Programas

Ivan Lins Jobiniando no E6

12 de dezembro de 2014

ivan-lins-cd-jobiniando-2001O cantor e compositor Ivan Lins é o apresentador da terceira parte da Série Tom Jobim, veiculada nas segundas-feiras de dezembro. Em destaque, o CD “Jobiniando”, um projeto que reúne releituras da obra do maestro e temas autorais.

Conhecido pela complexidade das harmonias, o pianista não esconde ter em Tom Jobim uma das maiores referências, mas preferiu adotar uma abordagem pessoal. “As pessoas não esperavam que eu fosse ter a ousadia de mexer em certos acordes, colocá-los mais com a minha cara, principalmente pelo fato de ele ser um mestre da harmonia”, afirma. “Mas eu acho que tomei muito cuidado para não macular a qualidade harmônica da sua obra”.

“Jobiniando” foi lançado em 2001 e no ano seguinte chegou a ser indicado ao Grammy. Segundo Ivan Lins, o trabalho provocou mudanças que carrega até hoje. “Depois que eu fiz um projeto sobre Noel Rosa minha música mudou, ganhou mais substância em algumas direções. E o mesmo aconteceu com ‘Jobiniando’. Minha música ganhou uma dimensão maior, isso eu senti pessoalmente.”

O álbum teve direção artística de João Augusto e foi produzido por Roberto Menescal, músico com quem Ivan Lins assina os arranjos de todas as faixas – por vezes, com o reforço de nomes como Nelson Ayres, Nailor Proveta e Walmir de Almeida Gil. Entre os instrumentistas convidados está Danilo Caymmi, ex-integrante da Banda Nova, que acompanhava Tom Jobim. Ele comparece com a flauta em faixas como “Samba do Avião”.

A seleção musical deste Especial das Seis inclui “Bonita” e “Caminhos Cruzados”, além da faixa que dá nome ao disco, parceria de Ivan Lins e Martinho da Vila.

A Série Tom Jobim teve início com o CD “Rosa Passos Canta Antônio Carlos Jobim”, apresentado pela própria cantora, e teve prosseguimento com “Passarim”, disco de Tom que foi comentado por Jaques Morelenbaum. Na edição seguinte, vamos ouvir “Photograph”, de Wanda Sá e, fechando a série, teremos no dia 29 “Jobim Jazz”, de Mário Adnet.

Produção: Renato Cordeiro

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h (ou 19h, no horário de Brasília).