Saberes Passados - 4º Episódio

27/08/2018 18:48:50

‘Saberes Passados’ retrata a relação entre os personagens (aprendizes) e seus orixás (mestres) na preservação do conhecimento ancestral e na perpetuação de manifestações culturais afro-brasileiras, em Salvador – BA. Dirigida e roteirizada por Ducca Rios, e realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, na TVE Bahia apresenta o segundo episódio da série documental nesta terça-feira (28), às 21h15.

Matheus Aleluia, conhecido mestre do canto e da música, com fortíssimas influências do candomblé́, é o personagem principal desse episódio. Dono de grande inteligência e de um pensamento original praticamente sobre tudo que o cerca, Mateus Aleluia, filhos da antiquíssima cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, deixa-se levar pela música, misturando os cantos com louvores aos orixás, tendo por destaque Oxalá́, o orixá́ dos orixás. Ele apresenta sua afilhada e discípula, Rebeca Tarique, também cantora, historiadora e seguidora das tradições religiosas do candomblé́. Juntos eles revelam um caminho de beleza e poesia ao relatarem como é sua peculiar relação de mestre e aprendiza.

A obra foi financiada através do Edital Arte na TV, da Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador e terá lançamento, no mesmo dia, no Cinema do Museu, com a presença do ator Antônio Pitanga, narrador dos episódios, e de Reginaldo Prandi, autor do livro Mitologia dos Orixás, que inspirou a obra cinematográfica.

Na emissora, a série documental ‘Saberes Passados’, de quatro episódios, será exibida às terças-feiras de agosto, sempre às 21h15 e também poderá ser acompanhada pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:

Série documental ‘Saberes Passados’, 4º Episódio

Classificação indicativa: 16 anos

Quando: Terça-feira, 28 de agosto de 2018

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)