Salvador, 16 de junho de 2019
Portal do IRDEB
Principal > Destaques da Programação > Documentário: ‘Mestre Moa do Katendê - A primeira Vítim

altO documentário ‘Mestre Moa do Katendê - A primeira Vítima’, que presta homenagem à memória e ao legado cultural afro-baiano do capoeirista Mestre Moa, assassinado em outubro deste ano após discussão política, será exibido nesta sexta-feira (30), às 20h15, na TVE Bahia. O doc., dirigido por Carlos Pronzato e produzido por Paulo Magalhães, conta a trajetória do Mestre Moa e reúne entrevistas e imagens de atos culturais em memória do capoeirista.


Produzido em apenas 14 dias, o filme contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia, (Sindae) e estreou em Salvador na Terça da Benção, festa tradicional do Bloco Olodum, que acontece no Pelourinho.


Moa era mestre de capoeira, músico, compositor, dançarino, ogã, artesão, educador e ativista da causa negra. Em 1979 teve sua música “Badauê” gravada por Caetano Veloso, no LP Cinema Transcendental. A canção é um Afoxé que conta a história do Bloco Afro Badauê, fundado pelo mestre e tocada no carnaval de Salvador no final dos anos 70. Além de Caetano Veloso, Mestre Moa teve composições gravadas por blocos afros como o Ilê Ayê.


Em 45 minutos, o documentário ‘Mestre Moa do Katendê - A primeira Vítima’ reuniu depoimento de familiares, amigos, parceiros musicais e pesquisadores que relatam a trajetória do Mestre Moa e sua saga pela valorização da arte e cultura do negro no Brasil.


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia


SERVIÇO:

Exibição do documentário ‘A primeira Vítima’

Dia: Sexta-feira, 30 de novembro, às 20h15. Reapresentação domingo (02), às 17h30

Horário: 20h15

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)



 

© 2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.