Homenagem aos 30 anos da TVE

16/11/2015 13:35:02

alt

Na manhã da quinta-feira, 12.11, a TVE – Educativa da Bahia recebeu, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, uma homenagem em comemoração aos 30 anos da emissora. Proposta pelo deputado Gika Lopes, do PT, a celebração reuniu deputados, secretários de estado e seus representantes, autoridades como o vereador Waldir Pires, artistas, ex-diretores e servidores do IRDEB. “30 anos não são 30 dias. É uma história construída com muita competência. Os funcionários que se dedicam são servidores que vestem a camisa”, disse o diretor Geral do IRDEB, José Araripe Jr. Em seu  discurso alegre e emocionado.

Secretário da Comunicação Social André Curvello – representando o governador Rui Costa - “São raros os veículos que conseguem chegar a tanto tempo como a TVE, prestando serviço, se identificando com a cultura local, valorizando a arte, valorizando o povo da Bahia. A TV E completa isso de maneira muito digna, crescendo, se modernizando, e eu acredito que esses sejam os primeiros 30 anos de outros tantos que virão.”

Gerônimo – cantor e compositor – A TVE é essencial para a cultura da Bahia porque desde a fundação sempre esteve voltada para as manifestações culturais do estado. “Ela é o ponto de referência de todas as televisões, porque mostra o que há de melhor na cultura da Bahia.

Capitão Roberto Sampaio – Capitania de Mar e Guerra do 2º Distrito Naval - “O trabalho que a TVE faz divulgando a cultura, não só baiana, como brasileira, a educação e a preocupação que tem com os valores da terra são extremamente importantes”.

Sergio Miranda – assessor institucional da Secretaria de Educação – representando o secretário Osvaldo Barreto – A TVE representa o canal da transmissão e do conhecimento de todas as manifestações culturais da Bahia e hoje, para nós da Secretaria de Educação, representa também uma parceria para potencializar a educação.

Paulo Pereira, Coordenador de Engenharia do IRDEB - “Hoje a TV Educativa tem um sistema digital, muitos equipamentos, mas eu participei de todo o processo de criação da emissora, desde o primeiro dia. Fico realmente emocionado com esta homenagem.”

Bertrand Duarte – diretor da Dimas e ator -  “A TVE é um canal importantíssimo, não somente de divulgação dos nossos mais importantes valores culturais como também de afirmação da cidadania, aspectos que muitas vezes a TVs privadas não evidenciam, não dão a devida importância. A TVE tem que ficar aí mais 200, 300 anos.”

João Paulo Costa, ex-diretor do IRDEB - “O IRDEB tem um papel muito importante na vida na Bahia, é uma emissora muito querida para os baianos. Essa é uma homenagem justa e merecida e mostra o reconhecimento popular.”

Vereador Waldir Pires – “É muito emocionante essa homenagem para uma TV que é uma admirável interpretadora e afirmadora do sistema de televisão, da capacidade que a televisão tem de informar amplamente toda população”.

Comandante Flávio Almeida, assessor de Comunicação Social e Relações Institucionais do 2º Distrito Naval –  “A TVE desenvolveu parcerias com a Marinha do Brasil, como a série “Abrolhos”, um trabalho muito bonito porque resgata uma parte importante do nosso estado e destaca  a importância da preservação da natureza. A TVE estabelece parcerias que são essenciais para a manutenção da cultura baiana e da educação do nosso povo.”

Carlos Alberto Simões – ex-diretor do IRDEB -  “É muito emocionante participar dos 30 anos da TV Educativa, que eu vi nascer e que tive uma participação muito grande naquela época. Eu acho indispensável um estado como a Bahia, que é o berço da música, da educação, da cultura e da poesia ter a sua TV Educativa.”

Ailton Ferreira - assessor especial da Sepromi, representando a secretária Vera Lúcia Barbosa - “A TVE é a emissora que colocou e coloca a cara do povo da Bahia na sua mais genuína representação de forma digna e respeitosa na telinha da TV. É a  onde a gente se vê com respeito.”

Edil Pacheco – cantor compositor - “A TVE prestigia muito o artista local e eu como sou artista genuinamente baiano, fico muito contente de estar participando dessa comemoração. Hoje, nesse evento, eu acho que a Bahia fica maior, que o Brasil fica melhor e os artistas baianos ficam contentes.”

Caco Monteiro - ator - “A TVE tem um papel fundamental na comunicação da televisão baiana por ser uma TV pública, e que trata da diversidade cultural, racial e de todos os sentidos na história da Bahia.”

Lazzo Matumbi – cantor e compositor -  “Me sinto honrado de ter sido convidado para poder falar da TVE , que é nossa casa. Estar na TVE é como estar na casa de familiares que nos recebem com carinho. Eu parabenizo a TVE exatamente por essa capacidade e a ousadia de colocar na telinha a nossa cultura, a nossa história, a música , e nos representar de certo modo nos dando abertura para que sejamos baianos brasileiros na sua autenticidade”.

Renilson Silva Pinto, jornalista -  “A TVE ocupa um espaço significativo e está presente na cultura baiana ao longo desses 30 anos. Essa sessão solene vem legitimar esse trabalho que é realizado pelos colaboradores, pelas pessoas que pensam a TV pública e nessa vertente legitimar aqueles que são representados na tela da emissora, as minorias, sociais e culturais, que são os artistas que não tem a oportunidade de aparecer no espaço privado, então a TVE é responsável por dar esse espaço a eles.”