Programas

Diversidade sonora em CD de Alice Caymmi

3 de março de 2015
Foto: Daryan Dornelles

Foto: Daryan Dornelles

“Rainha dos Raios”, o segundo disco da cantora e compositora Alice Caymmi é o destaque do Especial das Seis desta quinta-feira (05). Lançado em 2014 pelo selo Joia Moderna, o álbum destaca o lado intérprete da artista, que dá voz a compositores de variados estilos.

Entre as releituras, um destaque é “Sou Rebelde”, sucesso do repertório de Maysa que ganha uma roupagem oitentista, com direito a bateria abafada, característica da época. A diversidade sonora do álbum vai além de timbres e passeia por diversos gêneros, a exemplo do funk carioca. “Princesa”, extraída do repertório de MC Marcinho, ganha levadas de violão e até uma pitada de doo-wop, enquanto “Homem”, de Caetano Veloso, rendeu a Alice Caymmi o Prêmio Multishow na categoria Versão do Ano.

O baiano de Santo Amaro, aliás, é presença forte no repertório de “Rainha dos Raios”. A faixa-título vem de “Iansã”, escrita com Gilberto Gil, enquanto “Jasper” é parceria com Arto Lindsay e Peter Sherer. “Caetano é o artista que, pra mim, representa a permanência na arte ao longo do tempo. Ele sempre se adaptou, não envelheceu, tem um repertório muito vasto, com um leque de possibilidades muito forte – e de arranjos diferentes, também”.

Produzido pelo carioca Diogo Strausz, o álbum tem várias faixas com presença destacada não apenas de timbres eletrônicos, mas também de cordas, como ocorre na valsa “Antes de Tudo”. É uma das duas únicas faixas autorais do CD, sendo a outra “Meu Recado”, balada feita em parceria com o hitmaker Michael Sullivan.

Neste Especial das Seis, vamos ouvir também um tema da banda Tono, “Como Vês”.

Produção: Renato Cordeiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal do Irdeb.