A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada

05/11/2018 18:36:10

alt

A Linguagem do Cinema é uma coletânea de vídeos que documentam os processos de criação de 10 cineastas brasileiros. É uma realização da Riofilme e do cineasta Geraldo Sarno. Dedicado às questões das formas de expressão cinematográfica esta coletânea dá início a uma série que será uma introdução à linguagem cinematográfica.

Rosemberg Cariry, cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor cearense, nascido na região do Cariri. Começou sua carreira como superoitista nos anos 70 e logrou passar na década seguinte à realização profissional, tornando-se o mais importante diretor de cinema do estado e pioneiro da regionalização que se consagraria nos anos 90, com filmes como Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, A saga do Guerreiro Alumioso e Corisco & Dadá, seu grande sucesso.

Dedicou inúmeros estudos, pesquisas, filmes documentários e de ficção ao registro das tradições nordestinas. Desde os anos 1970 teve uma participação de destaque nos movimentos artísticos do Crato, lançando a revista cultural Nação Cariri, publicação em que abordava a cultura regional sob a ótica de uma perspectiva humanista adquirida na formação em Filosofia. Em 1997, exerceu o cargo de secretário de Cultura da cidade do Crato (CE), assumindo em seguida a ABD-CE e a presidência do Congresso Brasileiro de Cinema. Publicou inúmeros livros, com destaque para os quatro volumes de poesia.

alt

É o realizador nordestino com a maior filmografia de longa metragens, onze títulos.

A série está dirigida ao público em geral que, no seu cotidiano, lida de maneira crescente com a linguagem audiovisual, e também a estudantes e professores universitários, principalmente os dos cursos de cinema e comunicação.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:

5º episódio - A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada

Dia: segunda-feira, 05 de outubro

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal:(www.tve.ba.gov.br/tveonline)