Memória Viva dos Baluartes do Samba da Bahia

26/11/2018 18:36:41

altNo dia 27 de novembro será lançado o álbum coletivo envolvendo Guiga de Ogum, Seu Regi de Itapuã e Walmir Lima

Uma celebração da ancestralidade do samba e suas raízes, que cruzam do sertão, passando pelo Recôncavo até o litoral. Composições dos baluartes do samba da Bahia Valmir Lima, Guiga de Ogum, Reginaldo de Itapuã estão reunidas no álbum Bahia Dá Samba, que terá show de lançamento no dia 27 de novembro, às 20h, no Teatro do Irdeb (Rua Pedro Gama 28-E Federação), com entrada franca. Os sambistas estarão reunidos na apresentação, ao lado dos mestres e músicos que participaram da gravação do disco e apresenta em primeira mão o mini-doc, que revela o processo de produção do álbum e a pesquisa sobre os compositores. Evento abre a programação do Dia do Samba, homenageando o gênero musical.

O álbum conta com 12 faixas, contando com quatro composições de cada sambista, também celebrando a obra de Roque Ferreira, parceiro de criações dos mestres. Seguindo a tradição oral, as músicas não se encontravam registradas nem em áudio ou escritas num papel, o que torna o disco extremamente necessário na preservação da memória da obra desses artistas e das raízes do samba produzido na Bahia. O desejo de resgatar, registrar e apresentar para o público as composições dos sambistas motivou o projeto, que tem a direção artística do músico Ênio Bernardes e a direção musical de Dudu Reis.

Os três compositores passeiam pelo samba canção, samba de breque e samba de raiz que representam o melhor do samba da Bahia. Guiga de Ogum é morador da Ladeira da Preguiça, no Centro Antigo de Salvador e autor de sambas de grande sucesso nacional “Presentes do Mar”. Reginaldo de Itapuã carrega no nome a memória do seu querido bairro e é criador de grandes composições de samba de roda baiano “Lição de Vida”. Walmir Lima é nascido no bairro do Tororó e criado em Ilha de Maré, de onde tirou inspiração para o grande sucesso nacional “Ilha de Maré”.

O projeto Bahia Dá Samba – Memória Viva dos Baluartes do Samba da Bahia partiu de uma pesquisa no universo dos compositores, tendo como uma inspiração o disco Sambas da Bahia, que reuniu Riachão, Batatinha e Panela, em 1973, pelo selo Fontana. O encontro entre gerações permite que o trabalho alcance longevidade e impede que o legado dos sambistas não seja esquecido. A diversidade das composições encontra nos arranjos uma harmonização e diálogo entre as sonoridades.

O disco mostra a diversidade dos três compositores e convida a um passeio pelo samba em suas vertentes: samba canção, samba de breque, partido alto, samba de marcha, samba enredo, se nutrindo de outros ritmos populares como o baião, o calango e o maxixe.

“Albertina” e “Madrugada” são dois sambas-canção que trazem a melancolia do cotidiano. “Maravilha” é um samba choro de exaltação à família e à fé. “Mariá” é um samba de roda, desses que dá vontade de sair batendo na palma da mão, que canta o nascimento de uma nova vida. “Eu bebo com meu dinheiro” e “Goteira” são dois partidos-alto cheios de humor que percorrem os bares da cidade. “Se eu fosse um rei” é um samba-enredo que transborda esperança e alegria. “Lição de um malandro” é um samba de breque bem-humorado, falando da disputa entre dois homens. “Mar grande da Ilha” é um samba festivo, que conta a história da marujada e das travessias na Baía de Todos os Santos.

O minidocumentário realizado pela APUS Filmes reunirá informações sobre a pesquisa das obras, entrevistas, os bastidores das gravações e as trocas entre os mestres. No dia 24 de novembro, às 20h horas, na Casa da Mãe, acontecerá a primeira audição aberta do álbum.

A iniciativa foi contemplada pelo Edital Setorial de Música do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda da Bahia.

Serviço:

Show Lançamento Cd e Mini-Doc: 27/11

Local: Teatro IRDEB (Federação)

Entrada: Gratuita

Cds´s à venda no local