Salvador, 10 de dezembro de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > “Toponímia da Cidade do Salvador”

altTVE digitalizou aulas do historiador que explicavam a origem de nomes de ruas e bairros de Salvador


Narrado por Cid Teixeira, O documentário “Toponímia da Cidade do Salvador” será exibido no dia 19 de dezembro, às 17h30, na TVE Bahia. O doc. é uma releitura do programa de rádio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), realizado pelo historiador em 1975, e terá lançamento nesta quarta-feira (05), às 19h, na Sala Walter da Silveira.


Produzido pela documentarista Carolina Canguçu, a obra traz explicações, curiosidades e a origem dos nomes de lugares famosos da cidade como Pelourinho, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Subúrbio, Ladeira dos Galés, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja do Passo, Comércio, entre outros. Desde agosto deste ano, a TVE e a Rádio Educadora FM têm exibido vídeos individuais deste projeto nos intervalos das suas programações, além de terem disponibilizado o material nas plataformas digitais dos veículos.


Como parte da celebração dos 40 anos da Rádio Educadora FM, o projeto surgiu a partir das pesquisas e, consequentemente, digitalização do material extraído do Centro de Documentação (CEDOC) da TVE, o maior arquivo de imagens históricas da Bahia existente no Estado, além dos áudios originais do programa do historiador. Para o evento de lançamento está prevista a participação de cerca de 200 pessoas entre autoridades, formadores de opinião do cinema, referências artísticas e culturais, historiadores, educadores e representantes de instituições e comunidades de Salvador que se identificam com a temática da produção audiovisual.


Acompanhe a TVE nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.