Adriano Grineberg e Savoy Brown são destaques no Educadora Blues

09/09/2019 17:27:03

altNa primeira parte, o programa destaca um ótimo trabalho do blues nacional. É o álbum “108”, recém-lançado pelo tecladista, cantor e compositor paulistano Adriano Grineberg. Com um extenso currículo de participações em gravações e festivais de blues, Adriano é seguramente uma das maiores expressões do blues brasileiro contemporâneo. Dono de um talento singular, o artista já atuou ao lado de nomes como Corey Harris, André Christovam, Magic Slim, John Pizzarelli, dentre muitos outros. Lançado no dia 27 de julho, o álbum “108” é o terceiro de sua carreira solo e traz uma aproximação do blues com as matrizes ancestrais da África, Ásia e das Américas, seguindo adiante a linha conceitual que já vinha percorrendo em seu trabalho anterior, o excelente “Blues For Africa”, de 2013. Produzido por Fabá Jimenez, esse novo álbum é fruto de muitas pesquisas e viagens realizadas por Adriano Grineberg e traz uma proposta ousada e pioneira, dentro do cenário nacional, ao promover essa conexão entre o blues e tradições musicais de várias partes do planeta.

Na segunda parte, é a vez de destacar o lançamento de uma lendária banda do blues/rock mundial. Trata-se do álbum “City Night”, do grupo inglês Savoy Brown. Na ativa desde 1965, essa banda de Londres tem uma história significativa dentro do cenário roqueiro dos anos 60, tendo sido contemporânea de gigantes como Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, dentre outros. O grupo teve um bom reconhecimento nesse contexto, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Fundado pelo guitarrista e cantor Kim Simmonds, que lidera a banda até hoje, sua sonoridade sempre teve uma inclinação maior para o blues e, ao longo dos anos, o Savoy Brown lançou dezenas de álbuns, ao longo de mais de 50 anos de história. Lançado em 7 de junho, pela Quarto Valley Records, o álbum “City Night” nos traz um blues/rock tradicional produzido em uma sonoridade moderna e cheia de vitalidade, trazendo essa lendária banda em uma ótima formação de power trio, com Pat DeSalvo (baixo) e Garnet Grimm (bateria). O Savoy Brown é uma verdadeira instituição na história do blues/rock mundial!

Eric Assmar apresenta o programa Educadora Blues toda quarta, às 21h, na 107.5 Educadora FM