Duo inusitado reúne vibrafone e violino

6 de dezembro de 2014

Foto: Caio Palazzo

O Especial das Seis desta quarta-feira (10) traz o disco que reuniu o violino de Ricardo Herz e o vibrafone de Antonio Loureiro. O resultado do inusitado encontro é o CD “Herz e Loureiro”, lançado neste ano pela Borandá e que será apresentado pelos próprios instrumentistas.

Apesar da formação em música de câmara, eles não delimitam fronteiras com a música popular. Faixa que valeria como uma carta de intenções neste sentido, “Baião de Lacan”, de Guinga e Aldir Blanc abre o disco. Há ainda temas assinados por Ricardo Herz e Antonio Loureiro e, de quebra, uma parceria deles, “Por Cima da Barra”.

A tarefa de produzir o duo singular coube ao pianista André Mehmari, que já havia participado do primeiro disco de Loureiro. “Ele contribuiu muito para a concepção desse disco, além de ter gravado, mixado e masterizado todo o material feito na casa dele”, afirma, lembrando as sessões ocorridas na Serra da Cantareira. “Ele tirou um supersom do vibrafone e do violino”, completa Herz. “Improvável, ousado, novo, inusitado, estranho, até”, comenta o produtor, no encarte do CD. “Foi lá pela madeira do chão e pelas pedras da parede da sala que ouvi reverberar maravilhas, provenientes do mágico amálgama das generosas sonoridades cores resultantes do abraço feliz de dois inspirados artistas.”

Antonio Loureiro é graduado em percussão na Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em teclados de percussão. Foi integrante das bandas A Outra Cidade e Ramo, além de ter tocado com nomes como Toninho Horta, Chico Amaral e Flávio Henrique. O trabalho autoral já rendeu dois álbuns solo: “Antonio Loureiro” (2010) e “Só” (2012).

Ricardo Herz, por sua vez, é formado em violino pela Universidade de São Paulo, tendo sido integrante da Orquestra Experimental de Repertório e da Orquestra Jazz Sinfônica. Também estudou na Berklee College of Music (EUA) e no Centre des Musiques Didier Lockwood (França). Possui quatro discos lançados, incluindo “Aqui é o Meu Lá” (2012), o mais recente, gravado na companhia do próprio trio.

Neste Especial das Seis, vamos ouvir um tema de Egberto Gismonti, “Cego Aderaldo”, a primeira música gravada pelo duo, além de “Quiabo”, composta por Antonio Loureiro.

Produção: Lara Maiato

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h (ou 19h, no horário de Brasília).