e ela foi como nossa cronner”, recorda.

Entre os faixas que ouviremos neste Especial das Seis, destacam-se algumas instrumentais do Zimbo Trio, além de “Chegança”, de Edu Lobo e Oduvaldo Vianna, e “Tempo Feliz (Té O Sol Raiar)”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Produção: Lara Maiato, Renato Cordeiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do Irdeb.