Programas

Lenine e Suzano relembram Olho de Peixe

9 de dezembro de 2014

Foto: Júnior Fernandes

O Especial das Seis desta quinta-feira (11) destaca o disco “Olho de Peixe”, de Lenine e Marcos Suzano. Eles mesmos apresentam o álbum considerado o responsável por abrir as portas do mundo para os artistas.

Produzido por Denilson Carvalho, o disco tem 11 faixas assinadas por Lenine, 9 delas com parceiros, com destaque para Bráulio e Lula Queiroga, compositor com quem já havia lançado 10 anos antes “Baque Solto”, primeiro título da discografia. O trabalho foi gravado de forma independente, termo que Lenine põe em xeque. “Na verdade foi um disco dependente. Dependida do bom humor das pessoas, da boa vontade dos amigos, foi a gente quem bancou. Dependia da gente! Eu sou um cara completamente dependente (risos)”, brinca.

O próprio Lenine considera “Olho de Peixe” o disco mais importante da carreira. “Porque foi uma linguagem nova. Até porque Suzano tinha uma função harmônica como percussionista. E eu, que teria a função harmônica, passei a ter uma função rítmica. Eu me lembro do tempo que a gente passou afinando os instrumentos de percussão para cada música que a gente ia tocar.”

Se o disco é um trabalho cheio de brasilidade, esconde algumas influências que cruzam fronteiras, reveladas por Marcos Suzano. Um exemplo é “O Último Pôr-do-Sol”, cuja batida leva algo de “Will You Be There”, sucesso do repertório de Michael Jackson. No programa, Suzano comenta que até mesmo o Public Enemy teve influência no trabalho percussivo.

Segundo Suzano, as gravações ocorreram com espontaneidade. “Pude colocar um monte de ideia que tava na minha cabeça. Foi muito interessante, porque essas ideias até hoje tem uma importância grande, parece que abriu um campo de possibilidades e aceitação para um estilo da percussão brasileira que até então, talvez só Egberto [Gismonte] e Naná [Vasconçelos] tenham conseguido mais na parte instrumental, na parte experimental”, conta.

Nesta edição do Especial das Seis você ouve “O último Pôr do Sol”, “Acredite ou não” e “Leão do Norte”, entre outras.

Produção: Susana Rebouças e Raísa Andrade

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h (ou 19h, no horário de Brasília).