Programas

Série Chico Buarque traz famoso LP de 71

3 de junho de 2014

O disco considerado pela Rolling Stone o terceiro melhor da história da música brasileira abre a nova série do Especial das Seis, que celebra os 70 anos do cantor e compositor Chico Buarque. Em destaque, o disco “Construção”, que será apresentado pelo músico e produtor Roberto Menescal.

O trabalho foi realizado poucos anos antes da criação do pseudônimo Julinho da Adelaide, feito para bular a censura às composições do então jovem carioca que incomodava a ditadura. Algumas faixas de “Construção” já davam a entender o embate com o regime, a exemplo de “Cordão”. Roberto Menescal afirma que se “Construção” não teve tantos problemas com os militares, encontrou resistência na Polygram por causa da faixa-título, que tem mais de seis minutos. “O gerente de divulgação disse, ‘isso não vai tocar’,” relembra o produtor, que ironiza: “o disco não foi muito bem aceito. O Chico vendia uma média de 30 mil discos e foi pra 300 mil (risos). A gente multiplicou por dez e a mais tocada foi ‘Construção’”.

Neste Especial das Seis, você vai ouvir canções como “Cotidiano”, “Acalanto” e “Valsinha”, parceria com Vinícius de Moraes.

Produção: Renato Santos