1798: Revolta dos Búzios

23/08/2018 17:23:15

A TVE Bahia exibe nesta quinta-feira (23), às 22h45, o documentário longa metragem 1798: Revolta dos Búzios, um dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil estará na TV pública da Bahia. O documentário 1798: Revolta dos Búzios, protagonizado por dezenas de homens negros que planejaram um levante para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática.


Dirigido e roteirizado pelo cineasta baiano Antônio Olavo, o longa-metragem, produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, é fruto do Edital de Fomento à Produção Audiovisual Baiana de 2014 do IRDEB e teve lançamento na última semana na Sala Walter da Silveira (Biblioteca Central do Estado da Bahia).


Entre as diversas denominações, este movimento conspiratório ocorrido na Bahia foi chamado de Revolta dos Búzios, Revolução dos Alfaiates e Conjuração Baiana. Com um recorte temporal que se inicia em 12 de agosto de 1798 e termina em 8 de novembro de 1799, o documentário retrata um período que convulsionou a cena política da Bahia, atingindo centenas de pessoas com interrogatórios, detenções e, finalmente, condenações de açoites públicos, prisões, degredo perpétuo, até a pena de morte, sentença máxima que se abateu sobre quatro homens negros: os soldados Luís Gonzaga e Lucas Dantas, e os alfaiates João de Deus e Manoel Faustino, enforcados e esquartejados no dia 8 de novembro de 1799, na Praça da Piedade, em Salvador.


Acompanhe a TVE nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia


Serviço:

O quê: Documentário "1798: Revolta dos Búzios", reapresentação.

Quando: Quinta-feira (23), às 22h45

Onde: na TVE canal 10.1 e Portal