A Linguagem do Cinema - 2º Episódio

15/10/2018 18:15:51

alt

A linguagem do cinema - coletânea de vídeos que documentam os processos de criação de 10 cineastas brasileiros - é uma realização da Riofilme e do cineasta Geraldo Sarno. Dedicado às questões das formas de expressão cinematográfica esta coletânea dá início a uma série que será uma introdução à linguagem cinematográfica.



Está dirigida ao público em geral que, no seu cotidiano, lida de maneira crescente com a linguagem audiovisual, e também a estudantes e professores universitários, principalmente os dos cursos de cinema e comunicação.


Neste episódio, “O Vento e o Tempo” do cineasta Eduardo Nunes. Formado em cinema pela UFF, desenvolve um estilo marcado por longos planos-seqüências que lhe valeram o prêmio Andrei Tarkovski por Sudoeste (2011), seu primeiro longa. Realizado com uma proporção de imagem extremamente incomum de 3.66:1, o filme explora um universo simbólico de fundo interiorano e imemorial em preto e branco. Foi exibido em mais de 30 países, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo dois FIPRESCI, além de também ter sido distribuído na Europa e EUA, onde estreou com uma exibição no MoMA. Eduardo é herdeiro das tradições do cinema intelectual moderno que tratam, entre outros aspectos, de um tempo idílico e do mundo rural brasileiro.


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia


SERVIÇO:

2º episódio - A Linguagem do Cinema - 2ª Temporada

Dia: segunda-feira, 15 de outubro

Horário: 22h45

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)