Saberes Passados - 3º Episódio

21/08/2018 18:01:46

‘Saberes Passados’ retrata a relação entre os personagens (aprendizes) e seus orixás (mestres) na preservação do conhecimento ancestral e na perpetuação de manifestações culturais afro-brasileiras, em Salvador – BA. Dirigida e roteirizada por Ducca Rios, e realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, na TVE Bahia apresenta o segundo episódio da série documental nesta terça-feira (21), às 21h15.

Olavo da Paixão dos Santos, ou Mestre Olavo, como é conhecido internacionalmente por sua arte dentro e fora das rodas de capoeira, vive no meio de cabaças, madeiras, facas, tintas, vime, beribas e outros “paus” que são a base “espiritual” da sua arte. Com efeito, esse ex-aluno de Mestre Valdemar, assim como seu professor tornou-se um dos maiores detentores dos segredos presentes na feitura do berimbau. Em seu sobrado, localizado em Santa Mônica, área da Liberdade, bairro de Salvador/BA, Mestre Olavo vive assediado por discípulos de todas as partes do mundo que vêm aqui para absorver o conhecimento da vida e da sua arte. Seu orixá́ é Oxóssi, o rei das matas.

A obra foi financiada através do Edital Arte na TV, da Fundação Gregório de Matos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador e terá lançamento, no mesmo dia, no Cinema do Museu, com a presença do ator Antônio Pitanga, narrador dos episódios, e de Reginaldo Prandi, autor do livro Mitologia dos Orixás, que inspirou a obra cinematográfica.

Na emissora, a série documental ‘Saberes Passados’, de quatro episódios, será exibida às terças-feiras de agosto, sempre às 21h15 e também poderá ser acompanhada pelo Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO:

Série documental ‘Saberes Passados’, 3º Episódio

Classificação indicativa: 16 anos

Quando: Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Onde: TVE (canal 10.1) e Portal (www.tve.ba.gov.br/tveonline)